Fibrilhação auricular: Novo Apple Watch® 4 com monitor de electrocardiograma aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) permite fazer um electrocardiograma em qualquer lugar mas talvez aumente a paranóia e ansiedade dos utilizadores!
O novo relógio inteligente da Apple, apresentado em 12 de Setembro de 2018, detecta possíveis problemas com o ritmo cardíaco dos utilizadores. A Apple apresentou o Watch Series 4 como um “guardião inteligente da saúde”, pois ajudará as pessoas a respirar e a comer melhor e permite fazer um electrocardiograma sem o médico presente em qualquer local!
O relógio permite ainda detectar a queda do utilizador utilizando os dados do acelerómetro e do giroscópio, iniciando uma chamada telefónica de emergência se o utilizador não responder no espaço de 1 minuto!
Neste artigo vou tratar os seguintes tópicos:
- Apple Watch 4 qual a polémica?
- FDA e aprovação polémica
- Fibrilhação auricular: O que é?
- Quais os factores de risco?
- Fibrilhação auricular: Porque é perigosa?
- Quais os sintomas?
- Qual o tratamento?
- Electrocardiograma: Como interpretar os sinais de fibrilhação auricular?
- Apple watch 4: Que cuidados deve ter?
- Qual a minha opinião?
Apple Watch 2018: Qual a polémica?
No entanto a medição num contexto informal pode levar a “paranóia” e aumentar a ansiedade dos utilizadores que na sua maioria terão dificuldades em interpretar os resultados.
Atul Gupta, médico edirector do centro de tecnologia médica da Philips nos EUA afirmou que a fibrilhação auricular é uma causa muito comum de ritmo cardíaco irregular e um dos factores de risco mais importantes para um AVC.
No entanto os falsos positivos de electrocardiogramas feitos com poucos eléctrodos (2 no caso do Apple Watch 4) podem acontecer em percentagem relevante levando muitas pessoas a preocuparem-se sem razão e frequentarem desnecessáriamente os serviços de saúde.
FDA e aprovação polémica
Esta tecnologia tem já a aprovação da FDA (Food and Drug Administration) que é a mais importante entidade reguladora de saúde nos Estados Unidos da América, mas não foi aprovada pela FDA como dispositivo médico! A classificação aprovada pela FDA foi a seguinte:
- Class II risk device category
Esta classificação significa que o dispositivo mostrou provas crediveis de funcionar, de ser seguro e não ameaçador da vida humana.
Significa também que mesmo que deixe de funcionar a vida humana não depende dele tal como acontece, por exemplo com um pacemaker, que tem uma classificação de Class III risk device, pois se deixar de funcionar o doente morre!
O Apple Watch 4 vai avisar o utilizador quando o batimento cardiaco for muito baixo (novidade) ou muito elevado.
O Apple Watch 4 vai notificar o utilizador quando este corre o risco de fibrilhação auricular, se o coração começar a bater de forma irregular.
Fibrilhação auricular (FA): O que é?
A fibrilhação auricular é a arritmia crónica mais frequente com uma prevalência superior a 6% a partir da sexta década de vida sendo rara antes dos 40 anos.
Na FA há uma perda da função mecânica auricular, o que leva à estagnação do sangue e à formação de coágulos nas aurículas, que podem desprender-se e embolizar as artérias cerebrais.
A FA é responsável por 15% dos AVCs , afectando cerca de 33 milhões de pessoas em todo o mundo. Só nos EUA a US Centers for Disease Control (CDC) estima que existam entre 2,7 e 6,1 milhões de Americanos afectados por esta arritmia, muitos deles sem o saberem!
Quais os factores de risco?
Os factores de risco mais frequentes são:
- Idade avançada,
- Hipertensão arterial,
- Diabetes,
- Insuficiência cardíaca.
Fibrilhação auricular: Porque é perigosa?
Na FA há uma perda da função mecânica auricular, o que leva à estagnação do sangue e à formação de coágulos nas aurículas, que podem desprender-se e embolizar as artérias cerebrais. Os riscos acrescidos são os seguintes:
- 5 x mais risco de AVC (o principal problema),
- 3 x mais risco de insuficiência cardíaca,
- 2 x mais risco de demência,
- 2 x mais risco de morte.
Quais os sintomas?
A fibrilhação auricular é uma doença cujos principais sintomas são os seguintes:
- Sensação dos batimentos descordenados do coração (palpitações),
- Pulsação rápida e irregular, com períodos de aceleração e desaceleração do seu ritmo.
Em alguns doentes podem ainda existir associados os seguintes sintomas:
- Tonturas,
- Sensação de desmaio,
- Perda do conhecimento,
- Dificuldade em respirar,
- Cansaço,
- Dor ou sensação de aperto no peito.
Tratamento
Os objectivos da terapêutica são:
- Prevenir o AVC,
- Controlar a frequência cardíaca,
- Restaurar e manter o ritmo sinusal,
- Melhorar os sintomas,
- Prevenir a insuficiência cardíaca,
- Prolongar a esperança de vida.
Atualmente existem novos tratamentos, que podem ser utilizados de forma mais eficaz e segura.
Electrocardiograma (ECG) quais os sinais?
Um electrocardiograma normal apresenta um padrão similar ao da seguinte imagem:
Na fibrilação auricular, as ondas P, que representam a despolarização das aurículas, estão ausentes.
Apple watch: Que cuidados deve ter?
A FDA ressalva que o relógio Apple Watch nunca substitui um exame médico, não deve ser realizado por menores de 22 anos nem por pessoas já diagnosticadas com problemas cardíacos. A consulta com um profissional de saúde é insubstituivel!
Os electrocardiogramas usualmente são efectuados por um profissional de saúde, que coloca no peito do paciente vários adesivos com eléctrodos. Ás vezes, também são colocados eléctrodos nos braços e pernas. O número exacto varia, sendo comum existirem entre três, cinco e doze eléctrodos no corpo consoante o tipo de exame. Os mais crediveis serão os de 12 derivações.
Nos electrocardiogramas com prova de esforço, a pessoa faz uma prova de esforço físico no local sendo geralmente correr um determinado tempo numa passadeira.
Em alguns casos mais dificeis de detectar o doente leva um aparelho portátil para casa durante 48 a 72 horas para tentar detectar arritmias “escondidas” pois muitas vezes não ocorrem durante o tempo do electrocardiograma tradicional, que demora apenas uns minutos.
Concluindo com a minha opinião
Para mim é óbvio que mesmo correndo o risco de alguns falsos positivos este Apple Watch pode salvar vidas pois estará muitas horas no pulso da pessoa e por essa circunstância aumenta a probabilidade de conseguir detectar ou alertar para a existência de uma possível arritmia “escondida”.
É claro que terá sempre que ser confirmada por um verdadeiro dispositivo médico nomeadamente com um electrocardiograma de 12 derivações. Depois de confirmada a fibrilhação auricular poderá então o médico estabelecer com o doente uma estratégia de mitigação de riscos prevenindo um possível AVC, por exemplo com medicamentos anticoagulantes.
Fique bem!
Bibliografia:
- Fundação Portuguesa de Cardiologia
- US CDC
- Food and Drug Administration (FDA)
- Apple Watch
- The FDA certified Apple Watch is still not a medical device
Por favor partilhe este artigo
You must be logged in to post a comment.