Gases e arrotos

BARRIGA INCHADA ARROTOS GASES E INDIGESTÃO

Barriga inchada ou distensão abdominal, gases arrotos e indigestão, como se podem evitar? Toda a verdade! Este é um daqueles temas de saúde pouco “nobre” mas de importância diária.

Ter gases em público é uma daquelas condições de saúde que nos podem deixar mesmo num grande embaraço e quanto mais ruidosa fora a saída dos mesmos pior! Tenta-se tapar a boca… no caso dos arrotos mas os mais embaraçosos são mesmo os outros… mais abaixo… os flatos principalmente se forem ruidosos ou mal cheirosos! Toda a gente fica com vontade de rir menos o próprio que nesse momento fica com vontade de tirar baixa!!!

Neste artigo vou tentar livrar-te do embaraço para não passares vergonhas públicas desnecessárias… embora todas as pessoas produzam e libertem gases todos os dias, uns mais que do outros. Além disso vou descrever os sinais de perigos ocultos que estes sintomas podem esconder!

Gases que tipos existem?

Há quase sempre gases no trato digestivo, que podem ser expelidos pela boca (arroto) ou pelo ânus (flatulência).

As três principais queixas relacionadas com gases são as seguintes:

  • Arrotos em excesso (eructação)
  • Inchaço abdominal (distensão)
  • Flatos em excesso, flatulência (denominada simpaticamente como “gases”).

Existe uma maior probabilidade de ocorrerem arrotos logo após as refeições ou durante um período de stress. Algumas pessoas sentem uma pressão no tórax ou no estômago imediatamente antes de arrotar, que é aliviada quando o gás é expelido.

A quantidade e frequência da flatulência varia bastante. Geralmente eliminamos gases 13 a 21 vezes por dia, num total de aproximadamente 0,5 a 1,5 litros, sendo que a frequência é maior ou menor consoante as pessoas. Os gases podem ou não ter odor.

Inflamáveis

Embora a flatulência seja inflamável (por conter hidrogênio e gás metano), isso geralmente não representa um problema. Por exemplo, trabalhar perto de chamas não é perigoso. No entanto, há casos raros de explosão por gás durante cirurgias intestinais e colonoscopias quando a cauterização elétrica é realizada em pessoas em que não houve uma limpeza completa do intestino antes do procedimento.

Gases em bebés

Antigamente, a cólica em bebês com dois a quatro meses de idade era atribuída a um excesso de gases abdominais. Atualmente, porém, a maioria dos médicos não acredita que a cólica esteja relacionada com gases, pois os exames não indicam excesso de gás no abdómen desses bebés. A causa real da cólica permanece desconhecida.

Causas

As causas variam consoante os sintomas descritos ou seja são diferentes para os arrotos, flatos ou distensão abdominal e podem ser tão diversas como comer com a boca aberta, beber líquidos em demasia durante a refeição, intolerância à lactose, intolerância ao glúten, alimentos processados e excesso de fibra.

Arroto

Geralmente os arrotos têm as seguintes causas:

  • Ingestão de ar, comendo muito depressa ou falando muito durante a refeição enquanto mastiga;
  • Gás gerado por bebidas gaseificadas

Normalmente engolimos pequenas quantidades de ar quando comemos e bebemos. Algumas pessoas, no entanto, engolem quantidades maiores de ar inconscientemente (aerofagia) repetidamente ao comerem ou fumarem e, às vezes, quando se sentem ansiosas ou nervosas.

Outras causas de ingestão excessiva de ar são as seguintes:

  • Salivação excessiva, que pode ocorrer com refluxo gastroesofágico;
  • Dentaduras mal colocadas;
  • Alguns medicamentos;
  • Gomas de mascar;
  • Náusea de qualquer causa.

A maior parte do ar engolido é libertado pela boca mais tarde, sendo que apenas uma pequena quantidade passa do estômago para o intestino, sendo, na maior parte, absorvida pela corrente sanguínea. Apenas uma muito pequena quantidade de ar é expelida na forma de flatulência.

Flato

A flatulência resulta dos gases hidrogénio, metano e dióxido de carbono produzidos pelas bactérias normalmente presentes no intestino grosso. Essas bactérias produzem sempre gases, mas em determinadas circunstâncias pode ocorrer a produção excessiva de gás. Algumas dessas circunstâncias são as seguintes:

  • Quando comemos certos alimentos (descrevo de seguida);
  • Toma de antibióticos altera a flora intestinal destruindo as bactérias benéficas;
  • Obstipação faz com que as fezes fiquem mais tempo a fermentar no intestino, aumentando a produção de gases;
  • Quando o trato digestivo é incapaz de absorver alimentos corretamente (síndromes da má absorção);
  • Sedentarismo com falta de exercício físico torna o processo de digestão mais lento aumentado assim a produção de gases.

Alimentos que provocam mais gases

Os alimentos processados são particularmente prejudiciais. Os alimentos que elevam a produção de gases são principalmente os seguintes;

  • Hidratos de carbonos de difícil digestão, por exemplo, fibras alimentares, como as presentes em leguminosas e repolho cozidos;
  • Açúcares como a frutose;
  • Álcoois de açúcar como sorbitol;
  • Gorduras;
  • Legumes (quase todos em diferentes quantidades);
  • Frutas (quase todas em diferentes quantidades).

Síndromes de má absorção

As síndromes da má absorção podem aumentar a produção de gases. Pessoas com deficiências das enzimas que fragmentam certos açúcares, como as que têm deficiência de lactase, a enzima que metaboliza a lactose (açúcar do leite e derivados), tendem a produzir grandes quantidades de gases quando ingerem alimentos que contêm esses açúcares.

Como exemplo de síndromes de má absorção que podem levar à produção de grandes quantidades de gases, podemos descrever as seguintes:

  • Intolerância à lactose (açúcar do leite) por deficiência da enzima lactase, que é responsável por metabolizar a lactose;
  • Intolerância ao glúten (Doença celíaca) devido à presença duma proteína do trigo (o glúten);
  • Insuficiência pancreática.
  • Distúrbio de motilidade digestiva (movimento) dos músculos do trato digestivo que leva à formação de mais gases.;
  • Espru tropical, doença rara e de causa desconhecida que afeta habitantes de zonas tropicais e subtropicais que desenvolvem anormalidades do revestimento do intestino delgado;

Microbiota e flora intestinal

A qualidade da microbiota principalmente a denominada usualmente de “flora intestinal” pode fazer uma enorme diferença na quantidade de gases produzidos no intestino. Regra geral hidratos de carbono processados e de absorção rápida favorecem o desenvolvimento de “más bactérias” produtoras de gases em excesso, sendo um dos maiores responsáveis pela sensação de distensão abdominal.

Alimentos processados

Assim geralmente o consumo de alimentos processados ricos em gorduras e hidratos de carbono de má qualidade favorece o desenvolvimento de bactérias patogénicas à custa das bactérias boas que fortalecem o nosso sistema imunitário e digestivo.

Leia também: Estas são as piores gorduras processadas, surpreendente!

Barriga inchada ou distensão abdominal

Uma sensação de inchaço abdominal (distensão) pode ocorrer em pessoas que têm distúrbios digestivos, como esvaziamento insuficiente do estômago (gastroparesia), síndrome do intestino irritável ou outros distúrbios físicos como, por exemplo, cancro de ovário ou cancro de cólon.

Muitos medicamentos com efeitos anticolinérgicos podem retardar o esvaziamento do estômago e causar distensão.

Sintoma de ataque cardíaco

Por vezes, a sensação é causada por distúrbios que não envolvem o abdômen por exemplo, em algumas pessoas, o único sintoma de um ataque cardíaco é a sensação de inchaço ou uma necessidade urgente de arrotar.

Leia também: Estas são as 7 dores que nunca deve ignorar e podem salvar a sua vida!

Medicamentos anticolinérgicos

Os fármacos anticolinérgicos são usados para diversas situações, como úlcera péptica, cólon irritável, incontinência urinária, depressão ou sedação.

Existe um considerável número de fármacos com alguma atividade
anticolinérgica, existindo considerável variação na potência.

Certos grupos como, os opióides, ou os antihistamínicos de segunda geração, têm também efeitos anticolinérgicos, geralmente fracos.

Os fármacos anticolinérgicos (FAC) apresentam potenciais efeitos
adversos que em muitos casos são ligeiros, mas em ocasiões podem chegar a ser graves.

Leia também: Estes são os medicamentos mais perigosos do Mundo!

Efeitos adversos

A nível periférico, os Fármacos anticolinérgicos podem diminuir a motilidade intestinal e as secreções causando secura ocular, visão turva, xerostomia, obstipação, impactação fecal ou retenção urinária.

Podem também aumentar a frequência cardíaca, e precipitar episódios agudos em doentes com glaucoma de ângulo estreito.

No sistema nervoso central podem causar tonturas, dificuldade de
concentração, perda de memória ou confusão.

Também têm sido relacionados com efeitos mais graves, como deterioração na função cognitiva, delírio ou alterações no equilíbrio, que
podem contribuir para quedas e acidentes.

Fármacos anticolinérgicos mais relevantes

Para mais fácil apoio à identificação dos medicamentos anticolinérgicos que possa eventualmente estar a tomar, apresento de seguida uma tabela elaborada pelo Centro de Informação do Medicamento (CIM) da Ordem dos Farmacêuticos, em artigo assinado pela Dra Aurora Simón Directora do CIM.

GRUPO TERAPÊUTICOEXEMPLOS DE FÁRMACOS COM ESTAS PROPRIEDADES
Anti-histamínicos H1Bromofeniramina, cipro-heptadina, difenidramina, dimenidrinato, hidroxizina, dexclorofeniramina, clemastina, prometazina
AntidepressoresAmitriptilina, clomipramina, doxepina, imipramina, nortriptilina, trimipramina, paroxetina.
Antiespasmódicos urináriosOxibutinina, darifenacina, flavoxato, tolterodina, solifenacina, cloreto de tróspio.
Antiespasmódicos gastrointestinaisAtropina, butilescopolamina, mebeverina beladona.
AntipsicóticosCloropromazina, clozapina, perfenazina, pimozida, tioridazina, levomepromazina, flufenazina.
Medicamentos para o ParkinsonBenzotropina, biperideno, tri-hexifenidilo.
Relaxantes muscularesCiclobenzaprina, tizanidina.
AntiepiléticosCarbamazepina, oxcarbazepina.
Medicamentos inaladosAclidínio, glicopirrónio, ipratrópio, tiotrópio.
Medicamentos oftálmicosAtropina, ciclopentolato, homatropina.
Fonte: Centro de Informação do Medicamento (CIM) da Ordem dos Farmacêuticos

Por restrições legais impostas pela legislação vigente não devo mencionar os nomes comerciais associados aos fármacos acima descritos. Assim leia na cartonagem do seu medicamento qual a composição e procure as moléculas descritas na tabela acima apresentada.

Inchaço sem gases a mais

Muitas pessoas que se sentem inchadas não têm nenhum distúrbio físico. Os médicos não sabem ao certo qual é o papel dos gases intestinais na sensação de inchaço. Além das pessoas que ingerem bebidas gaseificadas ou ar em excesso, a maioria das pessoas com sensação de distensão abdominal não têm excesso de gás no sistema digestivo.

Certos estudos indicam que algumas pessoas, com síndrome do intestino irritável, são particularmente sensíveis a quantidades normais de gases. Igualmente, pessoas com distúrbios alimentares (como anorexia nervosa ou bulimia) geralmente têm uma perceção errada e ficam particularmente tensas com sintomas como a distensão abdominal. Assim, a alteração básica em pessoas com sintomas relacionados a gases pode ser um intestino extremamente sensível (intestino hipersensível).

Um distúrbio de motilidade também pode contribuir para a ocorrência de sintomas.

Avaliação

A maioria dos sintomas relacionados a gases não requerem avaliação imediata por um médico. As seguintes informações podem ajudar a pessoa a decidir se a avaliação médica é necessária e a saber o que esperar durante a avaliação.

Sinais de alerta

Em pessoas com gases, são motivo de preocupação certos sintomas e características como os seguintes :

  • Perda de peso (não intencional)
  • Sangue nas fezes
  • Dor torácica

Quando consultar um médico

Pessoas com sensação de inchaço no tórax, especialmente se a sensação for acompanhada de dor torácica, devem consultar um médico imediatamente, pois pode se tratar de um sinal de doença cardíaca. Pessoas com sintomas relacionados com gases que apresentem outros sinais de alerta, desconforto abdominal ou diarreia devem consultar um médico no espaço de 7 dias, aproximadamente.

Pessoas sem nenhum desses sintomas ou sinais devem consultar um médico, mas não se trata de algo urgente.

O que o médico faz

Primeiro, o médico faz perguntas sobre os sintomas e o histórico médico. Em seguida, o médico faz um exame físico. O que eles encontram durante a avaliação do histórico e o exame físico geralmente sugere uma causa para os sintomas e os exames que podem ser necessários ( Algumas causas e características das queixas relacionadas a gases).

Para arrotos em excesso, a avaliação do histórico foca-se na identificação da causa da ingestão de ar, especialmente causas alimentares. Para flatulência em excesso, os médicos investigam causas alimentares além de sintomas de má absorção (como diarreia e/ou fezes com gordura e odor forte).

Em pessoas com alguma queixa relacionada com gases, o médico precisa de descobrir a relação entre os sintomas, as refeições (horário, tipo e quantidade de alimentos) e as defecações. O médico faz perguntas sobre alterações na frequência, cor e consistência das fezes. Também precisam de saber se as pessoas perderam peso.

Em pessoas com inchaço ou flatulência, o exame físico foca-se na identificação de sinais de um distúrbio físico de base (como cancro ovariano). O médico realiza exames abdominais, retais e pélvicos (em mulheres).

Exames

Os médicos normalmente não fazem exames em pessoas com queixas relacionadas com gases, a não ser que existam outros sintomas sugerindo um distúrbio específico ( Algumas causas e características das queixas relacionadas a gases). Por exemplo, pessoas que também têm diarreia podem precisar de fazer exames para síndrome da má absorção.

Uma exceção seriam pessoas de meia-idade ou mais velhas que desenvolvem distensão abdominal persistente, particularmente aquelas que não apresentaram sintomas do sistema digestivo no passado. Para essas pessoas, é possível que os médicos façam exames para detetar cancro de ovário e/ou cólon.

Tratamento

Um dos mais eficazes tratamentos contra a produção de gases é tomar durante ou logo após a refeição medicamentos não sujeitos a receita médica com a seguinte composição:

  • Pancreatina 172,00 mg correspondentes a:

Amilases 6.000 unidades FIP

Lipases 6.000 unidades FIP

Proteases 400 unidades FIP

  • Dimeticone 80,00 mg

A pancreatina contém enzimas para metabolizar os hidratos de carbono (amilases), as gorduras (lipases) e as proteínas (proteases).

A dimeticone tem grande poder de absorção dos gases que se formam na fermentação digestiva.

Por não ser sujeito a prescrição médica posso referir que o nome comercial é Pankreoflat e a posologia é de 2 comprimidos a cada refeição no máximo de 6 comprimidos dia.

Outros remédios e hábitos simples que podem ajudar a diminuir os gases são:

  • Chá de funcho com erva cidreira;
  • Chá de anis estrelado com canela em pau;
  • Exercício físico, 30 minutos por dia é suficiente;
  • Controlar o stress e a ansiedade;

O inchaço e a eructação (arrotar) são difíceis de aliviar, pois geralmente são causados pela ingestão inconsciente de ar ou pelo aumento da sensibilidade a quantidades normais de gases. Se o principal problema for eructação, pode ser útil engolir menos ar, o que pode ser difícil, já que as pessoas o fazem inconscientemente.

Evitar mascar gomas e comer mais devagar, em um ambiente relaxado, pode ser útil. Evitar bebidas gaseificadas é útil para algumas pessoas. Os médicos também podem recomendar que as pessoas tentem minimizar a ingestão de ar através da prática de respiração pela boca desde o diafragma e controlar totalmente qualquer doença do trato digestivo superior (como, por exemplo, úlceras pépticas).

Pessoas com excesso de flatulência devem evitar alimentos com probabilidade de causar flatos. Normalmente, as pessoas devem eliminar um alimento ou grupo de alimentos de cada vez.

Assim, as pessoas podem começar eliminando alimentos contendo hidratos de carbono de difícil digestão (como leguminosas e repolho), depois leite e laticínios, depois frutas frescas e, finalmente, determinadas verduras e outros alimentos.

Alimentos em estado bruto (como farelos de trigo e sementes de psílio) podem ser adicionados à dieta para tentar aumentar o trânsito pelo intestino grosso. Porém, mais alimentos em estado bruto podem piorar os sintomas em algumas pessoas.

Tratamento medicamentoso

Os medicamentos não proporcionam muito alívio. Alguns médicos tentam medicamentos anticolinérgicos (como betanecol) e simeticona, que está presente em alguns antiácidos e também está disponível isoladamente. Entretanto, há pouca evidência científica de que esses medicamentos são úteis.

Comprimidos de carvão ativado podem, às vezes, ajudar a reduzir a flatulência e o odor desagradável. Porém, o carvão mancha a boca e as roupas. Probióticos (como o VSL3), que são bactérias encontradas naturalmente no corpo e que promovem o crescimento de bactérias benignas, podem reduzir o inchaço e a flatulência ao promoverem o crescimento das bactérias normais do intestino.

É possível que algumas pessoas com indigestão (dispepsia) e sensação de plenitude na parte superior do abdômen após as refeições beneficiem do uso de antiácidos, baixas doses de antidepressivos (como nortriptilina), ou ambos, para melhorar um intestino hipersensível.

Referências

Leave a Reply

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável