Dr. Franklim Moura Fernandes

QUEM SOU E ARTIGOS MAIS POPULARES

Olá e muito obrigado pela tua curiosidade de tentar saber quem sou!

O meu nome é Franklim Moura Fernandes. Sou Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto desde 1993 e Diretor Técnico de uma Farmácia Comunitária na região centro de Portugal.

Este projecto nasceu da vontade de tentar passar o meu conhecimento pessoal, familiar e experiência profissional diária com os doentes, para  as pessoas que dele possam necessitar de forma a melhorar a sua saúde e por essa via serem mais Felizes!

Bem sei que não é tarefa fácil porque na saúde é necessário explicar os conceitos de forma simples mas rigorosa. Já no que toca à Felicidade, cada um tem o seu conceito!

História pessoal de saúde e mudanças de hábitos

Além disso tenho uma história pessoal de problemas de saúde que quase desapareceram por completo na sequência de escolhas e mudanças de hábitos nutricionais e outros que tenho todo o prazer em partilhar contigo pois transformaram de forma incrível a minha vida e saúde… para sempre!

Acede aqui à minha área privada para saberes tudo!

Como Farmacêutico, a minha experiência profissional de mais de 27 anos de contacto diário com doentes ajudou-me imenso a identificar as carências mais evidentes, no que concerne à informação sobre os temas de saúde, na população em geral.

Essas carências são enormes e para uma vasta camada da população faltam conhecimentos básicos sobre temas de saúde de relevância para o seu bem-estar diário.  Muitos assuntos são “coisas simples” mas que podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida!

Descobri também que muitas vezes os doentes até estão informados mas depois, em conversa, falham detalhes que podem fazer grande diferença na adesão à terapêutica ou na capacidade de evitar efeitos secundários e interacções medicamentosas.

Por tudo isto começou a ficar muito clara a vontade de fazer algo que pudesse ajudar o maior número de pessoas e doentes a melhorar a sua saúde, focando a minha atenção essencialmente nas questões de saúde mais comuns do dia-a-dia… tal como na Farmácia!

Os artigos já são tantos e tão detalhados que o blog se tornou, também para mim, uma espécie de biblioteca privada onde posso rever e avivar a minha memória quando necessito de rever conceitos e suporte científico sobre determinado tema de saúde já publicado… e são muitos!


Artigos populares

(clique no artigo que deseja ler e por favor partilhe o conhecimento)

Consultoria pessoal e empresarial

Sou farmacêutico com licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, desde 1993. Assim, legalmente esta consultoria não é uma consulta médica, nunca deve substituir o acompanhamento do teu médico assistente, nem alterar qualquer medicação prescrita sem o consentimento prévio do teu médico.

No entanto o farmacêutico é o especialista do medicamento ou seja aquele que melhor entende a sua ação terapêutica, efeitos adversos e interações, tendo por isso também, conhecimento óbvio sobre as doenças que são tratadas pelos fármacos.

Em alguns países da Europa esse conhecimento é tão óbvio e útil que a legislação tende a evoluir para permitir aos farmacêuticos diagnosticar e prescrever tratamento para doenças menores (sem gravidade), ajudando a libertar outros recursos para a classe médica.

Leia também: Prescrição farmacêutica alivia pressão sobre médicos de família (projeto GP Pharmacy Transformation, financiado pelo NHS, no reino Unido);

Acresce o meu gosto pela pesquisa científica recente na área da saúde e nutrição que julgo conseguir espelhar de forma detalhada, desde 2014, neste meu blog pessoal, que podes ler em www.melhorsaude.org.

Contacta por email para agendar consultoria

Se achas que o meu conhecimento pode ajudar  a melhorar a tua vida e a tua saúde em particular, pondera marcar uma consultoria farmacêutica pessoal. Se não ficares satisfeito(a) devolverei o teu dinheiro sem fazer perguntas.

