Superalimentos toda a verdade! O que são? Quais os benefícios? Quando e como comer? Quais os estudos científicos que apoiam os seu efeitos benéficos na nossa saúde?
Existem alimentos verdadeiramente extraordinários, com características únicas que podem potenciar de forma fantástica a nossa saúde. No entanto e apesar disso temos sempre que nos lembrar de não exagerar pois o excesso pode ter consequências por vezes graves! Cuidado com as modas alimentares que por vezes esquecem as reações únicas de cada um de nós! Os sistemas imunitários não são todos iguais e podem causar-nos surpresas perigosas principalmente quando contactam com algo novo introduzido na sua fisologia.
Leia também: Sistema imunitário como ficar mais forte? Toda a verdade!
Superalimentos o que são?
Segundo os nutricionistas, têm esta designação por serem ricos em determinado nutriente, fazendo com que tenham um efeito quase terapêutico para o organismo.
Quais são os superalimentos?
A lista é longa mas comecemos com aqueles que já começaram a fazer parte da nossa alimentação, ocupando o lugar tipicamente dado ao arroz, massa e batata, a saber:
- Quinoa
- Batata doce
- Trigo sarraceno
- Bulgur
As espécies de cereais, grãos ou plantas acima referidas, pelas suas características, ajudam a:
- Controlar a Diabetes
- Fortalecer o sistema imunitário
- Indicados nutricionalmente para uma dieta de emagrecimento
Mais adiante referiremos alguns dos restantes superalimentos.
Excesso de peso e superalimentos
Atualmente há muitos mais doentes que procuram um nutricionista para uma reeducação alimentar. Em vez de dietas milagrosas com resultados de curta duração os nutricionistas vêem cada vez mais pessoas interessadas em aprender a comer melhor, apostando numa mudança a longo prazo.
Alterar hábitos alimentares sem ter como único objectivo ver descer o ponteiro da balança é essencial para prolongar resultados e conseguir assumir novos hábitos de forma independente, sem ter que estar constantemente a ser acompanhado por um especialista.
Leia também: Jejum toda a verdade e como controlar o peso!
Há quanto tempo existem?
Os superalimentos existem há muitos anos em diferentes culturas. O importante é estar atento ao que vai chegando ao nosso mercado. Existe actualmente a crescente preocupação da indústria para dar opções mais saudáveis aos clientes.
Os restaurantes começam a ter mais opções vegetarianas e as áreas saudáveis dos supermercados começam a ter corredores cada vez mais recheados e a abertura de restaurantes e supermercados categorizados como biológicos e, por isso, mais saudáveis são também pontos positivos.
Apesar das frutas e legumes serem ainda os produtos mais procurados alguns supermercados têm já zonas que são oásis de quem opta por alternativas para fugir à alimentação mais tradicional. Para essas pessoas, bagas de goji, açaí, maca ou spirulina são tão comuns no dia-a-dia como o sal e a pimenta que todos usamos na cozinha.
Moda ou um estilo de vida?
Se a alimentação saudável é uma moda, então que venha para ficar e, tal como qualquer outra moda, vive de ciclos. Os chamados sumos detox sempre foram feitos, com o nome de batidos de frutas. As papas de aveia, que têm vindo a tomar conta dos pequenos-almoços, mais não são que as papas das nossas avós.
Os pratos são recuperados mas agora, além de ocuparem os livros de receitas, enchem também os murais das redes sociais. A preocupação é o bom empratamento, o ângulo certo e uma foto que faça jus à qualidade do prato. Além de servir para exibir dotes, serve também de inspiração e motivação para quem se inicia na vida saudável.
Basta explorar o Instagram para se deparar com pratos de legumes salteados com quinoa e gengibre e bolo de banana sem glúten e sem lactose para sobremesa.
12 SUPERALIMENTOS
Quinoa
Vantagens da Quinoa:
- Sem glúten
- Rica em ácidos gordos e vitaminas
- Acção antioxidante
Pode ser servida em saladas, sopas, panquecas ou como acompanhamento, substituindo o arroz ou massa.
Maca
Sim está bem escrito! Lê-se maca e não maça!
Vantagens da Maca:
- O pó de maca ajuda a regulação hormonal, em casos de menopausa
- Energético
- Afrodisíaco
Tem um sabor forte, por isso o melhor é juntar a iogurtes ou sopas.
Bagas de Goji
São frutos vermelhos desidratados e consumidos nas formas seca e crua.
Vantagens das bagas de Goji:
- Combate o envelhecimento
- Fortalece o sistema imunitário
Pode servir para fazer chá, ou para enriquecer as saladas, iogurtes ou cereais de pequeno-almoço.
Açai
Vantagens do Açai:
- Rica em proteína e fibra
- Diminui o colesterol
- Forte poder antioxidante
Comprando em polpa ultracongelada, pode ser comida como gelado, servida em batidos ou com iogurte,
Spirulina
Vantagens da Spirulina:
- Micro alga predominantemente composta por proteína
- Actividade regeneradora após actividade física
O sabor é forte, por isso é aconselhável que se junte a sumos ou sopas
Gengibre
Além de estar associado à prevenção de náuseas e vómitos, está também provado que a ingestão de gengibre permite reduzir os níveis de inflamação, seja ela aguda ou crónica, como no caso da artrite reumatoide, por exemplo. O gingerol é uma das substâncias ativas presentes no gengibre com ações benéficas para o organismo, sendo antioxidante e anti-inflamatório.
Açafrão
O açafrão é extraído dos pistilos de flores de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a Antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo — região de onde a variedade é originária — na preparação de risotos, aves, caldos, massas e doces. É um ingrediente essencial à paella espanhola.
Há séculos que o açafrão é também utilizado com fins medicinais. Historicamente foi utilizado no tratamento do cancro e de estados depressivos. Estas aplicações têm sido pesquisadas atualmente.
Efeitos promissores e seletivos contra o cancro têm sido observados in vitro e in vivo, mas não ainda em testes clínicos. Efeitos antidepressivos também foram encontrados in vivo e em estudos clínicos preliminares. Há portanto interessantes perspectivas de uso dos extratos de açafrão na fitoterapia racional.
Açafrão e os benefícios estudados
De seguida descrevo estudos sobre alguns dos mais importantes benefícios do açafrão, incluindo:
- Cancro do pancrêas,
- Cancro do fígado,
- Inflamação crónica,
- Diabetes,
- Inflamações pulmonares virais,
- Alzheimer,
- Disfunção vascular,
- Cicatrização de feridas.
Estudos científicos sobre açafrão:
- Curcumin AntiCancer Studies in Pancreatic Cancer.
- Prevention and treatment of cancer targeting chronic inflammation: research progress, potential agents, clinical studies and mechanisms.
- Development of Nasal Lipid Nanocarriers Containing Curcumin for Brain Targeting.
- Nanoplasmonic fiber tip probe detects significant reduction of intracellular Alzheimer’s disease-related oligomers by curcumin.
- Curcumin attenuates oxidative stress induced NFκB mediated inflammation and Endoplasmic reticulum dependent apoptosis of splenocytes in diabetes.
- Curcumin alleviates macrophage activation and lung inflammation induced by influenza virus infection through inhibiting the NF-κB signaling pathway.
- The Emerging Role of Curcumin for Improving Vascular Dysfunction: A Review.
- Curcumin and its topical formulations for wound healing applications.
- Hepatoprotective Effect of Curcumin on Hepatocellular Carcinoma Through Autophagic and Apoptic Pathways.
Concluindo
Introduza de forma gradual pelo menos alguns destes alimentos na sua alimentação e sinta a diferença para melhor na sua saúde. Algumas das grandes superfícies já têm espaços próprios para estes alimentos, tornando a sua procura mais fácil. Se em simultâneo evitar os alimentos processados você não vai acreditar no que lhe vai acontecer… retardando o envelhecimento!
Por favor PARTILHE esta informação
Artigos recentes:
You must be logged in to post a comment.