Longevidade envelhecimento e como diminuir os riscos de doença? Esta é uma listagem publicada no Best-seller do New York Times “O FIM DA DOENÇA”, escrito pelo Dr. David B. Agus, um dos oncologistas e investigadores de Biomedicina mais conceituados do mundo, galardoado com diversos prémios entre os quais o da American Cancer Society, respondendo a uma pergunta de um leitor:
Quais as 10 acções mais importantes que posso realizar hoje mesmo para reduzir o meu risco de doença, em particular das duas doenças mais temidas que podem surgir no fim da vida, o cancro e a demência?
Na resposta acrescento mais 2 acções essenciais, a saber:
(clique nos links para mais informação)
- Consuma alimentos reais ou seja que surjam naturalmente e sejam colhidos do cultivo da “terra”;
- Evite tomar vitaminas e suplementos;
- Discuta com o seu médico a possibilidade de tomar aspirina e estatinas;
- Participe em programas de rastreio do cancro;
- Faça exercício regularmente e movimente-se ao longo do dia;
- Mantenha um índice de massa corporal baixo;
- Evite o tabaco;
- Evite a exposição solar directa sem um protector solar;
- Evite fontes de inflamação (ex: stress, tabaco, alimentos processados, traumatismo, infecções, sedentarismo, excesso de peso);
- Tome anualmente a vacina da gripe;
- Evite o stress exagerado (aumenta o grau de inflamação) não dê tanta importância ás pequenas coisas porque nos tempos que correm são imensas e o nosso organismo precisa de recursos para as pequenas correcções diárias ao nosso DNA e proteger-nos de ameaças mais graves;
- Durma 7.30 horas por noite, para um adulto saudável é suficiente.
Infografias úteis
(Clique na imagem para ampliar)
Exercício físico e felicidade
Concluindo
Esta é uma listagem simples mas que se colocar em prática pode diminuir desde já os seus problemas de saúde e de certeza aumentar em vários anos a sua estimativa média de vida…com qualidade! Permitam-me destacar três das dez acima listadas:
- Não fumar é essencial, porque não acredito em milagres ou seja é muito dificil um fumador não vir a desenvolver uma doença muito grave…os números não mentem!
- Comer alimentos reais ou seja que “nasçam da terra” e portanto sejam colhidos das árvores e dos campos de cultivo, recolhidos do mar ou criados com alimentação natural. Evite tudo o que é processado ou seja fabricado por causa dos aditivos e da qualidade nutritiva desiquilibrada e prejudicial.
- Faça o exercício físco adequado à sua vida…não é preciso complicar nem sequer precisa de dinheiro mas apenas ter vontade de sair um pouco da zona de conforto pouco saudável (sofá…) e entrar na zona de protecção com uma simples caminhada, em passo rápido, durante 30 a 45 minutos, duas a três vezes por semana ou simplesmente passear o cão todos os dias!
O exercício físíco adequado tem duas características quase únicas verdadeiramente excepcionais, a saber:
- É antiinflamatório, diminuindo o grau geral de inflamação do organismo, que se sabe hoje ser a fonte de origem das doenças mais graves desde as autoimunes, Alzheimer e até cancro;
- É antidepressivo, porque induz, de forma clara, a libertação de neurotransmissores anti-depressão como a serotonina. É corrente qualquer um de nós já ter experienciado uma melhoria de humor após uma caminhada ao ar livre, corrida ou aula de zumba 🙂
Vá lá…prooteja-se, não arrange desculpas para deixar de colocar em prática a maioria destas medidas ainda hoje!
Fique bem!
Franklim Fernandes
Por favor PARTILHE ESTA LISTAGEM, verdadeiramente essencial de como diminuir risco de doença!
You must be logged in to post a comment.