Na consultoria farmacêutica aos teus medicamentos ou da tua família, são analisados de forma rigorosa os seguintes pontos relevantes:

  • Se a dosagem está correta;
  • Se a hora das tomas (posologia) está correta;
  • Se deve tomar antes ou após as refeições;
  • Se existe ou não duplicação ou sobredosagem de medicamentos para a mesma indicação terapêutica, principalmente quando se usam fármacos de diversos laboratórios;
  • Possíveis interações entre os medicamentos que está a tomar;
  • Possíveis interações com suplementos e produtos de saúde que são de venda livre e que julga inócuos mas muitas vezes têm interações graves;
  • Interações com alimentos nomeadamente diminuindo ou pelo contrário aumentando perigosamente os efeitos terapêuticos da medicação;
  • Identificar sinais e sintomas que podem indicar uma degradação grave da sua doença e necessitam de intervenção médica urgente;

Se a consultoria for presencial pode acrescentar os seguintes serviços:

  • Medição da glicémia (nível de açúcar no sangue);
  • Medição do colesterol total;
  • Medição dos triglicéridos;
  • Medição da saturação do oxigénio no sangue (oxímetro digital);

Consultoria para empresas

Se tens uma empresa pondera agendar uma consultoria empresarial para motivar os teus colaboradores(as) a melhorarem os aspetos mais essenciais da sua saúde, física e mental, que têm uma extraordinária importância na produtividade e desempenho da tua empresa.

Relatórios personalizados

Se necessitas de pesquisa avançada sobre uma determinada doença ou condição de saúde então posso ser-te muito útil pois tenho grande experiência em escrever artigos de saúde baseados em fontes credíveis. Assim posso elaborar um relatório personalizado sobre a doença ou condição de saúde que tens necessidade de conhecer em detalhe, incluindo estudos científicos e tratamentos mais recentes.

Artigos de saúde

Se tens uma revista, publicação ou site e necessitas de artigos de saúde específicos então posso ajudar-te muito! Basta dar uma olhada no meu blog para saberes do que sou capaz!

Doações

10% dos valores faturados serão doados a uma instituição de saúde ou de solidariedade social, sem fins lucrativos, que pode ser escolhida por ti. Existe também a possibilidades de palestras gratuitas em instituições de solidariedade social que considerem útil partilhar o meu conhecimento com os seus utentes, basta contactares e propor um desafio para eu analisar.

O custo da consultoria não é fixo pois depende das necessidades de cada pessoa, empresa ou instituição, se é online ou presencial e se exige ou não deslocações mais longas no território nacional em Portugal, principalmente quando se tratam de empresas ou instituições.

Os muitos artigos já publicados permitem-me fazer uma análise muito interessante da reacção dos nossos seguidores.

De facto muitos dos artigos mais partilhados (leia  QUAIS AS 7 DORES QUE NUNCA DEVE IGNORAR  com  27.000 partilhas!  ou COLESTEROL VERDADE OU MITO com 5.400 partilhas!), agregam um conjunto de informação e detalhe pouco habitual e que decididamente as pessoas apreciam mais do que geralmente se pensa!

7 DORES QUE NUNCA DEVE IGNORAR
Colesterol e gorduras vegetais melhorsaude.org

Nasceu, portanto, este projecto como forma de tirar partido das novas tecnologias e redes sociais com a ambição de, por estas vias, “disseminar” o conhecimento comum, mas rigoroso, sobre os temas mais relevantes da nossa saúde, nutrição e bem-estar!

Tenho também um carinho especial pela saúde dos animais que nos fazem companhia e muitas vezes nos ajudam a sentir menos solitários e mais Felizes! Na nossa área privada estão disponíveis 50 artigos sobre saúde animal.


melhor blog de saúde

Área privada grátis

Por isso mesmo existe uma área privada aqui de acesso gratuito, basta inscrever-se para visitar, onde pode consultar:

QUAIS AS NOVAS DESCOBERTAS NA SAÚDE? RECEBE SEMANALMENTE NO TEU EMAIL TODA A INFORMAÇÃO RECENTE


Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável