Coronavírus_imagem

Covid-19 ibuprofeno hipertenção e diabetes

Coronavírus SARS-CoV-2 , Covid-19 e os estudos conhecidos sobre as características dos doentes mais graves que necessitaram de cuidados intensivos para sobreviver… nem sempre, como se sabe, com sucesso.

Também falarei sobre um estudo que levanta a hipótese de alguns farmacos para a hipertensão como os IECAs mas também o anti-inflamatório não esteroides (AINES) Ibuprofeno poderem aumentar os riscos da Covid-19 poder ser fatal!

Este artigo pretende assim dar a conhecer estudos observacionais recentes sobre as condições de saúde dos doentes mais graves que parecem aumentar os riscos de morte após infecção com SARS-CoV-2 .

LEIA TAMBÉM: COVID-19 quais os tratamentos mais recentes?

Estudo com 52 pacientes graves

Pacientes: 52 / Mortos: 32

Estudo: Clinical course and outcomes of critically ill patients with SARS-CoV-2 pneumonia in Wuhan, China: a single-centered, retrospective, observational study

Os dados deste estudo, abaixo descritos em diferentes quadros de resultados, são divididos nas seguintes 3 colunas:

  • Sobreviventes (20) na 1ª coluna
  • Não sobreviventes (32) na 2ª coluna
  • Todos os pacientes (52) na 3ª coluna

Idade dos doentes graves

Sexo e exposição ao mercado

Leia também: COVID-19 toda a verdade

Doenças crónicas

As doenças crónicas mais relevantes de 32 não sobreviventes de um grupo de 52 pacientes de unidade de terapia intensiva com a nova doença de coronavírus 2019 (COVID-19) no estudo de Xiaobo Yang e colegas foram:

  • Doenças cerebrovasculares (22%)
  • Diabetes (22%).

Comorbilidades

Sintomas

Análises clínicas

Tratamento

Estudo com 173 pacientes graves

Outro estudo incluiu 1099 pacientes com COVID-19 confirmado, dos quais 173 apresentavam doença grave com as seguintes comorbidades:

  • Hipertensão (23,7%),
  • Diabetes mellitus (16,2%),
  • Doenças coronárias (5,8%),
  • Doença cerebrovascular (2,3%).

Estudo com 140 pacientes graves

Estudo: Clinical characteristics of 140 patients infected with SARS‐CoV‐2 in Wuhan, China

Em um terceiro estudo, de 140 pacientes que foram admitidos no hospital com COVID-19, tinham as seguintes comorbilidade mais relevantes:

  • Hipertensão 30%,
  • Diabetes 12%.

Enzima de conversão da angiotensina (ECA)

Notavelmente, as comorbidades mais frequentes relatadas nesses três estudos de pacientes com COVID-19 são frequentemente tratadas com inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA); no entanto, o tratamento não foi avaliado em nenhum dos estudos.

SARS-CoV-2 onde se liga nas células?

Os coronavírus patogénicos humanos nomeadamente o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave [SARS-CoV] e o novo SARS-CoV-2) provocam a infeção nos humanos ligando-se às células-alvo através da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2), que é expressa pelas células epiteliais do pulmão, intestino, rim, e vasos sanguíneos.

ACE2 tem maior expressão em alguns tecidos e orgãos conforme gráficos seguintes retirados de bases de dados públicas:

Diabetes e hipertensão são factores de risco

A expressão da ECA2 é substancialmente aumentada (regulação positiva) em pacientes com diabetes tipo 1 ou tipo 2, que são tratados com inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) e antagonistas dos receptores da angiotensina II tipo I (ARA). A hipertensão também é tratada com inibidores da ECA e ARA, o que resulta em uma regulação positiva da ECA2.

Hipertensão e IECAs

Os IECAs ou Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina, são compostos que inibem a enzima conversora da angiotensina que converte a angiotensina I em angiotensina II. A angiotensina II é um potente vasoconstritor e estimula a produção de aldosterona, a qual promove retenção de sódio e água nos túbulos renais, aumentado a volémia.

A enzima conversora da angiotensina (ACE) é estimulada pela renina secretada pelos rins, em resposta à diminuição da sua perfusão sanguínea. Ao inibir essa enzima, os IECAs produzem vasodilatação periférica, diminuindo a pressão arterial.

A enzima de conversão de angiotensina é uma Cininase, isto é, igualmente responsável pela degradação das cininas, como a bradicinina, que são vasodilatadoras.

Alguns dos efeitos não desejados dos IECAs, como a tosse, são devidos à acumulação destas cininas. Entretanto, o efeito vasodilatador da bradicinina é atualmente investigado como coadjuvante na efetividade dos inibidores da enzima de conversão.

Alguns exemplos de IECAS mais utilizados são os seguintes:

  • Lisinopril,
  • Perindopril,
  • Ramipril,
  • Enalapril,
  • Captopril
  • Fosinopril,
  • Zofenopril.

Leia também: Hipertensão qual o melhor tratamento e todas as respostas essenciais

Losartan é mais seguro?

Parecem começar a surgir indicações que num quadro de Covid-19 o Losartan será um farmaco mais seguro para os hipertensos. O losartan é um bloqueador ou antagonista do receptor 1 da angiotensina (AT1R), que os pesquisadores dizem que poderia desempenhar um papel no bloqueio de uma enzima usada pelo vírus para se ligar às células.

Estudo a decorrer: Randomized Controlled Trial of Losartan for Patients With COVID-19 Requiring Hospitalization

Os antagonistas dos receptores da angiotensina (ARAs) mais utilizados são os seguintes:

  • Losartan
  • Candesartan
  • Irbesartan
  • Olmesartan
  • Telmisartan
  • Valsartan

LEIA AQUI: COVID-19 tratamentos mais recentes

Bloqueadores do canais de cálcio

Com base numa pesquisa do PubMed em fevereiro de 2020, não foi encontrada nenhuma evidência que sugira que os anti-hipertensivos bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) aumentem a expressão ou atividade da ECA2, portanto, esses podem ser um tratamento alternativo adequado nesses pacientes.

Os bloqueadores dos canais de cálcio mais usados são os seguintes:

  • Amlodipina
  • Lercanidipina
  • Nifedipina
  • Felodipina.

Diabetes e Tiazolidinedionas (glitazonas)

A ECA2 pode ser aumentada por tiazolidinedionas ou glicazonas. Os dados sugerem que a expressão da ECA2 é aumentada na diabetes e o tratamento com inibidores da ECA e ARA aumenta a expressão da ECA2.

Alguns exemplos de glitazonas são os seguintes:

  • Pioglitazona,
  • Rosiglitazona,
  • Troglitazona,
  • Ciglitazona

Leia tabém: Diabetes e os 9 sinais que nunca deve ignorar

Ibuprofeno

A ECA2 pode também ser aumentada pelo anti-inflamatório ibuprofeno (Ex: Brufen, Trifene, Nurofen).

Estas alegações do ibuprofeno aumentar a expressão da ECA2 é bastante polémica e as autoridades Europeias de saúde e do medicamento, assim como os laboratórios farmacêuticos produtores de ibuprofeno apressaram-se a desmentir o suporte científico apresentado e publicado na revista científica The Lancet.

No entanto um dos porta-vozes da Organização Mundial de Saúde (OMS), Christian Lindmeier, durante comunicação em Genebra, recomendou usar preferencialmente o paracetamol e não o ibuprofeno.

Ibruprofeno o que dizem os especialistas

A opinião dos especialistas sobre este assunto não é unânime. De seguida deixo link para artigo que cruza opiniões de diferentes especialistas sobre o ibuprofeno e a Covid-19.

Estudo: expert reaction to reports that the French Health Minister recommended use of paracetamol for fever from COVID-19 rather than ibuprofen or cortisone

É sabido há muitos anos que os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) têm um efeito negativo em doentes com historial clínico de asma, por exemplo, sendo por conseguinte vasta a literatura científica que alerta para a não utilização de AINEs em doentes asmáticos.

Este é apenas o exemplo mais conhecido e comprovado de uma influência negativa do ibuprofeno e outros AINEs no sistema respiratório de muitos doentes com a “árvore respiratória” mais frágil.

Ibuprofeno na minha opinião

Tendo em conta os efeitos negativos no sistema respiratório já comprovados nos doentes com asma, na minha opinião a evidência científica de relação entre o ibuprofeno e a Covid-19 não é forte mas merece ser investigada pois o pressuposto teórico de aumento da ECA quando se toma ibuprofeno parece ter algum suporte científico que não deve ser totalmente descartado… apesar da polémica

De tal forma é pertinente a recolha de mais dados científicos sobre esta relação que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e quase todas as principais autoridades de saúde internacionais sublinharam a necessidade de o ibuprofeno nunca ser usado como escolha de primeira linha, mas sim o paracetamol no combate à febre quando existe um quadro de sintomatologia respiratória, como no caso da Covid-19.

Quanto aos desmentidos categóricos das industrias farmacêuticas que comercializam ibuprofeno, como em qualquer situação na vida, não devem ser demasiado valorizadas quando falam em causa própria… mas sim ler primeiro o que dizem as autoridades de saúde independentes como a EMA (Agência Europeia do Medicamento).

Covid-19 risco grave e fatal

Consequentemente, o aumento da expressão de ECA2 facilitaria a infecção por COVID-19. Portanto, os investigadores consideram que o tratamento da diabetes e da hipertensão com medicamentos estimulantes da ECA2 aumente o risco de desenvolver COVID-19 grave e fatal.

Se essa hipótese fosse confirmada, poderia levar a um conflito em relação ao tratamento, pois a ECA2 reduz a inflamação e tem sido sugerida como uma nova terapia potencial para doenças inflamatórias pulmonares, cancro, diabetes e hipertensão.

Predisposição genética

Outro aspecto que deve ser investigado é a predisposição genética para um risco aumentado de infecção por SARS-CoV-2, que pode ser devido a polimorfismos da ECA2 que foram associados a diabetes mellitus, acidente vascular cerebral e hipertensão, especificamente em populações asiáticas.

Concluindo

Resumindo estas informações, a sensibilidade de um indivíduo pode resultar de uma combinação de terapia e polimorfismo da ECA2. Sugere-se que pacientes com doenças cardíacas, hipertensão ou diabetes, que são tratados com medicamentos que aumentam a ECA2, têm maior risco de infecção grave por COVID-19 e, portanto, devem ser monitorados quanto a medicamentos moduladores da ECA2, como inibidores da ECA (Enzima de Conversão da Angiotensina) ou ARAs (Antagonistas dos Receptores da Angiotensina).

Referências