Covid-19 SARS-CoV-2 adultos saudáveis porque morrem?

COVID-19 ARDS PORQUE MORREM ADULTOS SAUDÁVEIS?

A situação global da COVID começou com uma nota de desconfiança e pânico. No início, os especialistas diziam que a COVID-19 era “como uma gripe”, mas, enquanto isso, um vídeo do médico chinês Li Wenliang, de 34 anos, que trabalhava no Hospital Central de Wuhan, começou a circular como alerta sobre um vírus grave do tipo SARS, que causava pneumonia e insuficiência respiratória. O médico, foi acusado pelas autoridades chinesas de criar boatos falsos!

Leia também: Coronavírus teoria da conspiração

Li Wenliang trabalhava como oftalmologista no Hospital Central de Wuhan quando enviou um alerta sobre o vírus a colegas médicos em 30 de dezembro de 2019. Depois, a polícia abordou Wenliang e pediu que parasse de divulgar a informação, enquanto as autoridades tentavam manter as notícias em segredo.

Li divulgou a sua história no site Weibo, quando já estava numa cama de hospital, um mês depois de fazer o alerta. O médico notou 7 casos de um vírus que inicialmente julgou ser SARS ou seja o vírus que levou a uma epidemia global em 2003. Em 30 de dezembro, o médico enviou uma mensagem a um grupo de colegas, alertando-os para usar roupas de proteção para evitar infeções.

Aparentemente saudável o médico Li Wenliang morreu a 7 de fevereiro de 2020 vitima de Covid-19. Mas… afinal se era saudável porque é que morreu tão jovem? Qual a verdadeira causa terminal da sua morte? Porque está a acontecer o mesmo a outros adultos aparentemente saudáveis?

Leia também: Perigosas novas variantes de SARS-CoV-2 mutações estranhas e toda a verdade!

COVID-19 mata pessoas saudáveis?

Um dos fatores que daria aos cientistas a capacidade de prever melhor a gravidade da doença que do vírus pode causar nas pessoas não tem nada a ver com virologia. Tem a ver com saúde ou melhor… falta de saúde metabólica. Todos sabemos que a percentagem de obesidade e diabetes continua a subir todos os anos.

Também sabemos que obesidade e diabetes são duas das mais importantes condições metabólicas subjacentes comuns que tornam a COVID-19 mais grave e potencialmente letal. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que os mesmos fatores que causam as epidemias de obesidade e diabetes também afetam aqueles entre nós com peso normal e sem outras doenças crónicas. Por outras palavras, apenas porque não é obeso ou diabético ou não toma medicamentos, não significa que seja metabolicamente saudável o suficiente para combater o vírus com eficácia.

Esta epidemia oculta de doença metabólica não diagnosticada torna as pessoas aparentemente saudáveis com maior probabilidade de se infetarem seriamente e potencialmente até morrem como aquelas com obesidade e diabetes.

Leia também: Covid-19 este é o Top 10 dos tratamentos e medicamentos!

A maioria dos médicos não conhece o suficiente sobre doenças metabólicas para identificar adequadamente as pessoas em risco. Sem treino adequado em saúde metabólica, poucos médicos estão preparados para explicar por que pessoas mais jovens e com peso normal, sem nenhum dos problemas metabólicos mais óbvios, estão a ser afetadas por esse vírus.

Mesmo o Dr. Li Wenliang, um médico de 33 anos, não obeso e não diabético, que trabalhava em Wuhan não reconheceu o seu próprio risco morrendo tragicamente com o coronavírus.

Discutirei abaixo como identificar corretamente a nossa saúde metabólica. Mas, primeiro, gostaria de destacar a relação inversa entre mortalidade e contagiosidade. Quando um vírus progride rapidamente e deixa as pessoas tão doentes que elas precisam de se deitar na cama, ou na verdade mata as pessoas, o vírus não consegue espalhar-se tão longe como se fosse uma infeção mais leve.

Em outras palavras, este vírus espalhou-se pelo mundo de forma tão eficaz em parte porque não é um vírus inerentemente mortal. Um grande motivo pelo qual a propagação é tão rápida está relacionado com o facto dos sintomas da COVID-19 podem ser tão suaves que geralmente não são reconhecidos, principalmente em crianças e adultos jovens.

