CORAÇÃO melhorsaude.org melhor blog de saude

CORAÇÃO 2016: QUAIS OS 7 SINAIS DE PERIGO?

Coração 2016: Quais os sinais de perigo? Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, alguns sinais que, muitas vezes, parecem simples e comuns podem indicar que algo não vai bem com a saúde do coração, a saber:

  • Mal-estar
  • Cansaço
  • Falta de ar

Sentidos com maior ou menor frequência, estes são sintomas que podem indicar problemas no coração. Os problemas podem ser tanto no coração como relacionados com doenças respiratórias e stress. Por isso, o mais é indicado é procurar um especialista de forma a realizar um diagnóstico e posteriormente definir o tratamento ideal para cada caso.

EBOOKS + ARTIGOS EM PDF + VIDEOS + 100 RECURSOS

Por vezes, num minuto, encontramos uma informação tão preciosa que muda a nossa vida e saúde de forma extraordinária!

You have Successfully Subscribed!

Coração. Porque é o nosso motor?

Todas as células do organismo precisam de oxigénio e alimento para funcionarem. O veículo de transporte que faz chegar estas e outras substâncias às células é o sangue. O sangue é produzido na medula e oxigenado pelos pulmões; viaja continuamente através de uma complexa rede de artérias e vasos sanguíneos que o fazem chegar a todas as partes do corpo. O coração funciona como motor de todo este sistema, bombeando o sangue e as substâncias que este transporta, através das veias e das artérias.

Como funciona a máquina cardiovascular?

ATLAS DO CORAÇÃO1. O sangue, carregado de oxigénio nos pulmões, chega à aurícula esquerda através das veias pulmonares.

2. O sangue passa para o ventrículo esquerdo, sendo daí bombeado para todo o corpo.

3. Quando o sangue regressa ao coração, já com pouco oxigénio, entra pela aurícula direita e sai pelo ventrículo direito para os pulmões, onde será oxigenado.

Esta máquina cardiovascular representa um circuito fechado e contínuo, no qual o sangue circula sempre no mesmo sentido: as artérias transportam o sangue oxigenado (ou arterial) para todo o corpo; as veias transportam o sangue venoso (já com pouco oxigénio), de volta ao coração.

Como bate o coração?

As paredes do coração são revestidas por músculo — o chamado músculo cardíaco ou miocárdio. Este músculo contrai-se de forma automática, bombeando o sangue dentro do coração e para o seu exterior.

Cada batida corresponde a duas fases distintas:

 Como bate o coração 1

1.ª Fase — Diástole

Nesta fase os ventrículos estão relaxados. As válvulas entre as aurículas e os ventrículos abrem-se, para que o sangue “desça” das aurículas, enchendo os ventrículos. As válvulas de saída do coração (aórtica e pulmonar) estão fechadas. No final desta fase as aurículas contraem-se, bombeando o sangue para os ventrículos.

 Como bate o coração 2

2.ª Fase — Sístole

Na segunda fase, é a vez dos ventrículos se contraírem, empurrando o sangue para o exterior do coração. Esta contração é vigorosa e pode-se sentir, colocando a mão no peito, do lado esquerdo. As válvulas de saída do coração abrem-se deixando o sangue fluir para a artéria aorta e artéria pulmonar.

Em que situações o coração faz mais esforço?

Existem muitas situações que podem fazer com que o coração tenha que aumentar o ritmo das suas batidas. Por exemplo, esforços físicos, ansiedade ou stress. Nestas situações, quando o organismo precisa de mais alimento e oxigénio, o coração tem a capacidade de se adaptar, bombeando até quatro vezes mais sangue do que em estado de repouso.

  • Em repouso → são bombeados 5 litros de sangue por minuto.
  • Em esforço → podem chegar a ser bombeados 20 litros por minuto.

Geralmente, as situações acima descritas fazem com que a pressão arterial aumente temporariamente. No entanto, a pressão voltará a valores normais quando o corpo entra de novo em estado de repouso.

Quais os factores de desgaste para o coração?

O coração tem assim uma grande capacidade de se adaptar aos diferentes estados emocionais e físicos pelos quais passamos. No entanto, como todas as “máquinas”, sofre um desgaste de acordo com as situações a que é sujeito, tais como:

  • Stress,
  • Tabaco,
  • Colesterol,
  • Hipertensão,
  • Obesidade.

Estes são alguns dos mais importantes factores de desgaste para o coração e, como tal, representam uma maior risco de doença cardíaca.

Livros grátis melhorsaude.org melhor blog de saude

Quais os sintomas que podem ser de alerta?

Relativamente aos sintomas que podem indicar problemas na saúde do coração são os seguintes:

  • Inchaços pelo corpo

A retenção de líquidos pode ser um alerta de insuficiência cardíaca, já que o inchaço pode ser um sinal de que o coração está com falta de força para bombear o sangue.

  • Falta de ar

Dificuldade para respirar, seja parado ou em movimento.

  • Cor arroxeada nos lábios

Pode ser um alerta para a existência de cardiopatia congénita, uma anormalidade na estrutura do coração. O problema pode acontecer antes mesmo do nascimento, devido ao uso de medicamentos pela mãe durante a gravidez, diabetes ou rubéola. Também costuma ser comum em portadores de doenças cromossomáticas como a síndrome de Down.

  • Tosse noturna

Pode ser um sintoma de que o coração está com dificuldades para trabalhar. Quando estamos com algum problema cardiovascular, o corpo pode enviar um alerta em forma de tosse, pois, ao deitarmos, ocorre um aumento do retorno de sangue para o coração, que aumenta a congestão pulmonar e estimula o ato da tossir.

  • Cansaço após esforços pequenos

Angina, insuficiência cardíaca e até arritmia podem ser os problemas que estão por trás do cansaço constante. Quando o coração está fraco ou dilatado, ele não bombeia sangue para o corpo da forma necessária, causando indisposição.

  • Dor no peito

Leve ou mais intensa, pode ser um sinal de enfarto do miocárdio — quando uma parte do músculo cardíaco deixa de receber sangue pelas artérias —, um sério problema que pode ser fatal.

  • Impotência sexual

Manter ou ter dificuldade na hora da erecção pode ser um problema que acontece quando não há uma boa circulação de sangue pelo corpo, causando assim, a disfunção.

Ataque cardíaco

Se sentir:

  • Desconforto no centro do peito: sensação estranha, que pode ser de desconforto, pressão, dor ou aperto – pode durar poucos minutos ou “ir e vir”.
  • Desconforto na parte superior do corpo: por exemplo, nos braços, pescoço ou estômago.
  • Falta de fôlegonáuseas, vómitos, suores frios.

Ligue imediatamente o número de emergência 112

Lembre-se:

Apesar de alguns ataques cardíacos serem bruscos e intensos, na maioria dos casos começam de forma lenta, apenas com uma leve sensação de desconforto no peito. Se sentir algum destes sinais, ligue imediatamente o número de emergência 112.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Se subitamente sentir:

  • Entorpecimento, formigueiro ou fraqueza na cara, braço ou perna (especialmente num dos lados do corpo)
  • Sensação de confusão: dificuldade em falar e compreender
  • Dificuldades de visão (em apenas um olho ou em ambos)
  • Dificuldade em andar, equilibrar-se ou coordenar os movimentos.
  • Dor de cabeça forte, sem causa aparente.

Ligue imediatamente o número de emergência 112

Lembre-se:

Um AVC ocorre quando uma artéria que carrega oxigénio e nutrientes para o cérebro fica bloqueada por um coágulo ou rebenta. Quando tal acontece, as células do cérebro iniciam um processo de morte.

Se sentir (ou alguém que esteja consigo) algum dos sinais acima descritos, ligue imediatamente o 112.

Se for administrada medicação adequada, antes de 3 horas após os primeiros sintomas, é possível reduzir grande parte das lesões.

Livros grátis melhorsaude.org melhor blog de saude

Concluindo:

O nosso organismo está geralmente muito bem organizado e alerta atempadamente quando algo necessita de apoio ou correcção. Muitas vezes são sintomas gerais pouco específicos mas que devem alertar-nos para problemas graves que podem surgir rapidamente se nada for feito! Neste caso é claro que deve sempre solicitar apoio médico para ter a certeza da gravidade dos sintomas. A prevenção é sempre o melhor remédio e com o coração não se brinca!

Por favor PARTILHE, esta informação pode salvar vidas.

Juntos por uma MELHOR SAÚDE!

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

Fontes:

  • Fundação Portuguesa de Cardiologia

Outros artigos de interesse:

EVITAR AVC E ENFARTE MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Colesterol VERDADE OU MITO MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

TRIGLICÉRIDOS MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

7 DORES QUE NUNCA DEVE IGNORAR melhorsaude.org melhor blog de saude

 

AVANÇOS DA MEDICINA melhorsaude.org melhor blog de saude