POKEMON GO razões de saude melhorsaude.org melhor blog de saude

POKEMON GO 10 RAZÕES DE SAÚDE PARA “CAÇAR”




Pokemon go é como uma “febre”! Em www.pokemongo.com encontra todas as explicações sobre jogos de pokemon go para perceber melhor este fenómeno! Este artigo pretende clarificar as implicações para a saúde desta caça aos Pokemon! Parte do sucesso está certamente na junção da realidade física da área onde habita ou visita como turista, com a realidade virtual. Para conseguir caçar nos jogos de Pokemon go é necessário um smartphone com GPS e uma aplicação que mostre em que local das proximidades estão a ser avistados Pokemon! Depois é só sair do sofá à pressa e ir ao seu encontro do pokemon…antes que ele desapareça!

Pokemon GO porque se tornou viral?

Além de obrigar a levantar do sofá e sair de casa para “caçar” um dos elementos mais importantes e virais da caça dos jogos de pokemon go consiste na surpresa de, repentinamente, no local assinalado pela presença do pokemon aparecerem, vindas do nada e de todos os lados, várias pessoas para caçar o mesmo pokemon! De repente o caçador solitário transforma-se num dos elementos da “matilha” que persegue a presa tão desejada! Mas será que é bom pertencer à “matilha”… ou será um “rebanho”?!

Clique na ligação seguinte, leia a noticia e veja o vídeo da “matilha” ou será um “rebanho”?!

Cortam o trânsito para apanhar Pokémons em Gaia

No final do artigo não perca o vídeo de uma caçada real na cidade do Porto com partilha do ecran em tempo real pelo youtuber Tiagovski. 

Neste vídeo temos o famoso youtuber Tiagovski numa caça real aos Pokemon na cidade do Porto. O que este vídeo tem de especial é a partilha do ecran em tempo real onde é possivel ver um pouco de tudo durante a “caçada” incluindo:

  • Pokestops
  • Captura de Pokemons com alto cp (valor)
  • Evolução do Pokemon para cp acima de 1.300
  • Ovos e nascimento de Pokemon
  • Captura falhada de Pokemon e muito mais!

Perdoem apenas algumas asneiras proferidas pelo youtuber no calor da emoção de uma caçada muito proveitosa! Vídeo disponivel  no final do artigo.

[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked]

pokemon go razões de saude melhorsaude.org

1. Menos tempo sentado

Pokemon go obriga a mais actividade física, principalmente caminhada.  Caminhar pelo menos 30 minutos por dia melhora o nosso estado de saúde geral diminuindo o risco de mortalidade geral causado por diversas doenças, segundo um estudo da Duke Universal Medical Centre, nos Estados Unidos. Outros estudos demonstram que andar 10 mil passos por dia (cerca de 60 minutos em passada rápida) melhora significativamente a nossa saúde.

2. Menor risco de diabetes

Caminhar mais também ajuda a diminuir o risco de diabetes. Um estudo conduzido pelo Duke Universal Medical Centre, nos Estados Unidos, apurou que uma caminhada diária de 30 minutos reduz o risco de diabetes. Assim sair à rua diariamente por causa dos jogos de pokemon go pode ajudar a travar a diabetes que já é considerada uma das epidemias do século XXI.

3. Menor risco de doenças cardiacas

Pokemon GO pode diminuir o risco de doença do coração. Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology nos Estados Unidos, apurou que uma breve caminhada diária de apenas 15 minutos (metade do mínimo recomendado de 30 minutos) reduz a mortalidade geral de todas as causas em 30% e pode significar em média mais 3 anos de vida. Caminhadas mais prolongadas ou corrida aumentam ainda mais esses benefícios para a nossa saúde.

Estudo:  Minimal Amount of Exercise to Prolong LifeTo Walk, to Run, or Just Mix It Up?

4. Pokemon GO aumenta o sentido de comunidade e diminui o isolamento

O convívio, conversa e contacto pessoal com outros “caçadores” é um óptimo argumento para ajudar os mais tímidos  a deixar o habitual isolamento evitando alguns estados depressivos. Os jogos de pokemon go têm a particularidade de juntar 3 gerações que contactaram com os pokemon desde o ano 2000, altura em que foi lançada a serie de TV. Assim é usual encontrarem-se pessoas dos 20 aos 40 anos, juntos, a caçarem pokemons.

5. Ajuda a emagrecer e a controlar o peso

Em 30 minutos de caminhada no contexto dos jogos de pokemon go pode queimar facilmente cerca de 200 calorias e numa hora aproximadamente 400 calorias. O controlo de peso é uma das “pragas” do século XXI pelo que todas as ajudas são bem vindas para evitar um desatre que aliás já está em marcha com números alarmantes de novos diabéticos e obesos sempre a crescer.

Pokemon go e saude melhorsaude.org melhor blog de saudePublicidade melhorsaude.org melhor blog de saude


Fim da publicidade melhorsaude.org melhor blog de saude

6. Diminui o stress e melhora o humor

É sabido que quando estamos distraidos e interessados em algo que nos motiva não pensamos em coisas negativas pelo que a caminhada parece ser um ótimo “antidepressivo” por originar a libertação de neurotransmisores como a serotonina e dopamina que têm um efeito positivo no nosso humor diminuindo o stress e a ansiedade. Sendo assim uma caçada nos jogos de pokemon go será uma distração muito válida para esquecer pensamentos negativos e libertar neurotransmissores “mais felizes”!

7. Melhora a circulação e diminui o risco de varizes nas pernas

Para ter pernas sem varizes é essencial estimular a circulação sanguinea movimentando as pernas e os pés com frequência ou seja evitando longos periodos de sedentarismo, sentados com as pernas estáticas na mesma posição. Assim uma caçada diária no contexto do jogo pokemon go pode ajudar a evitar a formação de varizes nas pernas. Pode também ser um hábito que ajuda a evitar o aparecimento de Trombose Venosa Profunda que é um problema de saúde potencialmente grave que ocorre devido à formação de coagulos que origina um entupimento de veias da perna, coxas ou região pélvica, caracterizando-se por quadro de edemas e dor no membro afectado.

8. Faz bem ás “caçadoras” grávidas

As caçadoras grávidas de pokemon go beneficiam principalmente dos benefícios de caminhar mais em vez de estarem sentadas. Assim, os principais benefícios da caminhada na gravidez são:

  • Redução dos pés inchados no final do dia;
  • Melhora o sono da grávida;
  • Ajuda a relaxar;
  • Evita ganhar peso em excesso;
  • Diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

9. Diminui o risco de hipertensão e colesterol elevado

Os triglicerídeos e o colesterol mau, também conhecido como LDL, são as principais fontes de gordura que circulam no sangue. Por isso, quando a concentração de colesterol no sangue está muito elevada, pode acontecer o entupimento das veias e artérias, aumentado o risco de doenças cardíacas como hipertensão arterial, infarte do miocardio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uma caminhada diária ajuda a prevenir a concentração exagerada de colesterol LDL (mau) nas veias e artérias.

10. Aumenta as possibilidades de namoro

Sair à rua, conhecer outras pessoas e conversar com elas é evidente que aumenta as hipóteses de arranjar um namoro! E claro um namoro saudável não obsessivo em que cada cada um respeita os sentimentos, ideias e amizades do outro… só faz bem à saúde! Este ponto pode, por isso, ser positivo ou negativo dependendo da “qualidade” do namoro!

Livros grátis melhorsaude.org melhor blog de saude pokemon go

[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked]

E os pontos negativos quais são?

É claro que um fenómeno desta dimensão é sempre polémico e raramente trás unanimidade de opinião. Apesar das 10 positivas razões de saúde acima descritas existem também pontos negativos, a saber:

  • Acidentes graves por distração. Existem notícias de pessoas que durante a caça aos Pokemon, por distração, tiverem quedas com consequências graves assim como acidentes de viação por conduzirem enquanto olhavam para o telemóvel.
  • Possiveis conflitos de gerações. Apesar de ser um fenómeno engraçado e para todas as idades é evidente que se trata de um jogo essencialmente para pessoas habituadas ás novas tecnologias, principalmente da componente móvel, que se estende até à faixa etária dos 40 anos. É portanto natural que os mais velhos tenham dificuldade em entender como é possivel “perder a cabeça” por uma coisa que só existe virtualmente no telemóvel que para estes serve essencialmente para telefonar!
  • Cuidado com os roubos. Tanta aglomeração de pessoas e tecnologia pode chamar o “amigo do alheio” pelo que deve tomar cuidado com a sua carteira e até com o telemóvel principalmente se for um modelo caro que chama facilmente à atenção de indivíduos mal intensionados! No entanto a “caça” solitária pode ser ainda mais perigosa pelo que se possível leve companhia.
  • Gastar demasiado dinheiro. O jogo permite evoluir mais depressa se comprar diversos items na loja do jogo.

Que items podem ser comprados e oferecidos?

Nos jogos de pokemon go nem todos os items são comprados. Alguns são oferecidos nos pokestops que são sítios assinalados no jogo onde existem ofertas para os jogadores. Os item mais populares são:

  • Pokebolas, para guardar os pokemon;
  • Incensos que atraem pokemon;
  • Lures que atraem pokemons para as pokestops (sitios onde são oferecidos items). Os items oferecidos nas pokestops podem ser ovos onde nascem os pokemons,  pokebolas, revives que regeneram os pokemons feridos repondo a saúde máxima;
  • Lucky eggs aumentam a experiência para poderes passar de nivel mais rápido;
  • Expansões da capacidade de armazenamento de items e pokemons.

Pokemon go saude melhorsaude.org melhor blog de saude

O Jornal de Notícias elaborou uma lista de 10 notícias que dão que pensar acerca da caça aos pokemons. São vários os casos em que os jogos de Pokémon Go se tornaram notícia. Algumas engraçadas outras que acabaram de forma trágica.

  • Um rapaz neozelandês, de 24 anos, deixou o seu trabalho para se dedicar exclusivamente a apanhar Pokémons. Sai, diariamente, de casa com uma termo de café e uma sandes para procurar estes seres animados;
  • O OLX já recebeu mais de 450 anúncios relacionados com o Pokémon Go. Em Penafiel há quem venda uma conta com um Pikachu por 10 euros. No Porto, uma caça ao Pokémon em Tuk Tuk pode custar 30 euros;
  • Os líderes religiosos da Arábia Saudita proibiram o “Pokémon Go” por ser anti-islâmico. No jogo, as figuras vão evoluindo e ganhado poderes específicos, o que é considerado uma blasfémia para a lei muçulmana;
  • As Power Bank, que servem para carregar o telemóvel na rua, viram as suas vendas subirem de uma forma abismal. Os altos consumos de bateria provocados pelo Pokémon Go obrigam a constantes carregamentos do telemóvel;
  • Um jovem norte-americano conseguiu apanhar todos os 142 Pokémons que estão disponíveis nos EUA. Demorou duas semanas e já é considerado um dos melhores jogadores do mundo;
  • A companhia de seguros Tranquilidade lançou um produto especificamente desenhado para quem joga Pokémon Go. É um seguro com capital de morte e de invalidez permanente de 5.000 euros;
  • Jerson Lopez morreu, na Guatemala, quando jogava Pokémon Go. Estava numa linha de comboio, com o seu primo, à procura de Pokémons. Foi alvo de uma emboscada, acabando por ser baleado, o que se revelou fatal para o jovem;
  • Dois jovens, com 19 e 16 anos, estavam parados dentro de uma viatura, na Florida, EUA, a tentar apanhar Pokémons, às 1:30 horas , quando o carro foi atingida por múltiplos tiros. O atirador pensava que eram ladrões;
  • Em Baltimore, também nos EUA, um condutor que estava a jogar Pokémon Go enquanto conduzia, acabou por bater contra um carro da polícia. Não houve feridos, mas ficou a prova do risco de jogar e conduzir ao mesmo tempo;
  • Albert Monina é um nome conhecido de toda a comunidade “gaming”. Também ele foi notícia durante uma caçada aos Pokémons. Caiu num poço, em Brooklyn, enquanto jogava e tudo ficou registado num vídeo que está no YouTube.

Vídeo de uma caçada real aos Pokemon

Neste vídeo temos o famoso youtuber Tiagovski numa caça real aos Pokemon na cidade do Porto. O que este vídeo tem de especial é a partilha do ecran em tempo real onde é possivel um pouco de tudo durante a “caçada” incluindo:

  • Pokestops
  • Captura de Pokemons com alto cp (valor)
  • Evolução do Pokemon para cp acima de 1.300
  • Ovos e nascimento de Pokemon
  • Captura falhada de Pokemon

Perdoem apenas algumas asneiras proferidas pelo youtuber no calor da emoção de uma caçada muito proveitosa! Clique para ver:

Tiagvoski à caça de Pokemon na cidade do Porto

Concluindo

Este parece ser um jogo extraordinário simplesmente pela capacidade, quase única, de juntar realidade virtual com o mundo real. Em simultâneo faz levantar do sofá jogadores de três gerações, principalmente na faixa etária dos 20, 30 e 40 anos de idade.  Muitos destes jogadores têm, certamente, hábitos demasiado sedentários que potenciam excesso de peso e diversas outras doenças associadas tais como hipertensão, diabetes e depressão. Assim, apesar de alguns pontos negativos que derivam principalmente da distração com o jogo, os pontos positivos ligados essencialmente aos benefícios para a saúde de sair do sofá e caminhar vários quilómetros, claramente compensam tudo o resto principalmente quando jogados com boa companhia!

Fique bem

Franklim Fernandes

Fontes:

LEIA E POR FAVOR PARTILHE ESTE ARTIGO

Livros grátis melhorsaude.org melhor blog de saude

[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked]

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável