ALIMENTOS MAIS VICIANTES

QUAIS OS 9 ALIMENTOS MAIS VICIANTES?

MELHORSAUDE.ORGPara o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas dos EUA há tipos de comida que podem causar um verdadeiro vício. Como?

Actuam sobre o sistema de recompensas do cérebro, que induz a pessoa a consumir um certo alimento para produzir certos efeitos e sensações. O vício resulta da “combinação entre comida açucarada, salgada ou com gordura e certas bebidas, que são altamente refinadas ou processadas”, afirma Pamela Peeke, médica e autora do livro The Hunger Fix: The Three Stage Detox and Recovery Plan for Overeating and Food Addiction (A fome: o plano de três passos para desintoxicar e recuperar dos excessos e do vício da comida).

Saiba quais são os alimentos mais viciantes e perigosos e evite-os antes do Verão… e ao longo do ano inteiro!

Contagem decrescente até ao 1º lugar segundo a escala de potencial vício da Universidade de Yale:
9º Fatias de bolo

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

Numa escala de potencial vício de Yale, de 1 a 7, conseguiram uma média de 3.26 num estudo realizado pela Universidade do Michigan. Uma fatia de bolo de chocolate com cobertura tem cerca de 506 calorias e 22 gramas de gordura, para além dos terríveis açúcares processados…

8º Coca-cola

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

Na escala de vício da comida de Yale conseguiu 3.29 pontos. Segundo o site Huffington Post, uma bebida destas por dia aumenta o risco de obesidade infantil em 60%. Mas afecta todas as faixas etárias: quando as pessoas comem algo sólido, ficam cheias mais depressa e assim, é menos provável que ingiram tantas calorias. Ao beber não se tem essa sensação, por isso come-se mais… Uma lata de coca-cola contém cerca de 137 calorias e 35 gramas de açúcar.

7º Cheeseburger

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

Com 3.51 pontos na escala. É rico em gorduras saturadas e sódio: pode ter até 630 miligramas de sal, que é metade da quantidade diária recomendada. Tem cerca de 270 calorias e 12 gramas de gordura.

6º Batatas fritas em palitos

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

Com 3.60 pontos na escala de Yale, que termina no 7. A Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos indica que este alimento pode conter acrilamida, que é cancerígena. Estão a ser realizadas mais pesquisas, mas o ideal é cortar neste tipo de snack: para além disso, num pacote grande existem 510 calorias e 24 gramas de gordura.

5º Gelado

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

Com 3.68 pontos. É feito com natas e leite, o que faz com que tenha muita gordura saturada. Não é boa ideia comer gelado regularmente se quiser manter o seu peso. Saiba que uma bola de gelado de baunilha contém cerca de 230 calorias e 14 gramas de gordura.

4º Bolachas com chocolate

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

Com 3.71 pontos na escala de vício de Yale, podem ser tão viciantes como cocaína, de acordo com um estudo feito com ratos na Universidade do Connecticut. Estas conclusões foram muito criticadas, mas outros estudos deram razão às descobertas: este alimento provoca a hiperestimulação do cérebro. Quatro bolachas de chocolate têm cerca de 192 calorias e 10 gramas de gordura.

melhorsaude.org

3º Batatas fritas de pacote

potato-166841_1280

Com 3.73 pontos em 7, uma dose de batatas fritas contém cerca de 320 calorias e 20 gramas de gordura. Num estudo apresentado em 2013, num encontro da Sociedade Americana de Química, concluiu-se que ratos de laboratório a quem foram dadas batatas fritas as acabaram por preferir sempre à comida normal e começaram a comer por prazer e não por fome.

2º Chocolate

ALIMENTOS MAIS VICIANTES

As pessoas que sentem prazer e desejos enquanto comem chocolate experienciam sensações semelhantes às sentidas quando uma pessoa consome drogas, segundo um estudo da Drexel University. Uma barra de chocolate Hershey’s, por exemplo, faz com que uma pessoa consuma 210 calorias e 13 gramas de gordura. No estudo realizado na Universidade do Michigan, o chocolate conseguiu 3.73 pontos em 7.

1º Pizza

focaccia-656009_1280

Conseguiu 4.01 na escala de vício de Yale e as suas capacidades nocivas devem-se ao queijo derretido e ao azeite, indica o Huffington Post. Uma fatia pode ter em média 300 calorias e cerca de 10 gramas de gordura. Se gostar de pizzas com carnes processadas como pepperoni e salsicha, uma fatia pode ter cerca de 360 calorias e 20 gramas de gordura!

MELHORSAUDE.ORG

Concluindo:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com excesso de peso e mais de 700 milhões serão obesos. Estes números são alarmantes!  Mas o que tem feito estes números crescerem cada vez mais?

A resposta parece simples! Além de não consumirmos alimentos saudáveis, também não prestamos atenção à quantidade que comemos. O stress do dia a dia agitado também  faz com que procuremos refeições preparadas de forma prática e rápida gerando uma alimentação inadequada, aumentando o consumo de gorduras trans, sódio, açúcar e muitas outras substâncias que são extremamente prejudiciais a saúde mas viciantes!

Vivemos num mundo em que a alimentação está a ser completamente subvertida em algo para o qual nunca fomos preparados… comer para ter prazer!

A industria alimentar, para potenciar os seu lucros, está a transformar uma necessidade básica do ser humano numa “viagem viciante ao Mundos dos sentidos e dos prazeres”! É uma “viagem”, geralmente, artificial, enganosa e demasiado perigosa, por deixar plantada no nosso organismo a “semente” para graves problemas de saúde cuja evolução com o consumo recorrente pode ser fatal!

Recuse esta viagem viciante mas demasiado perigosa para a nossa saúde! PARTILHE esta informação e ajude imensas pessoas a tomarem decisões alimentares mais saudáveis e muitas vezes mais económicas!

Coma alimentos reais ou seja os que existem na Natureza (ex: fruta, legumes, peixe, carne) e evite os que são processados ou seja todos aqueles para os quais não consegue identificar na Natureza a sua origem … não existem árvores de gelados… ou de batats fritas ou de Pizza…!

POR FAVOR PARTILHE!

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

melhorsaude.org