Pneumonia

Se uma bactéria ou vírus é capaz de entrar nas células do pulmão, isso pode causar uma pneumonia. A gripe sazonal geralmente causa pneumonia. Quando pessoas com mais de 85 anos de idade sofrem de pneumonia, elas têm 16 vezes mais probabilidades de morrer de influenza (vírus da gripe) do que as que são um pouco mais jovens, com idades entre 65 e 69 anos.

Pensa-se que isso se deve principalmente ao facto dos pulmões muito envelhecidos serem muito ineficientes em comparação com os pulmões um pouco mais jovens; portanto, apenas um pouco de infeção pode dificultar a obtenção de oxigénio suficiente. Também se deve em parte ao facto do nosso sistema imunológico ficar mais lento e mais frágil à medida que envelhecemos.

Leia também: Isto torna o nosso sistema imunitário muito mais forte!

As crianças muito pequenas também são particularmente suscetíveis à pneumonia e podem com mais frequência desenvolver pneumonia grave devido à gripe por terem sistemas imunológicos menos eficientes. Isto ocorre em parte porque eles raramente ou nunca foram expostos à gripe e / ou vacinas contra a gripe do que crianças e adultos mais velhos e, portanto, apresentam menos resposta de anticorpos.

A família dos coronavírus são os vírus que causam a maioria dos resfriados todos os anos, e pouquíssimas vezes levam uma pessoa a ficar doente com pneumonia. O SARS-CoV-2 é diferente de um coronavírus típico favorecido pelo frio.

Leia também: Estas são as melhores vacinas contra a pneumonia!

Este novo coronavírus entra nas células ligando-se aos recetores ACE-2. Como os adultos têm muitos destes recetores da ACE-2 nos pulmões isso favorece a infeção e a probabilidade aumentada de evolução para pneumonia. A imagem seguinte descreve o ciclo de vida do SARS-CoV.

Coronavírus_ciclo_de_vida melhorsaude.org melhor blog de saude

Embora a COVID-19 pareça ter mais probabilidades de causar uma pneumonia do que a gripe, a pneumonia não é uma sentença de morte para pessoas com menos de 85 anos. Geralmente, nem é grave o suficiente para levar as pessoas mais jovens ao hospital. Felizmente, a grande maioria dos pacientes com pneumonia por COVID-19 consegue ficar fora do hospital e ficar na cama em casa, como fariam com uma gripe.

O que está a matar a maioria das pessoas infetadas com COVID-19 não é o próprio vírus mas sim uma resposta desadequada e demasiado agressiva do nosso sistema imunitário. As pessoas que precisam de cuidados intensivos e infelizmente morrem com COVID-19 têm uma resposta anormal ao vírus chamada ARDS (Acute Respiratory Distress Syndrome), que significa Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).

ARDS (Acute Respiratory Distress Syndrome)

ARDS ou em Português, síndrome de desconforto respiratório agudo (SDRA) é um tipo de insuficiência respiratória caracterizada pelo rápido início de inflamação generalizada nos pulmões. Para quem sobrevive, é comum uma diminuição da qualidade de vida.

Sintomas

Os sintomas do SRDA incluem:

  • Falta de ar,
  • Respiração rápida,
  • Coloração azulada da pele.

Outros nomes: Síndrome do desconforto respiratório
Diagnóstico diferencial: Insuficiência cardíaca
Tratamento: Ventilação mecânica (ventilador) ou ECMO (extracorporeal membrane oxygenation)

Em situações muito graves ou cirurgias complexas as máquinas ECMO substituem a função pulmonar e cardíaca do doente para dar tempo de este recuperar de lesões de grande gravidade.

Causas de ARDS

A causa mais comum de SDRA é a septicémia, uma infecção grave e generalizada da corrente sanguínea. Assim resumindo as causas são as seguintes:

  • Septicémia;
  • Inalação de substâncias nocivas;
  • Inalação de altas concentrações de fumo;
  • Inalação de vapores químicos pode resultar em SDRA;
  • Inalação (aspiração) de vómito ou episódios de quase afogamento;
  • Pneumonia grave causada principalmente por infeção vírica ou bacteriana;
  • Trauma por contacto por exemplo acidente de desporto ou de carro.

ARDS porque é tão grave na Covid-19?

Quando uma pessoa desenvolve ARDS a resposta normal à infecção é interrompida. Com a pneumonia, o sistema imunológico ataca apenas células infectadas e causa um pouco de inflamação, que pode ser observada no raio X do tórax com zonas de manchas brancas.

Com a ARDS, a resposta inflamatória fica completamente descontrolada e o fluido começa a vazar da corrente sanguínea para os pulmões até que o doente basicamente começa a afogar-se no próprio soro líquido. Uma comparação pode ser a diferença entre uma alergia típica que pode causar coriza e uma resposta anafilática à alergia ao amendoim que pode ser fatal.

Hospitais entram em rutura porquê?

Todos os doentes com ARDS para sobreviverem precisam de um ventilador para poderem continuar a respirar até conseguirem recuperar a capacidade de respirarem sozinhos novamente, o que significa que eles não só precisam de estar internados no hospital mas também que nesse hospital têm de estar na unidade de cuidados intensivos (UCI) ou seja a unidade mais equipada e delicada de qualquer hospital de referência. Todas as UCI têm um número muito limitado de camas por causa do complexo e dispendioso equipamento necessário.

O motivo pelo qual fechamos o mundo para “achatar a curva” é que temos apenas um número limitado de UCIs mesmo nos países mais avançados, e se não desacelerássemos a propagação da infecção para reduzir o número de pessoas doentes ao mesmo tempo, o número de doentes que precisam duma UCI excederia o número de UCIs disponíveis. Nesse caso será sempre necessário escolher quem vive e quem morre o que é verdadeiramente dramático!

Como evitar o internamento?

Outra opção seria reduzir a necessidade de internamentos hospitalares, reduzindo o número de pessoas propensas a ter ARDS. Para tal, teríamos que começar a netender melhor as condições metabólicas que promovem a ARDS. Embora seja tarde demais para esta pandemia, provavelmente haverá outra situação de pandemia no futuro, e espero que até lá tenhamos mais médicos com conhecimento sobre saúde metabólica.

Condições metabólicas negligenciadas promovem ARDS

A Covid-19 só provoca ARDS a algumas pessoas. Nos EUA o CDC (Centers for Diasease Control) lista várias condições subjacentes encontradas em 64% de todas as pessoas que foram internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI). Ainda assim existem 36% dos doentes que são considerados “saudáveis” pois não tinham nenhum registo de qualquer doença prévia!

A lista seguinte descreve em detalhe as comorbilidades registadas em 74.439 doentes com Covid-19 que foram internados nas UCIs do Estados Unidos, porque os médicos sinalizaram como doentes com de risco acrescido de desenvolvimento de infeção respiratória severa.

Data: 12 de Fevereiro e 28 de março de 2020.

Fonte: CDC nos EUA.

Segundo a médica, Dra Catherine Shanahan, autora do livro Deep Nutricion, a aparente imprevisibilidade de casos mortais graves de COVID-19 faz parecer que a fatalidade pode acontecer com qualquer um o que seria muito assustador.

Mas não é isso que realmente está a acontecer! As pessoas admitidas em unidades de cuidados intensivos provavelmente todas tiveram uma condição metabólica subjacente, mas a condição não foi necessariamente diagnosticada. Mesmo que os médicos notem leituras elevadas de açúcar no sangue ou testes anormais da função hepática, eles têm mais probabilidade de atribuir esses resultados à resposta ao stress ou à infecção do que considerar que o paciente tem pré-diabetes ou fígado gordo.

Comorbilidades que causam Covid-19

Comecemos pelas condições de saúde geralmente diagnosticadas como comorbilidades pré-existentes nos doentes com Covid-19:

  • Idade superior a 65 anos;
  • Diabetes;
  • Obesidade mórbida (IMC>40);
  • Doença renal;
  • Hipertensão;
  • Imunossupressão;
  • Doença cardíaca;
  • Doença respiratória;
  • Doença hepática;
  • Doença falciforme;
  • Cancro;
  • Outras condições crónicas graves.

Comorbilidades geralmente negligenciadas

Entre parentesis descreve-se o grau de diagnóstico estimado para estas condições de saúde metabólica que assim passam quase completamente despercebidas pelos médicos. A saber:

  • Pré-diabetes (~90% não diagnosticada)
  • Apneia do sono (~90% não diagnosticada)
  • Figado gordo (~90% não diagnosticada)
  • Resistência á insulina (praticamente 100% não diagnosticada)

Óleos vegetais poli-insaturados (PUFAs)

Os óleos vegetais ricos em ácidos gordos poliinsaturados podem causar graves problemas metabólicos. Sabendo ou não se tem um problema metabólico, há no entanto algo que podemos fazer imediatamente para proteger a nossa saúde.

Deixe o sumo de laranja como fonte de vitamina C

Pode obter duas vezes mais vitamina C do que a laranja comendo pimentão! Além disso ingere muito menos frutose (açucar da fruta) que está concentrado no sumo de laranja. Assim faça uma salada que inclua pimentão mas faça o seu próprio molho ou seja não use um molho embalado e processado.

Pare de comer óleos vegetais ricos em PUFAs

Uma ação ainda mais importante e poderosa que pode fazer já é parar de comer óleos vegetais com alto teor de PUFA (sigla em Inglês para ácido gordo poli-insaturado). Os óleos vegetais com alto teor de PUFA estão em todos os tipos de junk food, fast food e alimentos processados. Nos últimos 110 anos, a nossa ingestão de PUFA aumentou 20 vezes, ou seja, 2000%!!!

Quando nascemos, temos uma quantidade relativamente normal de PUFA na nossa gordura corporal. Quando a nossa dieta é muito alta em PUFA, a concentração destes ácidos gordos poliinsaturados na nossa gordura corporal aumenta. Existe um momento, que é diferente para todos, em que a concentração de PUFA atinge um limite que leva a gordura corporal a não funcionar adequadamente e passamos a desenvolver sintomas de disfunção metabólica.

Hipoglicémia é sinal de alarme

Os sintomas mais comuns são geralmente diagnosticados como hipoglicemia. Se começar a apresentar hipoglicemia, então vai a caminho de desenvolver uma condição metabólica chamada resistência à insulina, que é a disfunção hormonal subjacente à diabetes tipo 2.

Todas as condições subjacentes na lista já atrás descrita são distúrbios metabólicos relacionados com a resistência à insulina ou resultam do tratamento de condições inflamatórias relacionadas. Durante quase duas décadas, na sua prática médica a Dra Catherine Shanahan, concentrou-se na reversão de doenças metabólicas e inflamatórias como diabetes, obesidade e hipertensão com dieta. Nesse período, entendeu que a causa número um de doenças metabólicas é a ingestão de demasiados PUFA. Muitos médicos especializados em medicina metabólica chegaram à mesma conclusão.

Demasiado consumo de PUFA promove a ARDS

O excesso de PUFA na gordura corporal também nos coloca em risco de insuficiência respiratória por COVID-19. Quando sofremos de uma pneumonia, o apetite cai imenso e geralmente não vamos comer. Quando não comemos, o nosso corpo liberta gordura corporal na corrente sanguínea (na forma de ácidos gordos livres, também chamados ácidos gordos não esterificados, ou NEFA).

Se ingerimos óleos vegetais suficientes para desenvolver uma das condições subjacentes listadas acima, uma proporção perigosamente alta de ácidos gordos na corrente sanguínea será PUFAs. Os PUFAs são perigosos porque reagem com o oxigênio de maneiras que levam a grandes quantidades de inflamação. A inflamação faz a diferença entre um caso de pneumonia do qual podemos recuperar por conta própria e um caso de ARDS que nos leva para os cuidados intensivos.

Se não existissem óleos vegetais com alto teor de PUFA e, a propósito, não existiam antes da era industrial, esta pandemia de COVID-19 não seria tão mortal. Se o seu médico não lhe falou sobre os perigos do alto consumo de óleos vegetais ricos em PUFA, é porque apenas os médicos mais atualizados e interessados em medicina metabólica sabem o que significa PUFA, sem mencionar por que é prejudicial.

Refeições mais saudáveis

A eliminação de óleos vegetais é a coisa mais importante que pode fazer para melhorar sua saúde. De seguida ficam alguns exemplos nos quais os PUFA costumam infiltrar-se nas nossas refeições.

Pequeno almoço: Muffins, donuts, barras de granola e barras

Alternativa saudável: Iogurte coberto com nozes e/ou frutas favoritas, torrada de abacate em pão de grãos germinados.

