MELHORSAUDE.ORG

QUAIS AS DOENÇAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS?

MELHORSAUDE.ORG (4)

São várias as doenças das novas tecnologias. Conheça quais e proteja-se… use mas não abuse do seu “gadget”… seja ele smartphone, tablet, computador…ou todos ao mesmo tempo !

iPosture

Nome dado ás dores de pescoço e na zona inferior da coluna, causadas pelo excesso de tempo com as costas curvadas ao usar um smartphone, tablet ou computador.


Eritema ab igne

Provocado por trabalhar com o portatil ao colo. Trata-se de uma reacção cutânea que provoca vermelhidão e manchas na zona das coxas e é causada pelo aquecimento excessivo do aparelho pousado no colo.


Nomophobia 

É a fobia ou medo de não ter o telemóvel e afecta uma percentagem significativa da população. Traduz-s enuma ansiedade manifestada por suores, tremoras e náuseas.


Tendinite do polegar

Patologia causada pelo  uso execessivo do polegar para escrever mensagens, podendo originar dor, dormência ou sensação de latejar.


Sindrome de vibração fantasma

Afecta 70% dos utilizadores de telemóvel…!  Trata-se de acreditar que o telemóvel está a vibrar ou a tocar quando não está…!


Insónia

Tal como com a televisão, a utilização do smatphone ou tablet antes de dormir altera os ciclos de sono porque as luzes impedem a libertação de melatonina, não nos deixando adormecer.


Como proteger  a sua saúde das novas tecnologias?

1. O tempo de utilização do smartphone, tablet e computador deve ser reduzido e adequado ás necessidades, protegendo assim a sua visão e evitando as patologias acima descritas.

2. Prefira falar com as pessoas em vez de utilizar o sms, chat ou email.

3. Quando está sentado em frente ao computador sente-se de costas direitas e levante-se a cada 20 minutos, rolando os ombros e pescoço ou caminhando um pouco . Se puder pratique exercício fisico de forma regular pois este melhora muito a sua portura.

4. Está “totalmente proibido” de usar o smartphone, tablet ou computador antes de se deitar.

2_SQS-computador-750x1137

Por favor PARTILHE esta informação e ajude a evitar novos problemas de saúde.

Fique bem!

Franklim A. Moura Fernandes

SUBSCREVA GRÁTIS A NOSSA ÁREA PRIVADA E ACEDA A CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

melhorsaude.org