Dor de cabeça e enxaqueca perigos

DOR DE CABEÇA ENXAQUECA TODA A VERDADE

Dor de cabeça e enxaqueca quais sinais de perigo? Como saber quando consultar o médico? Toda a verdade! A dor de cabeça ou cefaleia (termo médico) e a enxaqueca são condições de saúde muito comuns que afectam imensas pessoas tendo, em muitos casos, consequências graves no dia a dia das mesmas.

Este artigo pretende ser um contributo para gerir melhor as crises e melhorar a qualidade de vida dos doentes, ajudar a perceber as suas dores de cabeça, enxaquecas, diagnóstico e o seu tratamento diferencial. As cefaleias são reais…não se trata apenas de imaginação. Se as dores de cabeça o incomodam é porque necessitam de atenção médica.

Neste artigo vou tratatar os seguintes temas:

  • Cefaleia tipo tensão
  • Cefaleia crónica diária
  • Cefaleia em salvas
  • Enxaqueca
  • Quais as fases de uma enxaqueca?
  • Enxaqueca com aura o que é?
  • Quais os tipos de enxaqueca?
  • São mais frequentes no homem ou na mulher?
  • Testemunhos de doentes descrevendo o que sentem.
  • O que são e quais os diferentes tipos de dor de cabeça?
  • Quais são as causas da dor de cabeça?
  • A cafeína faz bem ou mal à dor de cabeça?
  • Quais os sintomas dos diferentes tipos de dor de cabeça?
  • O que pode fazer para ser ajudar a si próprio?
  • Existem testes de diagnóstico?
  • Quais os tratamentos mais eficazes para a dor de cabeça?
  • Quais os sinais de gravidade de uma dor de cabeça?

melhorsaude.org melhor blog de saude

Dores de cabeça enxaqueca e cefaleia

Algumas dores de cabeça podem ser muito fortes e recorrentes, levando o paciente a achar que tem algo de grave no cérebro. Tumores cerebrais e aneurismas costumam ser os maiores temores de quem sente uma intensa cefaleia. Não é incomum pessoas apavoradas, pedindo ao médico que prescreva uma tomografia computadorizada à cabeça, quando, na verdade, a sua dor é apenas uma cefaleia simples, facilmente diagnosticada clinicamente.

Apesar de muito comum, as pessoas sabem muito pouco sobre as cefaleias e pensam que todas são iguais. Na verdade, existem várias causas para dor de cabeça. A grande maioria é benigna e 90% são causadas por uma das três seguintes dores de cabeça:

  • Enxaqueca,
  • Cefaleia tipo  tensão,
  • Cefaleia em salvas.

Entre as causas graves de dor de cabeça, que correspondem a menos de 10% dos casos, destacam-se:

Porém, existem ainda várias outras causas não graves para dor de cabeça, entre elas:

Ao contrário do que se imagina, problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo não são causas comuns de cefaleia. Também não há uma associação direta entre cefaleia crónica e problemas no fígado.

TIPOS DE CEFALEIAS MELHORSAUDE.ORG

Tipos de cefaleias

Testemunho de um doente

“Tenho dores de cabeça que duram vários dias de cada vez e sinto-me como se estivesse a usar um chapéu muito apertado – mais como uma pressão do que como uma verdadeira dor. Não deixo de fazer o que tenho a fazer, mas o dia custa muito mais a passar.”

Cefaleia tipo tensão

A cefaleia tipo tensão é a forma mais comum de cefaleia que praticamente todas as pessoas têm de vez em quando. Embora nunca seja grave, pode tornar mais difícil a realização das tarefas normais. Em certas pessoas torna-se suficientemente incomodativa para necessitar de atenção médica, geralmente porque se tornou frequente.

Quem tem cefaleia tipo tensão?

A cefaleia tipo tensão afecta a maior parte das pessoas de tempos a tempos, mas as mulheres mais do que os homens. Afecta também as crianças.

Tipos de cefaleia tipo tensão

A cefaleia tipo tensão episódica é muitas vezes referida como a dor de cabeça “normal” ou “vulgar”. Manifestase em crises (episódios) que duram desde meia hora a vários dias. A frequência das crises varia muito entre as pessoas e em cada pessoa ao longo do tempo. Em cerca de três pessoas em cada 100, a cefaleia tipo tensão manifesta-se a maior parte dos dias. Trata-se da cefaleia tipo tensão crónica, que é uma das síndromes de cefaleia crónica diária (existe um folheto separado sobre estas cefaleias que poderá solicitar caso o deseje).

Em certos casos, a cefaleia tipo tensão está sempre presente – pode abrandar mas nunca desaparece completamente. Este tipo de cefaleia pode ser bastante incapacitante e dolorosa.

Sintomas

Geralmente a cefaleia tipo tensão é descrita como um aperto ou uma pressão, como uma faixa apertada em volta da cabeça ou um chapéu muito apertado. Tende a ser dos dois lados da cabeça e, muitas vezes, espalha-se para baixo até ao pescoço ou para cima a partir deste. A dor é geralmente moderada ou ligeira, mas pode ser suficientemente severa para impedir as actividades de todos os dias. Em geral não há outros sintomas, embora certas pessoas com cefaleia tipo tensão tenham aversão a luzes brilhantes ou ruídos fortes e não lhes apeteça muito comer.

Causas

Em geral considera-se que a cefaleia tipo tensão é uma dor de cabeça que afecta ou que provém dos músculos e das suas ligações. As suas causas parecem ser muitas e variadas. Contudo, há certos factores que são mais importantes do que outros:

  • Tensão emocional: pode ser ansiedade ou stress
  • Tensão física nos músculos do couro cabeludo e do pescoço: pode ser causada por postura deficiente, por exemplo quando se está a trabalhar no computador, ou por levantamento incorrecto de um objecto pesado.

Tratamento

Há várias coisas que podes fazer para tentar melhorar a tua dor de cabeça tipo tensão:

Relaxar. Poderá ajudar fazer uma pausa, receber uma massagem ou tomar um banho quente, dar um passeio a pé ou fazer exercício para o afastar da rotina normal.

Lidar com o stress. Se o seu trabalho é stressante ou se está perante uma situação stressante que não pode evitar, tente fazer exercícios de respiração e de relaxamento para impedir uma eventual dor de cabeça. Existem muitas gravações áudio para o orientar nestes exercícios.

Fazer exercício regularmente. A cefaleia tipo tensão é mais comum nas pessoas que não fazem muito exercício em comparação com as que fazem. Tente andar a pé sempre que possível, ou suba as escadas em vez de ir de elevador, de forma a que o exercício se torne uma parte da rotina da sua vida.

Tratar a depressão. Se acha que se sente deprimido a maior parte do tempo, é importante consultar um médico e ser eficazmente tratado.

Mantenha um diário. As fichas do diário podem registar muitas informações relevantes sobre as suas dores de cabeça – com que frequência as tem, quando acontecem, quanto tempo duram e quais são os sintomas. São preciosas para ajudar no diagnóstico, identificando os factores desencadeantes e avaliando se os tratamentos estão a funcionar bem.

Analgésicos se necessário

  • Os analgésicos simples como a aspirina ou o ibuprofeno geralmente funcionam bem na cefaleia tipo tensão episódica.
  • O paracetamol é menos eficaz mas indicado para certas pessoas. … mas não demasiadas vezes A medicação trata apenas os sintomas da cefaleia tipo tensão. Isto é perfeitamente aceitável se não tiver muitos sintomas. Para tratar a dor de cabeça frequente a longo prazo, é melhor tentar tratar a causa.

Siga sempre cuidadosamente as instruções que acompanham a sua medicação.

Nota importante: Não tome analgésicos demasiadas vezes porque pode ficar com uma dor de cabeça pior resultante do tratamento. A isto se chama cefaleia por uso excessivo de medicação e existe um folheto separado sobre ela caso esteja preocupado com este assunto. Para evitar que tal aconteça, nunca tome medicação para tratar a cefaleia regularmente em mais de dois ou três dias por semana.

Tratamentos

Se tem cefaleia tipo tensão episódica frequente ou, mais pertinente ainda, se tem cefaleia tipo tensão crónica, os analgésicos não são a resposta. Só irão piorar as coisas ao longo do tempo. As chamadas medicações profilácticas são uma opção.

Contrariamente aos analgésicos, deve tomá-las diariamente porque funcionam de uma forma totalmente diferente. A sua finalidade é diminuir o risco de dor de cabeça e, portanto, impedir que esta chegue mesmo a começar.

O seu médico pode aconselhá-lo sobre a escolha de medicamentos disponíveis e sobre os seus efeitos secundários prováveis. A maioria foi inicialmente desenvolvida para afecções bastante diferentes, tais como:

  • Depressão
  • Epilepsia
  • Relaxante muscular

Não fique surpreendido portanto se o médico lhe receitar medicamentos cuja indicação terapêutica é distinta da dor de cabeça, não é por esse motivo que a está a tomar. Estes medicamentos também funcionam na cefaleia tipo tensão, tal como o fazem noutras afecções dolorosas. Se estiver a tomar um destes medicamentos, siga cuidadosamente as instruções. A investigação demonstrou que uma razão muito frequente para que este tipo de medicação não funcione é o facto de os doentes se esquecerem de a tomar.

Uma vez que a postura por vezes desempenha um papel na cefaleia tipo tensão, e devido aos músculos envolvidos, o seu médico poderá sugerir fisioterapia para a cabeça e para o pescoço. Isto pode ajudar imenso algumas pessoas. Outras abordagens sem fármacos incluem:

  • Estimulação nervosa transcutânea eléctrica (TENS) (um tratamento para a dor),
  • Terapia de relaxamento incluindo “biofeedback” ou “yoga”,
  • Acupuntura.

Estas abordagens não são indicadas para todas as pessoas, não funcionam para todas as pessoas e não estão disponíveis em toda a parte. Mais uma vez, o seu médico aconselhá-lo-á.

Estes tratamentos funcionam?

Se a causa for identificada e tratada, a cefaleia tipo tensão episódica raramente continua a ser um problema. Muitas vezes melhora sozinha, ou a causa desaparece, não sendo necessário mais nenhum tratamento. Para certas pessoas, especialmente com cefaleia tipo tensão crónica, estes tratamentos não ajudam ou ajudam apenas em parte. Se tudo o resto falhar, poderá ser encaminhado para uma clínica da dor que utiliza um maior leque de tratamentos.

Testes de confirmação

Não existem testes para confirmação do diagnóstico de cefaleia tipo tensão. Este baseia-se na sua descrição das dores de cabeça e na falta de quaisquer descobertas anómalas quando é examinado. Certifique-se de que descreve cuidadosamente os seus sintomas. Informe também o seu médico sobre o número de analgésicos ou outros medicamentos que toma para as suas dores de cabeça e com que frequência os toma.

É pouco provável que um exame ao cérebro ajude. Se o seu médico não estiver totalmente certo sobre o diagnóstico, poderá pedir-lhe que faça alguns testes para eliminar outras causas das dores de cabeça, mas frequentemente estes testes não são necessários. Se o seu médico não solicitar nenhuns testes, significa que eles não irão contribuir para lhe dar a si o melhor tratamento.

Cefaleia crónica diária

Testemunho de um doente

“Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em concentrar-me. Descobri que bastava um analgésico para abrandar a dor de cabeça. As dores de cabeça começaram a tornar-se mais frequentes e agora tomo analgésicos quase todos os dias. A minha cabeça nunca parece estar completamente desanuviada.”

Cefaleia crónica diária o que é?

A cefaleia crónica diária não é um diagnóstico. É uma descrição conveniente atribuída à dor de cabeça que se manifesta 15 ou mais dias todos os meses durante mais de três meses.

Diferentes tipos de cefaleia crónica diária

Existem vários tipos diferentes de cefaleia crónica diária e, em geral, são definidos pelas suas causas sendo as mais frequentes as seguintes:

  • Cefaleia tipo tensão crónica
  • Cefaleia por uso excessivo de medicação

A cefaleia por uso excessivo de medicação pode desenvolver-se a partir da enxaqueca ou da cefaleia tipo tensão.

Prevalência

É espantosamente comum. Cerca de uma em cada 20 pessoas desenvolve este problema em determinada altura da sua vida. É mais comum nas mulheres do que nos homens e também afecta as crianças.

Sintomas

A característica principal é a dor de cabeça muito frequente. Esta varia mas é, muitas vezes, uma dor constante. Outros sintomas frequentes, que acompanham a dor de cabeça, são:

  • Sensação de cansaço
  • Sensação de enjoo
  • Irritabilidade
  • Dificuldade em dormir

Às vezes a dor de cabeça parece implacável, embora possa mudar ao longo do dia. A cefaleia por uso excessivo de medicação está muitas vezes no seu pior ao acordar de manhã.

A minha cefaleia vai melhorar?

A forma como a cefaleia crónica diária é tratada depende do diagnóstico e da causa. Obter o tratamento correcto é muito importante, pelo que são geralmente necessários cuidados médicos.

Todos os tipos de cefaleia crónica diária podem ser temporariamente aliviados por meio de analgésicos ou de tratamentos contra a enxaqueca, mas em muitos casos este alívio é apenas parcial e o efeito diminui com o tempo.

Estes tratamentos não são apropriados porque agravam a afecção. Se a sua dor de cabeça já é causada pelo uso excessivo de medicação deste tipo, então é provável que melhore assim que deixar de tomar a medicação e não o inverso.

Preciso de alguns testes?

Seja qual for o tipo de cefaleia crónica diária, não existem testes para confirmação do diagnóstico. Este baseia-se na sua descrição das dores de cabeça e na falta de quaisquer descobertas anómalas quando é examinado. Por este motivo, é muito importante que descreva cuidadosamente os seus sintomas e a forma como eles se desenvolveram. É também muito importante que diga o número de analgésicos ou outros medicamentos que toma para as suas dores de cabeça e com que frequência os toma.

O seu médico deverá ser capaz de dizer com bastante facilidade se tem uma doença mais grave do que a cefaleia crónica diária. Se o seu médico não tem a certeza sobre o diagnóstico, ou se há uma alteração súbita da sua dor de cabeça, poderão ser efectuados testes, incluindo um exame ao cérebro, para eliminar outras causas das suas dores de cabeça. No entanto, frequentemente estes testes não são necessários. Se o seu médico não solicitar um exame ao cérebro, isso significa que esse exame não irá contribuir para lhe dar a si o melhor tratamento.

Cefaleia por uso excessivo de medicação

Qualquer medicação que utiliza para tratar os sintomas da cefaleia, quando tomada com demasiada frequência durante demasiado tempo, pode causar cefaleia por uso excessivo de medicação.

Medicamentos com uso excessivo na cefaleia

Os medicamentos mais usados no “combate” ás cefaleias e que podem causar cefaleia por uso excessivo são:

  • Aspirina,
  • Paracetamol (ex: Ben-u-ron®, Panadol®, Panasorbe®, Tylenol®),
  • Ibuprofeno (ex: Brufen®, Trifene®, NUrofen®,Spidifen®),
  • Codeína,
  • Triptanos (ex:  Zomig®, ou Zolmitriptano),
  • Ergotamina.

De facto, todos os analgésicos, mesmo os comprados sem receita médica – estão associados a este problema. E não são só os analgésicos. Os fármacos que tratam especificamente a enxaqueca também conduzem a este problema quando utilizados com demasiada frequência. Estes incluem os triptanos e, acima de tudo, a ergotamina.

Cafeína trata ou causa dor de cabeça ?

Uma cefaleia semelhante, embora não rigorosamente igual à cefaleia por uso excessivo de medicação, pode resultar da ingestão de quantidades excessivas de cafeína. A fonte habitual desta cefaleia é o café, o chá ou as bebidas com cola, mas pode vir de comprimidos de cafeína ou da cafeína incluída em muitos analgésicos.

Mecanismo das cefaleias

A forma exacta como se desenvolve a cefaleia por uso excessivo de medicação não é conhecida e poderá ser diferente segundo a natureza da medicação. Os triptanos e a ergotamina podem causar um efeito de ricochete, com a dor de cabeça a voltar depois de passado o seu efeito.

Pensa-se que os analgésicos causam, ao longo do tempo, uma alteração nos sistemas de sinalização da dor no cérebro. Estes sistemas habituam-se aos efeitos da medicação pelo que se torna necessária cada vez mais.

“Para a maioria das pessoas com cefaleias ocasionais, os analgésicos são um tratamento seguro e eficaz. No entanto, a cefaleia por uso excessivo de medicação pode desenvolver-se em qualquer pessoa que tome tratamentos para a dor de cabeça regularmente em mais de três dias por semana.”

Como começa a cefaleia?

Geralmente a pessoa com cefaleia por uso excessivo de medicação começa com crises ocasionais de cefaleia tipo tensão ou (mais frequentemente) de enxaqueca. Por diversas razões, as dores de cabeça começam a manifestar-se com mais frequência. Tal poderá ser por variação natural ou porque se desenvolveu uma dor de cabeça extra, talvez devido ao stress ou à dor muscular.

O aumento das dores de cabeça conduz ao uso de mais medicamentos para tentar controlar os sintomas, eventualmente até ambos acontecerem todos os dias. Muitas pessoas nesta situação sabem que estão a tomar mais medicação do que aquilo que é sensato e tentam reduzir a quantidade.

Tal faz com que tenham uma cefaleia agravada por uma síndrome de privação, para a qual tomam mais medicação. É fácil perceber como é que isto se transforma num ciclo vicioso, que pode ser difícil de quebrar.

“Não interessa quanto é que toma – se toma regularmente a dose total de analgésicos apenas num ou dois dias por semana, é pouco provável que venha a desenvolver cefaleia por uso excessivo de medicação. No entanto, se começar a tomar analgésicos quase todos os dias poderá agravar as suas dores de cabeça. É o uso frequente durante um período de tempo que causa o problema.”

O que posso fazer?

A única maneira de tratar este problema consiste em parar a medicação usada excessivamente. Estudos clínicos revelam que a maioria das pessoas que deixam de tomar a medicação usada excessivamente melhoram imenso. No entanto, pode demorar até três meses para se observarem os benefícios totais.

Mesmo que as dores de cabeça continuem depois dessa altura, apesar de ter parado a medicação, a sua causa normalmente torna-se clara e respondem melhor ao tratamento específico correctamente prescrito.

Parar com a medicação em excesso

Pode retirar o medicamento parando completamente de o tomar ou reduzindo gradualmente a quantidade tomada ao longo de duas a três semanas. Independentemente da forma escolhida, beba muitos líquidos enquanto o estiver a fazer, mas evite tomar mais cafeína.

Se parar completamente, irá sentir, quase de certeza, pelo menos, alguns dos seguintes sintomas de privação:

  • Agravamento da cefaleia
  • Sensação de enjoo
  • Vómitos
  • Ansiedade
  • Dificuldade em dormir

“Estes sintomas de privação aparecerão ao fim de 48 horas e poderão durar, na pior das hipóteses, até duas semanas. No entanto, as pessoas que tentam parar o medicamento lentamente parecem ter mais tendência para falhar, talvez porque demora muito mais tempo”.

Melhor altura para deixar a medicação

Faz sentido escolher a altura para retirar a medicação e não começar imediatamente antes de um acontecimento importante. Avise os seus colegas de trabalho que poderá ter de faltar durante alguns dias.

Se o uso excessivo de medicação lhe está a causar dores de cabeça frequentes, continuar a fazer o mesmo não é uma opção. Continuará a ter dores de cabeça cada vez mais frequentes, que não irão responder aos analgésicos nem à medicina preventiva. Eventualmente poderá fazer ainda mais mal a si próprio, como danificar o seu fígado e os seus rins.

Outros tratamentos

Existem medicamentos, que podem ser prescritos pelo médico, que pode tomar todos os dias para o ajudar a largar o medicamento usado excessivamente. Funcionam apenas se parar toda a restante medicação para as dores de cabeça e, mesmo assim, não se sabe ao certo até que ponto ajudam. Terá também que parar de os tomar em dada altura e, para a maioria das pessoas, é melhor passar sem eles.

À medida que se desenvolve, a cefaleia por uso excessivo de medicação substitui em grande parte a cefaleia original (enxaqueca ou cefaleia tipo tensão) para a qual começou por tomar a medicação. Isto significa que, à medida que a sua cefaleia por uso excessivo de medicação melhora após a retirada dessa medicação, pode esperar que o seu tipo original de cefaleia regresse.

Se tiver necessidade, pode recomeçar com cautela a utilizar medicação para esta cefaleia depois de o padrão de cefaleia ter regressado ao normal. Tal poderá demorar pelo menos várias semanas.

“Tenha cuidado porque há o risco de fazer o mesmo que já tinha feito antes. Para impedir que tal aconteça, evite tratar as dores de cabeça em mais de três dias seguidos ou numa base regular em três ou mais dias de uma semana”.

O que fazer se a dor de cabeça não melhora?

Se uma dor de cabeça não melhora, ou se está sempre a voltar, nunca continue a tomar a medicação sem consultar o seu médico. Consulte o seu médico se a dore de cabeça frequente não desaparecer ou se voltar no futuro.

Mantenha um diário sobre a dor de cabeça!

Pode utilizar as fichas do diário para registar muitas informações relevantes sobre a sua dor de cabeça – com que frequência a tem, quando acontece, quanto tempo dura e quais são os sintomas. São preciosas para ajudar no diagnóstico e para avaliar se os tratamentos estão a funcionar bem. Para as pessoas que correm o risco de ter cefaleia por uso excessivo de medicação, os diários são especialmente importantes porque ajudam a verificar a quantidade de medicação que a pessoa está a tomar.

ENXAQUECA melhorsaude.org

Enxaqueca

Testemunho de um doente

“Quando tenho uma enxaqueca sinto-me muito doente e não consigo fazer nada durante todo o dia ou mesmo durante mais tempo. Pressinto quando vou ter uma enxaqueca e, de repente, ela aparece com toda a força; sinto-me horrível e tenho que me deitar. À medida que ela avança, sinto-me enjoado (quase a vomitar), eventualmente vomito e, por fim, a dor começa a abrandar. No dia seguinte ainda tenho uma vaga dor e sinto-me absolutamente exausto mas de resto bem.”

Enxaqueca o que é?

A enxaqueca é uma afecção médica. Manifesta-se em crises, uma ou duas vezes por ano em certas pessoas mas podendo atingir várias vezes por mês noutras. A principal característica destas crises é a dor de cabeça, que pode ser intensa. Outras características comuns são as seguintes:

  • Sensação de enjoo ou vómitos
  • Desconforto provocado pela luz e pelo ruído

Se se sente enjoado quando tem uma dor de cabeça, ou se a luz e o ruído o incomodam, ou se a sua dor de cabeça dificulta a realização das suas actividades diárias habituais, é bastante provável que seja uma enxaqueca.

Causas

A enxaqueca vem do cérebro. Trata-se de uma afecção das partes do cérebro que processam a dor e outras sensações. Provavelmente herdou-a de um dos seus pais ou de um dos seus avós.

Prevalência

Cerca de um em sete adultos tem enxaqueca, portanto é muito frequente. As mulheres têm a probabilidade de ser três vezes mais afectadas do que os homens. Começa muitas vezes na infância ou na adolescência. Nas raparigas, em particular, pode começar na puberdade. A enxaqueca afecta famílias inteiras e pode ser hereditária.

Tipos de enxaqueca

Os tipos de enxaqueca mais comuns são os seguintes:

  • Enxaqueca sem aura ( 75% dos doentes )
  • Enxaqueca com aura ( 10% dos doentes )

O mais comum é a enxaqueca sem aura (a aura é descrita mais adiante). Cerca de três quartos das pessoas com enxaqueca tem apenas este tipo; uma em cada 10 tem enxaqueca com aura, e o dobro destas tem eventualmente ambos os tipos.

Muito menos frequentes são as crises unicamente de aura, sem dor de cabeça. Este tipo de enxaqueca tende a desenvolver-se nas pessoas mais idosas. Existem outros tipos de enxaqueca, mas são raros.

Sintomas

Os sintomas estão presentes durante a crise, que tem quatro fases, embora nem todas se verifiquem sempre. Entre as crises, a maioria das pessoas com enxaqueca está perfeitamente bem. As quatro fases são as seguintes:

  • Premonitória
  • Aura
  • Cefaleia
  • Resolução

Fase premonitória

Chega antes de quaisquer outros sintomas da crise. Apenas metade das pessoas com enxaqueca têm consciência desta fase. Se é uma dessas pessoas, poderá sentir durante horas ou mesmo um ou dois dias antes da dor de cabeça começar alguns dos seguintes sintomas:

  • Irritado
  • Deprimido
  • Cansado

No entanto, certas pessoas acham que ficam invulgarmente enérgicas durante esta altura. Algumas têm um apetite específico para determinados alimentos. Outras “só sabem” que está prestes a começar uma crise de enxaqueca.

Fase de aura

Aura o que é?

A aura, quando aparece, é quase sempre na fase seguinte. Apenas um terço das pessoas com enxaqueca chegam a ter aura e, mesmo para essas pessoas, poderá não fazer parte de todas as crises.

“A aura é um sinal do cérebro, que está a ser temporariamente ,mas não gravemente, afectado pelo processo de enxaqueca. Dura, geralmente, 10 a 30 minutos, mas pode durar mais.”

Sintomas de aura

Os principais sintomas que caracterizam uma aura são:

  • Afecta principalmente a visão
  • Poderá notar manchas
  • Ver luzes brilhantes ou cintilantes
  • Ver linhas coloridas em ziguezague a espalharem-se em frente dos seus olhos, geralmente para um lado
  • Sintomas sensoriais (menos frequentes) – formigueiro ou adormecimento – que começam em geral nos dedos de uma mão e se espalham pelo braço acima indo afectar esse lado da face ou da língua. Quando estes aparecem, há quase sempre também sintomas visuais.
  • Dificuldade em falar ou em encontrar as palavras certas também pode fazer parte da aura

Fase de cefaleia

É a mais problemática para a maioria das pessoas, durando algumas horas ou até dois ou três dias. A enxaqueca é muitas vezes intensa. Tem tendência para ser unilateral, mas pode ser dos dois lados, e embora afecte com maior frequência a frente ou a têmpora pode ser em qualquer parte da cabeça. É geralmente uma cefaleia latejante ou pulsátil, muitas vezes agravada pelo movimento. Provavelmente sentirse-á enjoado (quase a vomitar) e poderá mesmo vomitar (o que parece aliviar a dor de cabeça). Poderá também achar a luz e o ruído desagradáveis e preferir estar só no escuro e sossegado.

Fase de resolução

À medida que a cefaleia desaparece. Durante este tempo poderá sentir-se outra vez cansado, irritado e deprimido, e ter dificuldades de concentração. Poderá demorar mais um dia até se sentir totalmente recuperado.

Limiar de enxaqueca o que é?

A enxaqueca é imprevisível. Uma crise pode iniciar-se em qualquer altura. No entanto, certas pessoas têm mais tendência para crises do que outras. Quanto mais elevado é o seu limiar de enxaqueca, menores são as suas probabilidades de desenvolver uma crise, e quanto menor é o seu limiar, maior é o risco que corre.

Os chamados factores desencadeantes desempenham aqui o seu papel. Um factor desencadeante despoleta uma crise (embora não percebamos como é que isso acontece). Fá-lo com mais facilidade se o seu limiar de enxaqueca é baixo. Se o seu limiar é alto, poderá ser preciso que dois ou mais factores desencadeantes se juntem para isso acontecer.

Separados dos factores desencadeantes estão os factores de predisposição. Estes factores têm o efeito de baixar o seu limiar, pelo que os factores desencadeantes trabalham com mais facilidade. O cansaço, a ansiedade e o stress geral têm este efeito, o mesmo acontecendo com a menstruação, a gravidez e a menopausa nas mulheres.

Factores desencadeantes

Todas as pessoas querem saber o que poderá desencadear a sua enxaqueca. Tal é muitas vezes difícil e por vezes impossível de precisar porque os factores desencadeantes não são os mesmos para todas as pessoas nem mesmo os mesmos para crises diferentes na mesma pessoa. Muitas pessoas com enxaqueca não conseguem identificar quaisquer factores desencadeantes. Os factores desencadeantes possíveis são muitos e variados. Descrevo de seguida os mais relevantes.

Dieta

  • Certos alimentos, mas apenas em certas pessoas
  • Alcool
  • Saltar refeições
  • Refeições atrasadas
  • Refeições inadequadas
  • Retirada da cafeína
  • Desidratação.

Sono

  • Alterações nos padrões de sono
  • Falta de sono como
  • Dormir até tarde.

Outro estilo de vida

  • Exercício intenso
  • Viagem de longa distância, especialmente para outros fusos horários.

Ambientais

  • Luzes brilhantes
  • Luzes cintilantes
  • Odores intensos
  • Alterações meteorológicas acentuadas

Psicológicos

  • Transtorno emocional
  • Relaxamento após um período cheio de stress, o que pode ser surpreendente

Factores hormonais nas mulheres

  • Menstruação,
  • Contracepção hormonal
  • Terapêutica hormonal de substituição (THS)

“O factor desencadeante da enxaqueca mais frequente é a fome ou a insuficiência de alimentos em relação às necessidades. Este é particularmente o caso nos jovens – as crianças com tendência para enxaqueca nunca devem deixar de tomar o pequeno almoço.”

Nas mulheres, as alterações hormonais associadas ao ciclo menstrual são importantes factores desencadeantes potenciais. da enxaqueca. Estes, e a maioria dos outros factores desencadeantes, representam uma certa forma de stress, e sugerem que as pessoas com enxaqueca não respondem bem às mudanças.

Medicamentos para tratar a enxaqueca

Os medicamentos que tratam da crise de enxaqueca têm a designação de tratamentos da crise aguda. Os mais adequados podem ser muito eficazes, mas têm que ser tomados correctamente e não usados em excesso. Incluem analgésicos (para as dores) vendidos sem receita médica, a maior parte dos quais contém:

  • Aspirina
  • Ibuprofeno
  • Paracetamol ( menos eficaz )

Destes, o paracetamol é o menos eficaz para a maioria das pessoas. Em todos os casos, os preparados solúveis ou efervescentes actuam mais depressa e melhor.

Nauseas e vómitos

Além da dor alguns doentes apresentam nauseas e/ou vómitos. Para tratar estes sintomas usam-se antieméticos sendo os mais usados os seguintes:

  • Metoclopramida (ex: Primperan®)
  • Domperidona (ex: Motilium®)

Certos antieméticos até ajudam os analgésicos fazendo com que o seu organismo os absorva mais rapidamente. Pode administrá-los sob a forma de supositórios se se sentir muito enjoado ou se vomitar durante as crises de enxaqueca. O seu farmacêutico pode aconselhá-lo sobre os melhores tratamentos sem receita médica que poderá fazer.

Se nenhum deles funcionar para si, ou se precisar de mais do que a dose recomendada, o farmacêutico poderá sugerir-lhe que consulte um médico. O seu médico poderá prescrever-lhe um dos tratamentos específicos contra a enxaqueca. Deverá experimentá- los quando os analgésicos e os antieméticos não aliviam os seus sintomas e não o fazem regressar à vida activa razoavelmente depressa.

Medicamentos específicos

Funcionam de uma forma bastante diferente. Não atacam a dor mas desfazem o que se está a passar no seu cérebro para causar a crise. Estes medicamentos incluem

  • Ergotamina, muito utilizada em certos países mas não noutros
  • Triptanos, um grupo de fármacos mais recentes

Se o seu médico o aconselhar, pode utilizar estes fármacos juntamente com analgésicos, antieméticos ou ambos.

Medidas para medicação mais eficaz

  • Tome a medicação logo no início… tenha sempre consigo pelo menos uma dose da medicação recomendada pelo seu médico. Tome-a assim que se aperceber que vem aí uma crise. A medicação tomada logo no início tem mais probabilidades de funcionar bem. Durante uma crise de enxaqueca o estômago está menos activo e portanto os comprimidos tomados oralmente não são absorvidos tão bem na corrente sanguínea como seriam normalmente.
  • Coma qualquer coisa se puder ou beba qualquer coisa doce. … mas não demasiadas vezes. Siga sempre cuidadosamente as instruções que acompanham a sua medicação.
  • Não tome o medicamento da crise aguda demasiadas vezes porque pode ficar com uma dor de cabeça resultante desse tratamento. A isto se chama cefaleia por uso excessivo de medicação. Para evitar que tal aconteça, nunca tome medicação para tratar os sintomas da cefaleia regularmente em mais de dois ou três dias por semana.

E se estes tratamentos não funcionarem?

Se as crises frequentes ou severas não forem bem controladas com o tratamento para a crise aguda, a chamada medicação profiláctica é uma opção. Contrariamente ao tratamento da crise aguda, deverá tomar esta medicação diariamente porque funciona de uma forma totalmente diferente – impedindo o processo de enxaqueca de se iniciar. Por outras palavras, aumenta o seu limiar de enxaqueca.

O seu médico pode aconselhá-lo sobre a escolha de medicamentos disponíveis e sobre os seus efeitos secundários prováveis. A maioria foi inicialmente desenvolvida para afecções bastante diferentes, portanto não fique surpreendido se lhe propuserem medicação descrita como tratamento para:

  • Hipertensão
  • Epilepsia
  • Depressão

Não é por esse motivo que a está a tomar. Estes medicamentos funcionam também contra a enxaqueca. Se estiver a tomar um destes medicamentos, siga cuidadosamente as instruções. A investigação demonstrou que uma razão muito frequente para que este tipo de medicação não funcione é o facto de os doentes se esquecerem de a tomar.

O que posso fazer para melhorar?

O exercício regular e manter-se em forma será benéfico para si. Evitar os factores de predisposição e desencadeantes é sensato, pelo que deve estar ciente de todos os factores desencadeantes possíveis. Poderá conseguir evitar alguns factores desencadeantes mesmo que haja outros que considere difíceis ou impossíveis de controlar.

Diário sobre a enxaqueca

As fichas do diário podem registar muitas informações relevantes sobre as suas dores de cabeça – com que frequência as tem, quando acontecem, quanto tempo duram e quais são os sintomas. São preciosas para ajudar no diagnóstico, identificando os factores desencadeantes e avaliando se os tratamentos estão a funcionar bem.

Grávidez

Se estiver grávida necessitará de consultar o seu médico. Alguns dos medicamentos utilizados para a enxaqueca são contra-indicados na gravidez.

Testes de diagnóstico

A maioria dos casos de enxaqueca são fáceis de reconhecer. Não existem testes para confirmação do diagnóstico, que se baseia na sua descrição das suas dores de cabeça e na falta de descobertas anómalas quando o seu médico o examina. É pouco provável que um exame ao cérebro ajude. Se o seu médico não estiver totalmente certo sobre o diagnóstico, poderá pedir-lhe que faça alguns testes para eliminar outras causas das dores de cabeça, mas frequentemente estes testes não são necessários.

Cura para a enxaqueca

Não existe qualquer cura conhecida para a enxaqueca. No entanto, para a maioria das pessoas com enxaqueca, as crises tornam-se menos frequentes à medida que vão envelhecendo. Entretanto, se fizer tudo o que está ao seu alcance para seguir os conselhos dados neste artigo poderá conseguir mudar de uma afecção que está fora de controlo para uma que pode controlar.

CEFALEIA EM SALVAS MELHORSAUDE.ORG

Cefaleia em salvas

Testemunho de um doente

“Muitas vezes acordam-me a meio da noite, umas horas depois de me ter deitado. Avolumam-se numa questão de segundos e a dor é simplesmente intolerável. É apenas no meu olho direito, como se fosse um ferro em brasa. Não sei para onde ir. Tenho que fazer alguma coisa para me distrair da dor. Às vezes ando para a frente e para trás no quarto agarrado à cabeça ou sentome na cadeira e balanço-me.”

O que é a cefaleia em salvas?

Cefaleia em salvas é o nome dado a crises de curta duração de dor unilateral muito intensa na cabeça, geralmente no olho ou à sua volta. Estas crises normalmente começam sem aviso, uma ou mais vezes todos os dias, geralmente à mesma hora todos os dias ou durante a noite.

Com bastante frequência, a primeira acorda a pessoa mais ou menos uma hora depois de adormecer. Por vezes diz-se que a cefaleia em salvas é um tipo de enxaqueca, mas não é. É uma cefaleia bastante distinta e necessita de um tratamento diferente do da enxaqueca.

Quem tem cefaleia em salvas?

A cefaleia em salvas não é frequente. Afecta até três em cada 1.000 pessoas. Os homens têm cinco vezes mais probabilidades do que as mulheres de ter cefaleia em salvas, o que a torna invulgar entre as cefaleias. A primeira crise pode ter lugar entre os 20 e os 40 anos, mas a cefaleia em salvas pode começar em qualquer idade.

Tipos de cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas episódica é mais comum. Este tipo manifesta-se diariamente durante períodos limitados (episódios) e depois pára, uma característica que dá origem ao termo “em salvas”. Geralmente estes períodos duram de 6 a 12 semanas, mas podem terminar ao fim de duas semanas ou continuar por mais 6 meses.

Tendem a manifestar-se mais ou menos na mesma altura todos os anos, muitas vezes na Primavera ou no Outono, mas certas pessoas têm dois ou três episódios todos os anos e outras têm intervalos de dois ou mais anos entre episódios. Entre os episódios, as pessoas com cefaleia em salvas episódica não têm quaisquer sintomas da afecção.

A cefaleia em salvas crónica, que representa cerca de 1 em cada 10 casos de cefaleia em salvas, não pára. As crises diárias ou praticamente diárias continuam ano após ano, sem intervalo. A cefaleia em salvas episódica pode tornar-se em cefaleia em salvas crónica e vice-versa.

Sintomas

Existe um grupo de sintomas altamente reconhecíveis, a saber:

  • Dor intolerável
  • Dor rigorosamente unilateral e sempre do mesmo lado, embora na cefaleia em salvas episódica possa trocar de lado de um episódio para outro
  • A dor é no olho, à sua volta ou atrás dele e descrita como uma espécie de queimadura, de facada ou de perfuração.
  • Agrava-se muito rapidamente, atingindo o auge ao fim de 5 a 10 minutos
  • Quando não é tratada dura entre 15 minutos e 3 horas (com mais frequência entre 30 e 60 minutos).
  • Causa agitação, em contraste acentuado com a enxaqueca, durante a qual a maioria das pessoas quer deitar-se e ficar o mais sossegada possível. As pessoas com esta afecção não conseguem ficar quietas – andam para a frente e para trás ou balançam-se violentamente, chegando mesmo a sair de casa
  • O olho no lado doloroso fica vermelho e lacrimeja, podendo a pálpebra descair
  • A narina fica tapada ou a escorrer
  • O outro lado da cabeça não é minimamente afectado

Causas

Apesar de toda a investigação médica dedicada à cefaleia em salvas, a sua causa ainda não é conhecida. Alvo de grande interesse é a altura em que se verificam as crises, que parece estar ligada aos ritmos circadianos (o relógio biológico). Trabalhos de investigação recentes chamaram a atenção para as alterações numa parte do cérebro conhecida como o hipotálamo, a zona que controla o relógio biológico.

Muitas pessoas com cefaleia em salvas são ou foram grandes fumadores. Como é que isso pode contribuir para causar a cefaleia em salvas, se é que o faz, desconhece-se. Parar de fumar é sempre bom por motivos de saúde, mas raramente tem qualquer efeito sobre esta afecção.

Factores desencadeantes

Os chamados factores desencadeantes despoletam uma crise de cefaleia. O álcool, mesmo em pequena quantidade, pode desencadear uma crise de cefaleia em salvas durante um episódio em salvas mas não noutras alturas. Não compreendemos como é que tal acontece. Não parece haver outros factores desencadeantes comuns.

Diagnóstico

Devido ao seu conjunto de sintomas, a cefaleia em salvas é fácil de reconhecer. Não existem testes para confirmação do diagnóstico, que se baseia na sua descrição das suas dores de cabeça e noutros sintomas e na falta de descobertas anómalas quando o seu médico o examina. Por este motivo, é muito importante que descreva cuidadosamente os seus sintomas. Se o seu médico não tem a certeza sobre o diagnóstico, poderão ser efectuados testes, incluindo um exame ao cérebro, para eliminar outras causas das dores de cabeça. No entanto, frequentemente estes testes não são necessários.

Tratamentos

Há uma série de tratamentos para a cefaleia em salvas que muitas vezes funcionam bem. Todos eles requerem receita médica. Os tratamentos mais habituais para a crise são:

  • Oxigénio a 100%, que necessita de uma botija, de um regulador de caudal e de uma máscara do fornecedor;
  • Sumatriptano (Imigran®), fármaco injectado, que pode administrar a si próprio utilizando uma caneta injectora especial.

As medicações preventivas são os melhores tratamentos para a maioria das pessoas com cefaleia em salvas. Toma-as todos os dias durante o período de duração do episódio em salvas para impedir o regresso das dores de cabeça. São eficazes mas necessitam de vigilância médica bastante apertada, muitas vezes com análises de sangue, devido aos efeitos secundários possíveis. Poderá ser encaminhado para um especialista. O encaminhamento deverá ser urgente porque, se tiver esta afecção, sabemos que a dor é muito forte!

E se estes tratamentos não funcionarem?

Há várias medicações preventivas. Se uma não funcionar muito bem, há outra que pode funcionar. Por vezes utilizam-se duas ou mais em conjunto.

O que posso fazer

Os analgésicos vulgares não funcionam – demoram muito tempo e, geralmente, a dor de cabeça evolui antes de eles fazerem efeito. Para um tratamento eficaz, terá que pedir ajuda médica. Faça-o no início de um episódio em salvas, uma vez que o tratamento parece ter melhores resultados quando é iniciado nessa altura.

Mantenha um diário

Pode utilizar as fichas do diário para registar muitas informações relevantes sobre as suas dores de cabeça, tais como:

  • Com que frequência as tem
  • Quando acontecem
  • Quanto tempo duram
  • Quais são os sintomas.

São preciosas para ajudar no diagnóstico, identificando os factores desencadeantes e avaliando se os tratamentos estão a funcionar bem.

Cura para a cefaleia em salvas

A cefaleia em salvas pode voltar durante muitos anos. No entanto, parece melhorar à medida que a idade avança para a maioria das pessoas, particularmente as que têm cefaleia em salvas crónica.

melhorsaude.org melhor blog de saude

Medicamentos

Os medicamentos mais usados no tratamento da dor de cabeça são analgésicos, anti-inflamatórios e triptanos.

Aspirina (ácido acetilsalicílico)

A aspirina tem um efeito analgésico e anti-inflamtório. Deve ser tomada depois de comer para mitigar a probabilidade de afectar a mucosa gástrica (estômago). Alguns exemplos são:

  • Aspirina®
  • Aspegic®

Posologia: tomar de 8/8horas depois de comer se tiver dores.

Paracetamol

O pararacetamol é um dos medicamentos analgégicos mais utilizados no mundo. É eficaz apenas contra dores de intensidade leve ou moderada e não tem efeito anti-inflamatório. Pode ser tomado fora da refeição pois não afecta a mucosa gástrica. No entanto se tomado em excesso pode causar danos hepáticos (fígado) graves. Alguns exemplos são:

  • Paracetamol MG 1000mg
  • Ben-u-ron® 1000mg,
  • Panadol® 500mg,

Posologia: Tomar de 8/8 horas se tiver dores.

Ibuprofeno

O ibuprofeno tem um efeito analgésico e anti-inflamtório. Deve ser tomado depois de comer para diminuir a probabilidade de afectar a mucosa gástrica (estômago). A dosagem de 600mg necessita de prescrição médica, sendo a mais indicada para as dores forte e intensas podendo, em casos extremos, ser utilizada a toma de 600mg de 8/8horas.

  • Ibuprofeno MG 600 mg,
  • Trifene® 200mg,
  • Nurofen® 400mg,
  • Brufen® 600mg,

Posologia: 600mg de 12/12horas ou 400mg de 8/8 horas ou 200mg de 4/4 horas, se necessário, quando tiver dores. Parar quando a dor desaparecer.

Zolmitriptano

  • Zomig rapimelt® 2,5mg, 2 comprimidos orodispersiveis
  • Zomig rapimelt® 2,5mg, 6 comprimidos orodispersiveis
  • Zomig rapimelt® 5mg, 2 comprimidos orodispersiveis
  • Zomig rapimelt® 5mg, 6 comprimidos orodispersiveis

Posologia: 1/dia dissolvido na boca (sem água) até a dor desaparecer, geralmente 2 ou 3 dias.

Genéricos com Zolmatriptano

  • Zolmitriptano MG 2,5mg, 2 comprimidos orodispersiveis
  • Zolmitriptano MG 2,5mg, 3 comprimidos orodispersiveis
  • Zolmitriptano MG 2,5mg, 6 comprimidos orodispersiveis
  • Zolmitriptano MG 5mg, 2 comprimidos orodispersiveis

Sumatriptano (usado na cefaleia em salvas)

  • Imigran (sumatriptano) auto-injector 6mg/0,5mlx 2sol SC inj

DOR DE CABEÇA SINAIS DE GRAVIDADE melhorsaude.org

Sinais de gravidade

A grande maioria dos episódios de cefaleia são causados por patologias benignas. Mas, mesmo pessoas com história de dor de cabeça crónica ficam assustadas com algumas crises. O medo de todos é que uma doença grave não identificada, como um tumor ou aneurisma, possa ser a causa da cefaleia.

Não é possivel realizar tomografias computadorizadas em todas as pessoas que apresentam dor de cabeça. Em geral, a história clínica e um bom exame físico são suficientes para definir se há ou não necessidade da realização de um exame de imagem.

É importante não esquecer as principais características das cefaleias primárias descritas acima, para não confundi-las com as causas graves.

Sinais de alerta

Os sinais de que podemos estar perante um evento grave de saúde

  • Início súbito: Cefaleias persistentes, de início abrupto, que atingem a maior intensidade em alguns segundos, podem indicar rotura de aneurismas ou trombose venosa. É importante lembrar que a cefaleia em salvas pode apresentar essas características, porém, costuma durar poucas horas, possui localização típica e sinais como lacrimejar e olhos vermelhos. A enxaqueca costuma começar como uma dor leve a moderada e piorar ao longo das horas.

  • Pior cefaleia da vida: Quando o doente refere que o atual quadro é de longe a pior dor de cabeça da sua vida, ou uma cefaleia completamente diferente das que costuma ter, deve-se ter mais atenção com o quadro. Hemorragias e infecções podem ser a causa. Essas queixas em doentes com cancro, SIDA  e imunossuprimidos são particularmente preocupantes.

  • Infecções concomitantes : Doentes que apresentam quadro de sinusite, otite, infecções de pele na face apresentam maior risco de desenvolver abcessos cerebrais e meningite. Infecções após implantação de piercings podem também ser uma porta de entrada.

  • Febre: A presença de cefaleia intensa associado a febre sem causa definida, principalmente se houver rigidez de nuca, indica meningite. É importante lembrar que a febre por si só pode causar dor de cabeça. Não confunda uma gripe com algo mais grave.

  • Medicações: Alguns doentes usam medicamentos como corticóides, que facilitam infecções, e anticoagulantes, que facilitam hemorragias.

  • Alteração do estado de consciência: Obviamente, doentes que entram em coma, apresentam crises convulsivas, desorientação súbita ou déficites neurológicos devem procurar imediatamente um serviço de emergência.

  • Trauma: Cefaleias que ocorrem após traumatismos devem ser avaliadas com mais cuidado, principalmente em idosos, devido ao risco de hemorragias intracranianas. Algumas pessoas desenvolvem dores de cabeça crónica após um traumatismo do cránio.

  • História familiar: Doentes com parentes de primeiro grau que sofreram rotura de aneurismas, também devem ser avaliados com mais cuidado.

Outros sinais também devem chamar a atenção, como uma cefaleia que acorda o paciente, cefaleia cuja as características não se enquadram em nenhuma da causas primárias, piora da dor com esforços (lembrar que enxaqueca pode ter essa característica), inicio de dor de cabeça após os 50 anos ou alterações visuais que possam sugerir glaucoma.

Não existe um protocolo definido de quando pedir, ou não, uma tomografia computadorizada. Alguns quadros são óbvios, como nas alterações neurológicas mas outros sãomais questionáveis. Depende do bom senso do médico e do quadro clínico do doente.

melhorsaude.org melhor blog de saude

Concluindo

As dores de cabeça ou cefaleias são uma condição de saúde que afecta imensas pessoas, muitas das quais ficam, durante as crises, incapacitadas para manter a sua vida diária com consequências graves principalmente ao nível laboral e familiar. A maioria das dores de cabeça apesar da dor, não tem causas graves mas se existirem alguns sintomas especiais fora do quadro habitual da sua dor de cabeça então sim pode haver a probabilidade de uma causa grave sendo neste caso indicado a procura de assistência médica urgente!

Partilhe a informação deste artigo e certamente vai ajudar muitas pessoas a conseguirem gerir melhor, e ás vezes evitar, muitas dores de cabeça dificeis de suportar! Em alguns casos mais graves pode ajudar a salvar vidas!

Referências:

  • Campanha global para reduzir as dores de cabeça a nível mundial.
  • Organização Mundial de Saúde (World Health Organization),
  • Aliança Mundial de Cefaleias (World Headache Alliance),
  • Sociedade Internacional de Cefaleias (International Headache Society),
  • Federação Europeia de Cefaleias (European Headache Federation).
  • Dr Pedro Pinheiro, Especialista em Medicina Interna e Nefrologista com títulos reconhecidos pela Universidade do Porto e pelo Colégio Português de Nefrologia.