Viver 700 anos

Viver 700 anos, como seria psicologicamente?

Se alguém se tornasse imortal, o que aconteceria com ela psicologicamente ao longo de 700 anos? Viver 700 anos seria épico?

Nascida num país do primeiro mundo, ela vive uma vida muito agradável. Primeiro beijo no liceu, bolsa de estudos por mérito para ir para a faculdade, estágios precários, morar com diversos colegas de quarto numa casa partilhada. Bons amigos. Maus amigos. Encontros divertidos. Encontros maus.

Idade 25 anos:

Oficialmente “adulta”. Ela potenciou o seu fundo de reforma pela primeira vez este ano. É incrível pensar que ela já está a economizar para a aposentação.

Idade 27 anos:

Ela está apaixonada. Este é o ano em que ela se casa (idade média para as mulheres se casarem nos Estados Unidos).

Idade 30 anos:

O seu primeiro filho nasce e é uma menina!

Idade 38 anos:

A sua primeira casa!

Idade 40 anos:

Uau, ela está a envelhecer bem.

Idade 48 anos:

A sua filha vai para a faculdade. As semelhanças entre elas são desconcertantes. Todos pensam que são irmãs.

Idade 50 anos:

O que está a acontecer? Todos os seus amigos envelhecem. Ela parece e se sente tão bem como quando tinha 25 anos. O seu parceiro não quer fazer tantas atividades como ela. Alguns dos seus amigos adoeceram tragicamente com cancro ou doenças cardíacas.

Idade 55 anos:

Os médicos não sabem o que está a acontecer. As suas células não estão a ficar degradadas. Os seus ossos não estão a diminuir e os seus músculos não mostram sinais de enfraquecimento. Os testes cognitivos mostram declínio zero.

Idade 60 anos: 

A palavra espalhou-se sobre essa mulher “atemporal”. Ela fez alguma imprensa falar sobre como ela se manteve em tão boa forma. Ela assina um contrato para um livro.

A sua filha tem um filho. Ela é avó. Ela é idêntica à filha.

Idade 65 anos: 

O livro dela, 40 Anos com 20 anos, é um “New York Times Bestseller”. A família construiu um pecúlio muito confortável de vários milhões de dólares com as economias da sua vida toda para a reforma e mais as vendas dos seus livros.

Idade 70 anos:

Começou a fazer atletismo e está estabelecendo todos os tipos de recordes nacionais e até mundiais para sua faixa etária. A sua fama sobe.

Idade 75 anos:

A sua filha parece mais velha do que ela. É desconfortável estar com o seu parceiro em público porque ela parece 50 anos mais jovem. Ela está em ótima forma, mas o seu parceiro parece idoso.

Ela sente-se distante de seu cônjuge e da sua filha. O seu círculo social é quase inexistente. Os seus amigos de infância são completamente diferentes dela e ela é uma novidade demais para fazer amizade com pessoas que “parecem e agem” como a sua idade.

Idade 80 anos:

O seu parceiro morre. Ela não envelhece há mais de 50 anos. Ela pergunta-se se será  imortal. Ela é uma celebridade internacional.

Idade 100 anos:

A última pessoa que ela conheceu desde a infância morreu. Ela tem uma sensação estranha de isolamento da humanidade.

Idade 123 anos:

Ela quebra o recorde mundial de pessoa mais velha que já viveu. Ela percebe que todos os humanos vivos hoje nasceram depois que ela nasceu.

Ela visita a filha, de 93 anos, numa casa de repouso (paga com os royalties dos livros).

Ela passa muito tempo a caminhar e andar de caiaque com seu trineto.

Idade 150 anos:

A sua celebridade assumiu um status mítico. Ela é uma frequente e famosa convidada de talk-shows e fornece aos historiadores todos os tipos de relatos como testemunha ocular de eventos ocorridos há mais de cem anos atrás.

Ela não tem amizades realmente íntimas e decidiu direcionar a sua vida aparentemente imortal para a vida académica e o conhecimento científico.

A mudança climática danificou extremamente a Terra e os governos em muitos países costeiros entraram em colapso.

Idade 165 anos:

Ela é fluente em dez idiomas diferentes.

Aquele “pecúlio” que ela achava que precisava pagar pela sua aposentação e os royalties dos seus livros vêm a capitalizar juros compostos durante décadas, e ela é multimilionária. O dinheiro não é problema para ela.

O conceito de um estado-nação está a mudar à medida que as fronteiras físicas da Terra são reescritas com a mudança dos níveis do mar e a conversão de muitas terras agrícolas em desertos.

Idade 180 anos:

Ela apaixona-se novamente. Ela começa uma nova família. Parece estranho no início, mas ela está feliz e adora ter filhos novamente.

Este é um ponto positivo em face da fome em massa e da perda de população.

Idades 350 anos:

Ela teve três famílias e viu três amados “parceiros de vida” morrerem e gerações de  descendentes também já morreram. A vida é demais para suportar. Todas as pessoas que ela ama desapareceram num piscar de olhos. Ninguém está vivo para compartilhar a sua memória. Ela fica deprimida. Ela tenta o suicídio e fica horrorizada por não poder morrer. Ela questiona se viveu uma vida anterior e agora está no Inferno. Talvez seja, porque o próprio mundo é mais quente e mais instável.

Idade 400 anos:

Cinquenta anos de terapia e processamento foram necessários, mas ela decidiu dar uma nova oportunidade à vida. Talvez ela pudesse descobrir uma maneira de se tornar mortal. Entretanto, as nações são formadas com muito mais fluidez e, com uma população global muito reduzida, podem ser derrubadas com muito mais facilidade com as condições certas.

Agora que ela alcançou o status de semideusa, riqueza e conhecimento incomensuráveis, ela forma a sua própria nação e constrói uma utopia para a humanidade. Ela chama-lhe Éden.

Idade 450 anos:

Os seus investimentos compostos são ridículos e ela tem alguns dos maiores investimentos de capital de risco, fundos de hedge e organizações filantrópicas do mundo.

Ela obteve um PhD, um JD, um MD e, por uma breve carreira de 20 anos como veterinária quando entrou na agricultura, um DVM. Ela teve dezenas de carreiras.

Ela passou centenas de anos a trabalhar nos problemas mais difíceis da física e da matemática. Ela fez descobertas que seriam inatingíveis numa vida normal. Ela desenvolveu uma maneira de viajar pelo espaço sideral com a velocidade de 0,3c ou seja 0,3 vezes a velocidade da luz..

Eden é um bastião de riqueza e vitalidade, pois ela pode financiar pessoalmente o governo e apoiar a população com um rendimento básico universal.

Idade 500 anos:

A preparação está completa. Ela vai-se tornar a primeira humana (se é que lhe podemos chamar humana) a deixar o sistema solar. Ela vai usar a sua tecnologia para ir a um sistema solar que está a 4,7 anos-luz de distância  (o mais próximo da Terra) onde há um possível planeta na zona habitável. Ela é obviamente a melhor candidata, pois pode garantir (todos pensam) que viverá para chegar lá e, se decidir, voltar.

Com uma velocidade de 0,3, ela alcançará o planeta em apenas 10-20 anos. Ela poderia estar de volta para comemorar o seu aniversário de 555 de idade na terra.

Idade 600 anos:

Ela conseguiu. Ela encontrou um planeta habitável mas a  chegada ao planeta foi desastrosa. A sua enorme nave, que viaja a dezenas de milhares de quilómetros por hora, falhou e não conseguiu reduzir a velocidade o suficiente, colidindo com uma vasta porção de terreno do planeta. O acidente cobriu o planeta de poeira e alterou a atmosfera de forma dramática causando um inverno de vários anos que matou 90% das formas de vida ali existentes. Alguns deles eram criaturas enormes, altas como árvores. Ela está horrorizada com o que fez. Ela causou um apocalipse e alterou permanentemente a vida neste planeta.

Idade 650 anos:

Ela sente algo que não sentia há mais de 600 anos – sente-se … mais velha. Ela considera a sua própria mortalidade de uma forma que não fazia desde a primeira vez que foi ao consultório médico e ele disse que não conseguiu diagnosticá-la há cerca de 600 anos.

Idade 690 anos:

As comunicações com a Terra terminaram abruptamente há dez anos e ela não recebeu mais nada desde então. Ela tem a certeza de que isso não é um bom sinal. Em vez de planear o seu retorno, ela decide sobre o Plano B: desenvolver as várias centenas de milhares de embriões diversos que vão na nave e construir um novo mundo aqui que ela ficará para criar.

Idade 691 anos:

A sua memória está a desaparecer. Ela tem artrite nas duas mãos. Ela está com tosse forte há meses. Mas ela quase encontrou o lugar perfeito para fundar a civilização. Ela acabou de chegar a uma grande massa de terra com planícies largas e férteis.

Idade 695 anos:

O acampamento está montado, mas ela percebe que está finalmente a morrer. Há uma justiça poética nisso. Ela, uma ponte entre os mundos, a última da sua espécie, começa um novo mundo enquanto o dela está a morrer. O seu desejo de décadas de ser mortal e morrer agora está aparentemente a tornar-se realidade, logo quando ela queria viver para criar os seus novos “filhos”.

Idade 699 anos:

Os seus testes de viabilidade aos embriões tiveram resultados horríveis. Eles simplesmente não podem sobreviver. É quase como se o mundo não estivesse pronto para pessoas como ela. Talvez, pensa ela, seja um sinal, sim, na velhice ela começou a acreditar em coisas como sinais e destino. Talvez este lugar deva envelhecer um pouco mais para estar pronto para os humanos.

Idade 700 anos:

Este mundo é um lugar lindo. Ela sente-se conectada com o universo e sente que este sistema solar é realmente a sua casa. Ela viajou anos-luz e deixou um mundo morto para trás para encontrar um novo. Depois de séculos de fama, ela sente-se feliz por morrer e deixar um mundo que nunca saberá que ela existiu.

Ela leva os seus lindos “filhos”, no estado congelado, para a cápsula do tempo onde eles dormirão até que as condições sejam adequadas ou seja as temperaturas que ficarem aproximadamente entre os 10 e os 37 graus celsius em zonas temperadas, a atmosfera mude para uma mais adequada 21% de oxigênio e 0,03% de dióxido de carbono, e mais tipos de vida selvagem que poderiam alimentar as pessoas (que pena ela ter morto todas aquelas criaturas gigantes quando chegou aqui!).

Ela lhes dá um beijo de boa noite e caminha até ao seu lugar favorito debaixo daquela árvore com uma curva engraçada no meio do caminho. Ela fecha os olhos e adormece.

… .64,8 milhões de anos depois, a cápsula do tempo abre-se.

Referência bibliográfica

  • Luke Squire, Secular humanist; Tech Product Manager;
Envelhecimento melhorsaude.org melhor blog de saude

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável