Celutite tratamento e causas (2021) toda a verdade! Quais as causas? Como acabar com ela? O que é mais eficaz contra a celulite? Tudo o que ainda não sabe! A celulite é uma condição que altera a topografia da pele de quase todas as mulheres conforme descreve o estudo “Cellulite: Review” da Universidade de Mainz na Alemanha. No passado, estava associada a perturbações lipídicas, contudo, pesquisas mais recentes vieram a classificar melhor a sua etiologia (origem). O próprio nome é uma combinação do termo francês para designar célula (Cellule) e o sufixo “ite”, que significa doença.
A celulite, era conhecida na comunidade ciêntífica como uma lipodistrofia localizada, que se traduzia pela acumulação de gordura numa ou várias zonas específicas do corpo. Relacionava-se a celulite com a obesidade, o que não é verdade.
Leia também: Colagénio estrias rugas e toda a verdade
Neste artigo vou responder ás seguintes questões:
- Celulite estética e celulite infecciosa: Qual a diferença?
- Celulite: O que é?
- Quais os factores de risco?
- Como se classifica? Quantos graus existem?
- A celulite é um problema circulatório ou não?
- Celulite e gordura localizada: Existe relação?
- Sindrome da desarmonia corporal: O que é?
- Tratamento: Qual o melhor?
- Como começar a corrigir já hoje?
- Como calcular a massa gorda saudável?
- Qual a diferença de massa gorda saudável entre o homem e a mulher?
- Obesidade: A partir de que valor de massa gorda é considerada obesidade?
- Tratamentos: Quais os mais utilizados?
- Cremes anti-celulite: São eficazes?
- Colagénio: Será que pode ajudar?
- Suplementos alimentares ajudam?
- Massagens ajudam?
- Laser ajuda?
- Mesoterapia ajuda?
- Lipoaspiração ajuda?
- Mulheres magras: Porque têm, também, celulite?
- Mulheres magras: Como tratam a celulite? é necessário dieta e exercício?
- Homens: Porque quase não existem homens com celulite?
- Celulite: Será que só aparece por ter havido ganho de gordura?
- Será que é um problema circulatorio? Qual a teoria actual?
- Factor de risco: Qual o maior para ter celulite?
- Prevenir e tratar: Quando se deve começar?
- Alimentos: Quais os melhores e os piores para a celulite?
- Café e refrigerantes com cafeína podem provocar celulite?
- Quando emagrecemos diminui a celulite?
- Gravidez: Será que piora a celulite?
- Pilula anticoncepcional: Será que provoca celulite?
- Reposição hormonal da menopausa: Será que piora a celulite?
- Varizes: Podem agravar a celulite?
- Crianças: Será que também têm celulite?
[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked]
Celulite infecção da pele e celulite estética
Antes de mais, é preciso desfazer uma confusão. O termo celulite pode ser usado para duas doenças distintas:
1. Hidrolipodistrofia ginóide, que é muito mais um problema estético do que propriamente uma doença.
2. Celulite, infecção da pele, que é uma infecção bacteriana semelhante à erisipela.
O termo celulite para a hidrolipodistrofia ginóide não é o mais adequado uma vez que não há inflamação do tecido subcutâneo. Neste artigo falarei da celulite estética e não infecciosa.
Celulite o que é?
A celulite caracteriza-se por irregularidades na pele, que parecem ondulações, causadas por desarranjos na anatomia do tecido subcutâneo. Pesquisas recentes mostraram que tem menos a ver com as células de gordura do que se pensava, e mais com o tecido conjuntivo que rodeia e mantém no local as referidas células de gordura.
Quando este perde elasticidade o tecido adiposo tende a ficar saliente, dando o aspecto em “casca de laranja” (deste modo a redução da quantidade de gordura reduz a aparência de celulite mas não elimina a causa).
Debaixo da nossa pele há sempre uma placa de tecido adiposo (gordura), que pode ser maior ou menor dependendo da região e o do estado nutricional do indivíduo. Abaixo da gordura encontra-se o músculo, que fica ligado à pele por fibras elásticas de tecido fibroso, formadas por colagénio ou colageno, que atravessam o tecido gorduroso.
Quando estas fibras elásticas perdem elasticidade e ao mesmo tempo há uma acumulação de gordura nesta região, a pele torna-se irregular, pois as fibras “puxam” a pele em direção ao músculo enquanto que a gordura a empurra para cima. A celulite é, portanto, uma espécie de herniação da gordura em direcção à pele.
A celulite surge mais frequentemente em regiões que acumulam gordura com facilidade, tais como:
- Ancas,
- Coxas,
- Nádegas,
- Barriga.
A celulite ocorre mais em pessoas obesas ou com excesso de peso, no entanto também pode surgir em pessoas magras. Quanto menor for a elasticidade do tecido subcutâneo, menor é a quantidade de gordura que precisa de se acumular para causar as ondulações. A acumulação de líquidos e a forma como a gordura se distribui no tecido também influenciam o aparecimento destas irregularidades.
Factores de risco
A celulite é muito mais comum em mulheres do que em homens. Estima-se que até 90% das mulheres sofram com deste problema de forma mais ou menos marcada. Possivelmente esta diferença entre sexos é causada pelo estrogênio e pelas características do tecido subcutâneo nos homens, que dificultam a herniação da gordura.
Os principais factores de risco para o aparecimento da celulite são:
- Sexo – muito mais frequente nas mulheres;
- Idade – aumenta com a idade;
- Hereditária – mais frequente nas mulheres com história familiar de celulite (mãe, irmãs, avós);
- Cigarro – mais frequente nas mulheres fumadoras;
- Excesso de peso;
- Sedentarismo;
- Alimentação rica em sal, gorduras e hidratos de carbono;
- Beber pouca água;
- Stress.
Classificação da celulite
Celulite grau 1
Não há irregularidades visíveis quando a pessoa está deitada ou em pé, mas as alterações podem ser vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração da musculatura local.
Celulite grau 2
Celulite visível, com a pele a apresentar o conhecido aspecto tipo “casca de laranja” evidente sem nenhuma compressão da pele. À palpação é possível notar a presença de pequenos nódulos imperceptíveis visualmente.
Celulite grau 3
Celulite visível, com aspecto da pele tipo “casca de laranja”, sobrelevações e nódulos evidentes.
Causas
No passado acreditávamos que a alteração circulatória era à base do processo de celulite, esta crença era muito reforçada porque encontrávamos muitas pacientes sem excesso de peso e com celulite. Mas hoje sabemos que mesmo os pacientes sem excesso de peso e que tem celulite, possuem excesso de gordura na composição corporal ou em numa zona localizada do corpo.
Estes trabalhos científicos rigorosos realizados nos Estados Unidos e na Bélgica e também em países do Norte da Europa, através de sofisticados métodos de microperfusão, onde foi avaliada a circulação do tecido gorduroso em pacientes com celulite não mostraram qualquer alteração no fluxo sanguíneo arterial ou na constituição dos vasos.
O que ocorre é que o aumento do volume do tecido gorduroso comprime as veias e linfáticos e associado à ação hormonal provoca o edema, levando a um círculo vicioso de aumento ainda maior do volume, agora por edema, maior compressão dos vasos e mais celulite.
Estudos:
- An Exploratory Investigation of the Morphology and Biochemistry of Cellulite.
- Cellulite: from standing fat herniation to hypodermal stretch marks.
A alteração circulatória realmente está presente, nas veias e vasos linfáticos, provocada pela compressão da gordura e acção das hormonas femininas, mas é uma alteração apenas do funcionamento e não uma doença dos vasos. Neste contexto a alteração circulatória pode regredir se tratadas as causas do mau funcionamento.
Celulite e gordura excessiva
Síndrome de Desarmonia Corporal
A “Síndrome de Desarmonia Corporal”, são uma série de alterações que costumam estar presentes, em simultâneo, nas pacientes que procuram as clínicas de medicina estética para tratamento. Essas alterações simultâneas presentes, principalmente nas mulheres, são as seguintes:
- Celulite;
- Gordura localizada;
- Flacidez muscular;
- Excesso de gordura corporal.
Gordura localizada é diferente da gordura acumulada numa região do corpo. A gordura localizada é uma protuberância de tecido gorduroso, como os chamados “pneus”, que são de difícil eliminação com os cuidados clínicos e geralmente necessitam cirurgia para correção.
A Gordura numa região do corpo é uma gordura distribuída homogeneamente pelas ancas e coxas da mulher, sem necessariamente formar protuberâncias.
