Coronavírus e superfícies

CORONAVÍRUS AR SANITAS E SUPERFÍCIES TODA A VERDADE

Como os casos globais de covid-19 continuam a subir e espera-se que as pessoas com sintomas se isolem dos outros, não é surpresa que um número crescente de nós se encolhe quando ouvimos alguém tossir, mesmo que esteja a dois metros de distância.

Pesquisas realizadas sobre o novo coronavírus e outros similares, como o SARS, sugerem que o vírus se pode espalhar através de partículas no ar e através de superfícies contaminadas. Mas como é que isso acontece? Quanto tempo o vírus pode sobreviver nas superfícies e o que podemos fazer para nos proteger?

Leia também: Coronavírus origem misteriosa e teoria da conspiração

Sobrevivência no ar respirado

A Covid-19 é uma doença respiratória e espalha-se amplamente através de gotículas no ar, diz John Lednicky, um virologista que estuda coronavírus na Universidade da Flórida. Estes são normalmente expulsos quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

Mas falar também liberta gotículas. As partículas mais pesadas caem no chão, mas as partículas menores e mais leves podem viajar mais e permanecer no ar, e são mais propensas a infectar outras pessoas, diz Lednicky.

Podemos então inalar aqueles vírus, mas eles também podem entrar em contato com os nossos olhos. Mesmo quando mantemos a distância, há possibilidade de entrar em contato com um vírus enquanto atravessamos uma nuvem de partículas de vírus, diz Lednicky. Não está claro se esse é o caso do novo coronavírus, mas outros vírus semelhantes podem-se espalhar dessa maneira.

Leia também: Toda a verdade sobre a Covid-19 sintomas não valorizados e porque é tão mortal?

Diarreia sanitas e aerossol infectado

Existem outras maneiras, ainda menos agradáveis de libertar as partículas carregadas de vírus no ar. Os sintomas do coronavírus podem variar, mas algumas pessoas experimentam diarréia.

Segundo Lednicky quando usamos uma sanita, podemos criar um aerossol cheio de infecção. Esse efeito é mais pronunciado do que o habitual nas pessoas com diarreia e pode contaminar mais a superfície da casa de banho. Os aerossóis libertados podem viajar ao longo de sistemas de canalização e ventilação, acabando por se espalhar por prédios e blocos de apartamentos.

SARS infetou ventilação de prédio inteiro em 2003

Foi assim que a SARS se espalhou por um conjunto habitacional em Hong Kong em 2003. Na época a Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu o seguinte cenário:

“Pensa-se que um homem de 33 anos com diarreia tenha passado a infecção a centenas de outros moradores do conjunto residencial Amoy Gardens como resultado do desenho errado das “armadilhas sanitárias” em forma de U existentes nessas casas de banho, um efeito amplificador dos exaustores aí existentes, um tubo de esgoto partido … e um efeito aerodinâmico num poço de luz para o qual as janelas da casa de banho se abriam ”.

Leia também: Quais os tratamentos mais recentes? Qual a polémica sobre uso de cloroquina e azitromicina já disponíveis?

Sobrevivência em superfícies

Também foi descoberto que o novo coronavírus persiste durante dias em superfícies. Uma equipa liderada por Vincent Munster no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, em Montana, publicou uma pesquisa sugerindo que o vírus pode sobreviver em superfícies de plástico e aço inoxidável até 72 horas.

Estudo: Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1

As figuras seguintes descrevem o tempo de sobrevivência, perda de virulência e semi-vida do SARS-CoV-1 e SARS-CoV-2 em diversas superfícies tais como:

  • Aerrosois
  • Cobre
  • Cartão
  • Aço inoxidável
  • Plástico
Quantidade de vírus viaveis em aerossol, cobre, cartão, aço inoxidável e plástico
Diminuição da quantidade de vírus viaveis com o tempo
Tempo de semi-vida dos vírus viaveis

Outras pesquisas sugerem que os vírus da SARS e MERS, que são coronavírus semelhantes, podem persistir em superfícies de metal, vidro e plástico até 9 dias.

Os Centros de Controle de Doenças (CDC) dos EUA publicaram um relatório sugerindo que o novo coronavírus poderia permanecer nas superfícies por um período ainda mais longo descrevendo que o RNA do vírus foi detectado nas superfícies das cabines de pessoas que haviam desocupado o navio de cruzeiro Diamond Princess, 17 dias antes, incluindo os passageiros que não apresentaram sintomas.

Virulência das partículas

Segundo Lednicky Isso não significa necessariamente que essas partículas virais ainda possam infectar outras pessoas. Por um lado, partículas de vírus tossidas ou espirradas podem ser cobertas por uma camada protetora de muco que as ajuda a sobreviver. Mas muitos outros fatores também têm influência tais como:

  • A luz ultravioleta pode acabar com a capacidade de alguns vírus de infectar novamente as pessoas.
  • O calor e a humidade também podem desativar os vírus.

Desinfectar as compras vale a pena?

Então vale a pena tentar desinfetar as compras on-line quando elas chegarem a sua casa? Lednicky acha que não. A maioria dos produtos de limpeza doméstica não mata coronavírus, diz ele. E mesmo que use um produto que faz isso, é improvável que consiga limpar todos os cantos e recantos de, por exemplo, um cacho de uvas. É mais eficaz praticar o distanciamento social e a boa higiene pessoal.

Referências: