Vacina coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19 poderá estar pronta até final do corrente ano 2020. Segundo a Farmacêutica AstraZeneca esta prepara-se para iniciar a produção da vacina desenvolvida em Oxford UK pelo Jenner Institute. A corrida às doses já começou e a Farmacêutica não espera pelo fim dos ensaios e vai começar a produzir vacina. Quatro países europeus já garantiram 300 milhões de doses.
Leia também: Coronavírus toda a verdade e polémica sobre os tratamentos!
A multinacional farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca já iniciou as cadeias de produção da vacina contra o SARS-CoV-2. Este é o primeiro passo para o início da produção em massa, que deverá arrancar nas próximas semanas. O objetivo é começar a produzir as doses da vacina ainda antes do fim dos ensaios clínicos, que ainda decorrem.
O presidente da AstraZeneca em Itália, Lorenzo Wittum, disse que a multinacional já iniciou “diversas cadeias de produção” da vacina contra o coronavírus Sars-CoV-2 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em “vários continentes”. As primeiras cadeias de produção estão “nos Estados Unidos, em Inglaterra, na Índia e em Itália”.
A decisão da empresa, tomada em conjunto com os governos de vários países, é a de começar a produzir a vacina em massa, correndo o risco de ter de inutilizar essas mesmas doses da vacina se algo correr mal nos ensaios clínicos, que só deverão estar concluídos em Setembro. Até lá proteja-se da 2ªa vaga!
Leia também: Covid-19 como tornar o sistema imunitário mais forte contra vírus e outras perigosas ameaças?
Vacina até ao final do ano 2020
O objetivo é ganhar tempo e tentar distribuir a vacina ainda antes do fim do ano, logo que foram conhecidos os resultados da terceira e última fase dos ensaios. “Em setembro, já teremos resultados dos testes clínicos de eficácia. Se forem positivos, iniciaremos o percurso regulatório para começar a distribuição até o fim do ano“, diz Wittum. “A nossa vontade é a de poder comprimir em um ano um processo que normalmente leva vários anos”, sublinha o diretor-executivo da farmacêutica, Pascal Soriot, citado pelo El País Brasil.
Leia também: Coronavírus origem e teoria da conspiração
Vacina custa 2€ a preço de custo
A empresa espera produzir até 400 milhões de doses até ao final do ano. No total, deverão ser produzidas cerca de 2 biliões de doses. Pelo menos quatro países (Itália, Alemanha, Países Baixos e França) já chegaram a acordo com a AstraZeneca para garantirem 300 milhões de doses da vacina. Itália, por exemplo, vai pagar 185 milhões de euros por 75 milhões de doses da vacina. Até ao final do ano, a empresa espera disponibilizar 100 milhões de doses aos EUA e 30 milhões ao Reino Unido.
O custo de cada dose será muito reduzido, cerca de 2€, e a AstraZeneca afirma que as venderá a preço de custo, sem acrescentar margem de lucro.
A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Jenner da Universidade de Oxford, em colaboração com o Grupo de Vacina de Oxford.
Última hora leia: Brasil já está a vacinar contra o coronavírus
You must be logged in to post a comment.