Almoço: Molhos para salada, fritos e condimentos de sanduíches, como óleo e maionese (não mostarda ou ketchup)

Alternativa saudável: Salada com azeite e molho balsâmico, queijo cheddar derretido na tortilha de masa de milho (geralmente sem óleo) coberto com salsa verde.

Jantar: Esqueça os restaurantes e jantares congelados, especialmente as coisas com amido (por exemplo, batatas fritas, carnes panadas)

Alternativa saudável: Frango assado com salada de repolho e maionese de óleo de abacate feita em casa ou Frango com manteiga instantânea (minha receita favorita aqui) sobre couve-flor no vapor.

Leia também: Colesterol toda a verdade


Referências importantes

Fosfolípidos surfactantes: Sintese e armazenamento

https://www-ncbi-nlm-nih-gov.prx.hml.org/pubmed/1566854

O surfactante pulmonar, um complexo composto por 90% de lipídios e 10% de proteínas específicas, reveste os alvéolos do pulmão e evita o colapso e a transudação alveolares, diminuindo a tensão superficial na interface ar-líquido.

A dipalmitoilfosfatidilcolina constitui aproximadamente 50% dos lipídios do surfactante e é a principal responsável pela propriedade de redução da tensão superficial da mistura de surfactante. Fosfolipídios surfactantes são produzidos no retículo endoplasmático das células epiteliais alveolares tipo II. Os corpos lamelares característicos dessas células servem como depósito de armazenamento do surfactante antes que este seja secretado na superfície alveolar

50 anos com ácidos gordos poliinsaturados

  • Síntese química,
  • Formação enzimática,
  • Peroxidação lipídica,
  • Efeitos biológicos

https://www.nature.com/articles/pr1986144

A adição de produtos de oxidação do ácido linoléico estimula ainda mais a oxidação nas mitocôndrias e microssomas do pulmão. Citação do artigo “… Peroxidação lipídica estimulada pelo hidroperóxido de ácido linoléico de mitocôndrias e microssomas de pulmão de rato”.

Proteína surfactante d

A proteína surfactante d, é um marcador da imunidade inata do pulmão, está positivamente associada à sensibilidade à insulina.

https://www-ncbi-nlm-nih-gov.prx.hml.org/pubmed/20086254

Os diabéticos têm níveis mais baixos de proteína surfactante d do que os não diabéticos, e a perda de peso nesses pacientes reduz ainda mais a quantidade de proteína surfactante d. Assim o que acontece é o seguinte:

  1. PUFAs oxidam a proteína surfactante d, reduzindo assim os níveis desta proteína essencial ao bom funcionamento pulmonar;
  2. A perda de peso nos Diabéticos tipo II liberta mais PUFAs e muda ainda mais a composição dos ácidos gordos na célula alveolar do tipo 2 em direção à oxidação.

Composição lipídica alterada do surfactante e tecido pulmonar na ARDS associada à malária em ratos

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4666673/

A inflamação e a permeabilidade endotelial aumentada são características importantes da lesão pulmonar associada à malária por MA-ALI / ARDS em humanos e camundongos. A degradação oxidativa dos lipídios resulta na acumulação de aldeídos reativos, como o malondialdeído (MDA) e o 4-hidroxinonenal (4-HNE), que são altamente citotóxicos. Um perfil lipídico alterado e níveis aumentados de produtos finais de lipoperoxidação foram encontrados no plasma de pacientes com ARDS de diferentes etiologias

ARDS e pneumonia grave, perfil de ácidos gordos em diferentes fosfolipídios do surfactante pulmonar

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11208632/

PUFA de certos surfactantes aparecem 3 vezes mais elevados nos doentes com ARDS do que no grupo control de pessoas saudáveis. MUFA não apresentam diferença significativa. Outros surfactantes apresentam MUFA elevados mas com uma percentagem menor do que o aumento dos PUFA

Alteração e reposição de surfactantes na ARDS

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC64803/

Papel da hipercoagulação mencionado em uma das figuras

Aumento de fosfolipídeo saturado em células cultivadas com ácido linoléico

 https://link.springer.com/article/10.1007/BF02796331 

Ácido linoleico altera os fosfolípidos

Leia também: