Vacina BCG Coronavírus Covi-19

BCG e coronavírus vacina antiga reforça resistência

Vacina BCG coronavírus e Covid-19 toda a verdade sobre possível aumento de resistência mais eficaz ao SARS-CoV-2! Segundo um recente artigo publicado na revista Science a vacina contra a tuberculose, conhecida como vacina do bacilo Calmette–Guérin BCG (Bacillus Calmette-Guérin), já com 101 anos de idade (actual composição desta vacina foi inicialmente aplicada em 1919), pode ser uma das explicações para as diferenças observadas na incidência de Covid-19 em países geograficamente próximos mas com taxas de infeção e mortes muito diferentes provocadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Artigo da Science: Can a century-old TB vaccine steel the immune system against the new coronavirus?


BCG mapa de vacinação global

Curiosamente alguns países onde a taxa de vacinação com a BCG é mais elevada são Portugal, a antiga Alemanha de leste, a Russia e grande partes dos países de leste.

Na Alemanha a incidência de Covid-19 é claramente maior na parte ocidental do que na de leste. Também Portugal parece ser mais resistente do que a Espanha onde a taxa de vacinação com a BCG é menor.

Mapa exibindo a política de vacinação BCG por país:
A – Países que atualmente possuem um programa universal de vacinação com BCG.
B – Países que costumavam recomendar a vacinação BCG para todos, mas atualmente não.
C – Países que nunca tiveram programas universais de vacinação com BCG.

Mapa da BCG: The BCG World Atlas, A Database of Global BCG Vaccination Policies and Practices

Pesquisadores em quatro países em breve iniciarão um ensaio clínico de uma abordagem não ortodoxa para o novo coronavírus. Eles vão testar se uma vacina secular contra a tuberculose (TB), uma doença bacteriana, pode acelerar o sistema imunológico humano de uma maneira ampla, permitindo combater melhor o vírus que causa a doença de Covid-19 e, talvez simultaneamente, impedir a infecção. Os estudos serão realizados em médicos e enfermeiros, que correm maior risco de serem infectados pela doença respiratória do que a população em geral, e em idosos, que apresentam maior risco de doença grave se forem infectados.

Leia também: Coronavírus e Covid-19 tratamentos mais recentes e polémicos

A vacina BCG contém uma estirpe viva e enfraquecida de Mycobacterium bovis, prima de M. tuberculosis, o micróbio causador da tuberculose. (A vacina recebeu o nome dos microbiologistas franceses Albert Calmette e Camille Guérin, que a desenvolveram no início do século XX.) A vacina é administrada a crianças no primeiro ano de vida na maioria dos países do mundo sendo segura e barata, embora longe de ser perfeita pois evita cerca de 60% dos casos de tuberculose em crianças, em média, com grandes diferenças entre os países.


Vacina e sistema imunitário mais forte

As vacinas geralmente aumentam as respostas imunes específicas a um patogénico direcionado, como anticorpos que se ligam e neutralizam um tipo de vírus, mas não outros. Mas a BCG também pode aumentar a capacidade do sistema imunológico de combater outros patogénicos que não a bactéria da tuberculose, de acordo com estudos clínicos e observacionais publicados por várias décadas pelos pesquisadores dinamarqueses Peter Aaby e Christine Stabell Benn, que vivem e trabalham na Guiné-Bissau.

Estudos de Peter Aaby e Christine Stabell Benn: Live attenuated vaccines like the tuberculosis vaccine (BCG) and measles vaccine stimulate the immune system and protect against a wide range of other diseases

Eles concluíram que a vacina previne cerca de 30% das infecções por qualquer patogénico conhecido, incluindo vírus, no primeiro ano após a administração. Os estudos publicados neste campo foram criticados por causa da metodologia, no entanto uma revisão de 2014 ordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a BCG parecia diminuir a mortalidade geral em crianças, mas classificou a confiança nos resultados como “muito baixa”. Uma revisão de 2016 foi um pouco mais positiva sobre os possíveis benefícios da BCG, mas disse que ensaios randomizados eram necessários.

Revisão de 2014: Systematic review of the non-specific effects of BCG, DTP and measles containing vaccines

Revisão de 2016: Association of BCG, DTP, and measles containing vaccines with childhood mortality: systematic review

Desde então, as evidências clínicas fortaleceram-se e vários grupos fizeram importantes etapas investigando como a BCG geralmente pode impulsionar o sistema imunológico. Mihai Netea, especialista em doenças infecciosas do Centro Médico da Universidade Radboud, descobriu que a vacina pode desafiar o conhecimento dos manuais de como funciona a imunidade.


Sistema imunitário inato como reage?

Quando um patogénico entra no corpo, os glóbulos brancos do sistema imunológico “inato” atacam primeiro; eles podem lidar com até 99% das infecções. Se essas células falharem, elas invocam o sistema imunológico “adaptativo”, e as células T (linfócitos T) e as células B (linfócitos B) produtoras de anticorpos começam a dividir-se para se unirem à luta.

A chave para isso é que certas células T ou anticorpos são específicos para o patógénico detectado; a presença deles é mais amplificada. Uma vez eliminado o patogénico, uma pequena porção dessas células específicas do patogénico transforma-se em células de memória que aceleram a produção de células T e células B na próxima vez em que o mesmo patogénico atacar. As vacinas são baseadas neste mecanismo de imunidade.

Leia também: Coronavírus e Covid-19 como reforçar o nosso sistema imunitário?

O sistema imunológico inato, composto por glóbulos brancos, como macrófagos, células assassinas naturais (NK cells) e neutrófilos, não deveria ter essa memória. Mas a equipa de Netea descobriu que o BCG, que pode permanecer vivo na pele humana por vários meses, desencadeia não apenas as células B e T específicas para Mycobacterium, mas também estimula as células sanguíneas inatas por um período prolongado. Netea e colegas chamam a este fenómeno “Imunidade treinada”.


Estudo randomizado controlado por placebo

Num estudo randomizado controlado por placebo publicado em 2018, a equipa mostrou que a vacinação com BCG protege contra infecções experimentais com uma forma enfraquecida do vírus da febre amarela, que é usado como vacina.

Uma equipa do Instituto Max Planck de Biologia da Infecção anunciou na semana passada que, inspirada no trabalho de Netea, iniciará um teste em idosos e profissionais de saúde com o VPM1002, uma versão geneticamente modificada da BCG que ainda não foi aprovada para uso contra a tuberculose.

Eleanor Fish, imunologista da Universidade de Toronto, diz que a vacina provavelmente não eliminará completamente as infecções pelo novo coronavírus, mas provavelmente reduzirá o seu impacto sobre os indivíduos.


Indicações terapêuticas actuais

A vacina BCG é usada principalmente na prevenção da tuberculose. Em países onde a tuberculose ou a lepra são comuns, é recomendada a administração de uma dose em bebés saudáveis o mais cedo possível após o nascimento. 

  • Em países onde a tuberculose não é comum, só são geralmente vacinadas crianças de risco elevado e os casos suspeitos de tuberculose são individualmente testados e tratados.
  • Pode ser administrada em adultos sem tuberculose e que não tenham sido anteriormente vacinados, mas que sejam frequentemente expostos à doença.  
  • Alguma eficácia contra a úlcera de Buruli e outras infeções por micobactérias não tuberculosas. 
  • Usada como parte do tratamento em alguns casos de cancro da bexiga.

Nível de proteção

O nível de proteção contra a infeção por tuberculose varia significativamente e pode durar até 20 anos.

  • Em crianças, a vacina previne cerca de 20% dos casos de infeção.
  • Entre as que são infetadas, a vacina protege cerca de metade de vir a desenvolver doença.  
  • Administrada por via de injeção intramuscular.  
  • Evidências não apoiam a eficácia da administração de doses adicionais.

Efeitos secundários

A vacina BCG apresenta raros efeitos secundários graves. Em muitos casos observa-se no local da injeção:

  • Rubor,
  • Inchaço,
  • Dor ligeira. 

Após a cicatrização pode-se formar uma pequena úlcera na pele. Os efeitos adversos são mais comuns e potencialmente mais graves em pessoas imunossuprimidas.

  • A vacina BCG não é segura durante a gravidez. 
  • Tem por base uma forma atenuada da Mycobacterium bovis, que é comum em bovinos.
  • Embora atenuada, é uma vacina viva.

Coronavírus e Covid-19 série completa melhorsaude.org
Coronavírus e Covid-19 série completa melhorsaude.org (clique na imagem)

Artigos recentes

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável