CHOCOLATE PROVOCA ACNE MELHORSAUDE.ORG

COMER CHOCOLATE PROVOCA ACNE ?

SERÁ MITO OU VERDADE?

O acne juvenil, nome científico dado às inestéticas e irritantes borbulhas que infestam a face dos adolescentes e lhes atormentam a existência, afeta 80% dos jovens entre os 12 e os 18 anos.

Será que o consumo de chocolate provoca acne ? A correlação deste fenómeno com fatores alimentares é discutida há largos anos sem que, contudo, se tenha atingido qualquer consenso científico.

A maior incidência de acne entre as populações jovens dos países mais desenvolvidos sugere que poderão nele estar implicados fatores de ordem alimentar ou genética.

Dos poucos estudos até agora efetuados para determinar a influência da alimentação na eclosão do acne, apenas alguns sugerem uma eventual relação do elevado consumo de açúcar com o agravamento das lesões cutâneas. O papel direto do chocolate enquanto fator desencadeante ou agravante não está inequivocamente provado.

Concluindo:

Para já os estudos não provaram a relação entre acne e o consumo de chocolate (ainda bem 🙂 para os gulosos!) pelo que esta crença está no campo dos mitos na saúde!

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

Colaboração: Pedro Fernandes

Fontes: Dr José Barata, médico especialista em medicina interna.

Mais informação na ÁREA PRIVADA com 100 RECURSOS ÚTEIS GRÁTIS. Clique na imagem:

melhorsaude.org melhor blog de saúde