O processo de aparecimento de celulite, gordura numa região e gordura localizada tem causas semelhantes, porque estão ligadas à acção das hormonas femininas e ao excesso de gordura na composição corporal, mas são processos distintos com tratamentos também diferentes. Para se conseguir uma melhoria geral na forma do corpo é necessário corrigir todas essas alterações de forma integrada.
Tratamento da celulite
Como ainda não conseguimos entender bem todos os mecanismos que causam o aparecimento da celulite, existem no mercado centenas de tratamentos ineficazes baseados em teorias sem suporte científico. Além disso, a celulite não é uma doença, é uma alteração normal do tecido subcutâneo feminino,
Até ao momento não há tecnologia disponível que possa corrigir as alterações estruturais do tecido adiposo feminino e da derme profunda pelo que não existe um tratamento 100% eficaz nem milagroso contra a celulite. No entanto ela pode ser atenuada de forma visível tornando principalmente a mulher mais confiante em si própria.
O tratamento da celulite sem intervenção da cirurgia estética passa por uma abordagem integrada principalmente nos aspectos da alimentação diária e exercício físico, com o objectivo de diminuir e alcançar um valor saudável de massa gorda (mesmo nas mulheres magras com celulite). Mais à frente neste artigo descrevo como calcular a % de massa gorda saudável.
Diminuir a massa gorda
De seguida descrevo os pontos mais importantes que pode corrigir já hoje para melhorar a sua saúde e diminuir a massa gorda excessiva que provoca a celulite, a saber:
- Comer de forma saudável alimentos reais e deixar de consumir os processados ou fabricados.
- Comer as quantidades adequadas de alimentos sem exagerar ou seja não encha o prato de arroz, massa ou batatas.
- Divida o prato em 6 partes e coma 3 partes de legumes ou vegetais, 2 partes de proteína e gordura saudável (ex. peixe, carne, ovos, azeitonas pretas e azeite para temperar) e 1 parte de hidratos de carbono (ex. arroz, batata, massa).
- Não coma pão à refeição…é apenas alimento para a sua “alma” … não lhe trás nenhum benefício nutricional.
- Ter uma alimentação variada privilegiando a gordura saudável (ex. peixe, azeite, azeitonas pretas, creme vegetal, óleo de côco), os vegetais e as proteínas de elevado valor nutritivo (ex. peixe e os ovos).
- Fazer jejum intermitente.
- Caminhar a ritmo rápido.
- Fazer exercícios localizados.
- Fazer, se/ou quando for possível, HIIT ou seja exercício intervalado de alta intensidade.
Massa gorda calcular a % saudável
A percentagem de massa gorda (%MG) saudável calcula-se de forma diferente para homens e mulheres. O ponto de partida para o calculo da percentagem de massa gorda saudável é a idade dos 20 anos, quer no homem quer na mulher ou seja qual a % de massa gorda saudável que se tem aos 20 anos de idade.
No entanto essa % é bastante diferente no homem e na mulher. Assim aos 20 anos temos:
- Homem tem 10% de massa gorda saudável
- Mulher tem 18% de massa gorda saudável
Massa gorda nos homens
%MGsaudável num homem de 20 anos = 10%
A partir dos 20 anos acresce-se 1% por cada 3 anos de idade, até ao limite de 25% ou até 50 anos de idade.
Usando a fórmula nos homens (máximo 25% ou 50 anos):
%MGsaudável = (Idade actual – 20) x 0.333 + 10
Massa gorda nas mulheres
%MGsaudável numa mulher de 20 anos = 18%
A partir dos 20 anos acresce-se 1% por cada 3 anos de idade, até ao limite de 35 % ou até 50 anos de idade).
Usando a fórmula nas mulheres (máximo 35% ou 50 anos):
%MGsaudável = (Idade actual – 20) x 0.333 + 18
Exercício:
Qual a %MGsaudável para um homem com 35 anos?
%MGsaudável = (Idade – 20) x 0.333 + 10 = (35 – 20) x 0.333 + 10 = 15 %
Obesidade e % de massa gorda
Um indivíduo é considerado obeso quando apresenta + 5% de Massa Gorda em relação aos valores de referência para a sua idade e sexo.
Tratamentos mais utilizados
Existem diversos tratamentos para a celulite sendo os principais os seguintes:
- Massagens
- Cremes anti-celulite
- Colagénio em suplementos alimentares
- Laser
- Mesoterapia
- Carboxiterapia
- Lipoaspiração
Massagens para celulite
As massagens e drenagem linfática apresentam alguns efeitos sobre a celulite. Na década de 90 foi desenvolvida em França um aparelho batizado de Endermologie®, voltado para realizar uma espécie de massagem nas áreas afetadas pela celulite. O produto foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) como uma opção para o alívio temporário da celulite.
O aparelho basicamente faz massagem da pele de modo a redistribuir a gordura, levando a uma melhoria temporária no aspecto da pele. Se suspenso o tratamento, a celulite volta a aparecer como antes.
Estudo:
Cremes anti-celulite
A imensa maioria dos cremes contra celulite não funciona, e mesmo os que apresentam algum efeito, têm resultados discretos. Os cremes que apresentam alguns resultados são os que contém retinoides (derivados da Vitamina A) como o ácido retinoico, tazaroteno e o adapaleno.
Também os cremes com metilxantinas tais como Aminofilina, cafeína e teofilina podem ter resultados positivos embora passageiros. Sozinhos, porém, quase não trazem benefícios pelo que se aconselha em simultâneo as massagens para uma redução mais visível da pele tipo “casca de laranja”.
Colagénio pode ajudar
Uma vez que o colagénio dá firmeza à pele, além de prevenir o aparecimento da celulite, pode tambem ajudar no seu tratamento, pois com a pele mais firme os nódulos da celulite tendem a não aparecem tanto.
Suplementos alimentares para celulite
Existem centenas de produtos ditos naturais alegando possuir substâncias com propriedades anti-celulite. Normalmente estes produtos referem ajudar a eliminar toxinas, reduzir retenção de líquidos, aumentar o metabolismo das gorduras, melhorar circulação, etc.
No entanto não existe nenhum suplemento ou produto tomado por via oral, que comprovadamente tenha algum efeito sobre a celulite, excepto alguns suplementos de colagénio hidrolisado enriquecidos com vitamina C para optimizar a absorção do colagénio.
Também não existe dieta específica para celulite, com alimentos selecionados que supostamente agiriam diretamente contra o problema. A dieta preconizada para celulite é a dieta saudável indicada para todas as pessoas ou seja basicamente evitar excessos de sódio, gorduras saturadas e carboidratos e comer alimentos reais.
Laser para celulite
O uso do Laser para o tratamento da celulite tem ganhado atenção nos últimos anos. Ainda há controvérsias sobre sua eficácia, pois os actuais trabalhos científicos foram bastantes questionados em relação à metodologia utilizada.
Existem também técnicas que associam o uso de Laser com ondas de radiofrequência e massagens. Assim como nas massagens, a melhoria é temporária e o tratamento precisa ser feito com regularidade, o que o torna muito caro e consume muito tempo.
Mesoterapia para celulite
A mesoterapia é um tratamento que envolve a injeção de substâncias diretamente no tecido afetado com o objetivo de “desfazer” a celulite e ajudar na eliminação da gordura localizada. Esta é uma técnica polêmica, pois envolve diferentes métodos e substâncias, sendo que nenhuma delas foi devidamente estudada em ensaios clínicos importantes.
Existe, inclusive, o risco de efeitos colaterais dependendo da substância que for administrada. A falta de estudos sobre eficácia e, principalmente, a segurança do procedimento são os principais problemas deste tratamento.
Carboxiterapia
A probabilidade de um efeito positivo do gás dióxido de carbono (CO2) sobre o processo de lipólise oxidativo fisiológico levou à sua utilização para adiposidades localizadas. Os resultados do estudo demonstraram uma diminuição estatisticamente significativa no diâmetro de adipócitos durante ambas as fases precoce e tardia dos sujeitos injectados com CO2.
A terapia com CO2 demonstrou ser mais bem sucedida do que a injeção de ar. Além disso, em comparação com o grupo controle, a diminuição do volume de adipócitos também foi estatisticamente significativa em grupos de ar injectado respiráveis. Este resultado sugere que os efeitos mecânicos de injecção de gás são mais importantes do que os efeitos metabólicos.
Estudos:
- Does carbon dioxide therapy really diminish localized adiposities?
- Carbon dioxide therapy in the treatment of localized adiposities: clinical study and histopathological correlations.
Lipoaspiração para celulite
A lipoaspiração ou liposucção simples não funcionam para a celulite, podendo até piorar o quadro, aumentando as irregularidades na pele. Porém a libertação das traves fibrosas com cânulas especiais (subcisão), seguidas de lipoescultura (injeção de gordura lipoaspirada da própria paciente na depressão da celulite) apresenta bons resultados, ainda mais quando associada a outras modalidades terapêuticas.
Assim como os outros métodos, não proporciona a cura da celulite, mas atenua bastante. Esta técnica deve ser feita com cirurgião plástico competente. Evite técnicas que prometam milagres e, principalmente, evite profissionais não reconhecidos pelas sociedades médicas dos respectivos países.
[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked
Perguntas mais frequentes sobre celulite
Existem imensas dúvidas sobre a celulite. De seguida resumo as principais e mais frequentes perguntas sobre este tema.
Mulheres magras podem ter celulite ?
Sim. Muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final.
Este excesso de gordura, associado à ação das hormonas femininas e alterações na microcirculação e nos e nos vasos linfáticos acabará formando celulite.
Maioria das pacientes tem excesso de peso?
Não, a maioria das pacientes que procuram tratamento para a celulite tem o peso normal, até diminuído ou apenas levemente aumentado, mas existe excesso de massa gorda em todos os pacientes que tem celulite.
O que ocorre então, é que a paciente com celulite pode ser magra ou ter peso normal, mas existe sempre excesso de massa gorda quando avaliamos a composição do corpo, e esse é o factor que desencadeia o processo de aparecimento da celulite.
Modelos muito magras podem ter celulite?
Sim. O que interessa não é o peso mas sim a distribuição da gordura corporal. Uma modelo pode ser magra no peso, mas ter também pouca massa muscular. É frequente que pacientes com tendência natural para serem magras se preocupem pouco com o exercício físico e com a alimentação.
Essas pacientes têm poucas células gordas mas a pouca gordura que acumulam, distribui-se por essas poucas células, alterando muito o tecido adiposo, comprimindo os microvasos e assim determinando o aparecimento de celulite.
Podemos dizer, que numa pessoa magra, uma pequena concentração de gordura já irá produzir celulite até mais importante do que em pessoas com mais excesso de gordura acumulada, que têm mais células para dividir o excesso.
Como se tratam as pacientes magras?
No tratamento destas pacientes muito magras e com celulite será necessária a correção alimentar apesar do baixo peso, para corrigir a composição corporal ou seja o racio massa gorda vs massa muscular. Deve-se associar a prática de exercícios, principalmente do tipo musculação, para ganho de massa muscular.
Uma dieta com proteína em quantidade adequada é desejável, para criar a base nutricional para o ganho de massa muscular. É como se trocássemos gordura por músculo. Ou seja, mantemos ou aumentamos o peso, diminuindo a gordura e aumentando a massa muscular. Entretanto, só exercícios e correcção alimentar não são suficientes.
A gordura, geralmente presente nas ancas e coxas é libertada com muita dificuldade, por causa da ação das hormonas femininas. Por isso a necessidade dos tratamentos na clínica de medicina estética, que utiliza métodos como a aplicação de lipolíticos para ajudar a eliminar esta gordura.
Além disso, a microcirculação que já está alterada, com edema (inchaço) precisa também de ser melhorada. Com os tratamentos de medicina estética, a gordura do local onde se encontra a celulite será mais facilmente eliminada, a microcirculação e o edema serão melhorados e a celulite será assim controlada.
Maioria dos homens sem celulite, porquê?
As causas desta diferença entre homens e mulheres é muito importante para a compreensão do processo de celulite. Este aspecto foi bem demonstrado em pesquisas recentes realizadas na Bélgica pelo Prof. Pierard e nos Estados Unidos pelo Prof Rosembaum. Os homens não têm celulite porque o tecido adiposo do homem e da mulher é diferente.
Na mulher existem septos (pequenas cordas fibrosas que separam porções de células adiposas) mais finos e com orientação recta e nos homens os septos são mais grossos e resistentes e com orientação obliqua. Estas características fazem com que o tecido se expanda em direção à superfície e à pele na mulher e em direção ao músculo e à profundidade no homem.
Esta diferença na microanatomia é que faz a celulite estar presente na mulher e não no homem, que é resistente a ela, mesmo que ganhe muito peso.
Outra diferença é a acção das hormonas femininas, naturalmente muito mais presentes na mulher do que no homem. A alteração provocada pelo excesso de tecido adiposo, depositado nas regiões preferenciais da mulher como ancas e coxas, dirigidas pela acção hormonal, com consequente compressão das veias e vasos linfáticos e alteração no funcionamento microvascular, levam ao ciclo vicioso responsável de aparecimento de celulite.
Celulite aparece só com ganho de gordura?
Fica claro que o ganho de tecido gorduroso tem papel importante na celulite, mas não é só isso. Podemos dizer que a celulite acontece por causa do aumento da gordura em uma região, que como vimos é propicia a ela e só presente na mulher.
O aumento de gordura surge por erros na alimentação, mas, sobretudo por ação hormonal, que dirige o excesso de gordura para regiões preferenciais, típicas das mulheres. A gordura em excesso no local, leva à compressão de microveias e vasos linfáticos, que já estão com sua capacidade de transportar líquidos alterada pela própria acção hormonal.
Então a celulite é um processo onde muitos factores estão envolvidos, por isso necessita de várias medidas para o seu tratamento, que corrijam simultaneamente as diversas alterações orgânicas identificadas.
Qual a teoria actual sobre a causa?
No passado acreditávamos que a alteração circulatória era à base do processo de celulite, esta crença era muito reforçada porque encontrávamos muitas pacientes sem excesso de peso e com celulite. Mas hoje sabemos que mesmo os pacientes sem excesso de peso e que tem celulite, possuem excesso de gordura na composição corporal ou em uma determinada região. Estes trabalhos científicos foram elaborados em países do Norte da Europa, através de sofisticados métodos de microperfusão.
O que se passa com as veias e vasos linfáticos?
Foi avaliada a circulação do tecido gorduroso em pacientes com celulite que não mostraram qualquer alteração no fluxo sanguíneo arterial ou na constituição dos vasos. O que ocorre é que o aumento do volume do tecido gorduroso comprime as veias e vasos linfáticos e associado à ação hormonal provoca o edema, levando a um círculo vicioso de aumento ainda maior do volume, agora por edema, maior compressão dos vasos e mais celulite.
O tecido com uma carga extra de gordura, e com a mesma circulação comporta-se como se ela faltasse, fica com a sua capacidade de realizar o metabolismo normal diminuída, e aparecendo zonas mais frias na pele, detectável pela termografia, que é um exame que utilizado para determinar o grau de comprometimento do tecido gorduroso com celulite
O que mudou foi que a causa do processo não é a alteração circulatória, mas a predisposição microanatômica da mulher a ter celulite, iniciando-se o processo com a deposição de gordura e acção hormonal e a alteração circulatória está presente, agrava o processo, mas é conseqüência dos outros factores.
Qual o principal factor que favorece a celulite?
O simples fato de ser mulher. É o tecido gorduroso da mulher que é naturalmente predisposto a ter celulite e as hormonas femininas têm um papel importante no processo. Estas características são normais na mulher, e podemos considerar que a presença de celulite, embora um processo que incomoda muito a auto – estima feminina, é quase uma situação natural, embora não obrigatória, da condição feminina. Os cuidados com uma boa alimentação e exercício físico deverão ser mantidos toda a vida.
Quando deve começar a prevenção?
Uma correcta alimentação e o controle do excesso de peso é importante em qualquer idade. Não só por questões estéticas, mas também de saúde. Na adolescência, o processo de celulite começa a instalar-se, se estiver presente o excesso de gordura corporal.
Nesta fase inicial, se a celulite se apresentar ainda no primeiro estágio, apenas a correção alimentar e os exercícios físicos são suficientes para controlar o problema. Entretanto, se um processo de celulite mais avançado, já estiver presente, os tratamentos e orientações em clínica de medicina estética serão absolutamente necessários.
Alimentos quais são os melhores e piores?
Faz parte do tratamento uma correção alimentar. O ideal para a forma corporal e para evitar a celulite é uma dieta adequada em proteínas, gordura saudável e poucos hidratos de carbono. Assim aconselha-se o seguinte:
- Comer de forma saudável alimentos reais e deixar de consumir os processados ou fabricados.
- Comer as quantidades adequadas de alimentos sem exagerar ou seja não encha o prato de arroz, massa ou batatas.
- Divida o prato em 6 partes e coma 3 partes de legumes ou vegetais, 2 partes de proteína e gordura saudável (ex. peixe, carne, ovos, azeitonas pretas e azeite para temperar) e 1 parte de hidratos de carbono (ex. arroz, batata, massa).
- Não coma pão à refeição…é apenas alimento para a sua “alma” … não lhe trás nenhum benefício nutricional.
- Ter uma alimentação variada privilegiando a gordura saudável (ex. peixe, azeite, azeitonas pretas, creme vegetal, óleo de côco), os vegetais e as proteínas de elevado valor nutritivo (ex. peixe e os ovos).
Alguns dos melhores alimentos são:
- Peixe (proteina e gordura saudável);
- Carne de animais de pasto (proteinas);
- Ovos (proteínas de alto valor nutritivo);
- Azeite, uma colher de sobremesa (gordura saudável);
- Azeitonas pretas não salgadas (gordura saudável);
- Frutos secos (gordura saudável, fibras, vitaminas e minerais), principalmente nozes, amendoas, avelãs e pinhão, naturais e saidos da casca. Algumas pessoas são alergicas e não podem comer. Nunca comer cristalizados, torrados ou salgados por causa do excesso de açucar e sal;
- Legumes e vegetais diversos (fibras, vitaminas e minerais), tais como espinafres, rucula, rabanete, cebola, pimento, pepino, alface de folha escura, etc.
- Fruta variada (fibras, vitaminas e mineris), 4 peças/dia de tamanho médio, tais como maçã, pêra, laranja, kiwi e abacate. Não se deve comer demasiada fruta por causa do excesso de frutose;
- Arroz ou batata em pouca quantidade (hidratos de carbono);
Alguns dos piores alimentos são:
- Todos os que são processados ou fabricados;
- Refrigerantes;
- Bebidas alcoólicas;
- Doces, Bolachas, biscoitos e afins;
- Carnes vermelhas;
- Refeições com fritos por causa do óleo utilizado na fritura;
Café e bebidas com cafeína provocam celulite?
Não, isto é um mito. A cafeína é boa para a celulite. Sem querer dizer que tomar café vá tratar a celulite, mas seguramente, com adoçante, não vai fazer mal. Os refrigerantes com cafeína na composição, desde que não tenham açucar em excesso também não trazem “mal ao Mundo”!
Se emagrecer, continua com a celulite?
A presença de gordura é um importante fator para a presença de celulite, mas não é o único factor. O peso não é importante, o que é importante é a quantidade de gordura na composição corporal e a gordura que está presente na região com celulite.
A mulher deposita gordura em regiões preferenciais, como nas ancas e coxas. Esta gordura é dificilmente mobilizável. Quando ocorre o emagrecimento, a gordura pode ser eliminada de outras partes do corpo e continuar presente na região de celulite. Um estudo de 2006 demonstrou que os efeitos da perda de peso são variaveis e tanto podem ser positivos como negativos.
Estudo: Effect of weight loss on cellulite – gynoid lypodystrophy.
Gravidez piora a celulite?
Sim, a gravidez modifica o equilibrio das hormonas femininas originando as seguintes alterações:
- Aumenta a deposição de gordura em determinadas regiões como as ancas e as coxas;
- Altera-se a circulação nas veias e microveias,
- Retem-se água no corpo, a chamda retenção de líquidos, que provoca edemas.
Estas são alterações que têm um papel importante no aparecimento da celulite.
Pílula anticoncepcional provoca celulite ?
Sim, as hormonas da pílula anticoncepcional, provocam alterações semelhantes às da gravidez, embora num nível muito menor.
Reposição hormonal da menopausa piora a celulite?
A acção hormonal sempre piora a celulite, e também as varizes, no entanto os benefícios da reposição hormonal na menopausa são muitos, e um tratamento bem conduzido irá trazer poucas repercussões para a celulite e para as varizes.
Varizes e celulite estão relacionadas?
As varizes atingem mais mulheres, a partir da puberdade e aparecem por tendência hereditária, recebem forte influência negativa das hormonas femininas, do uso da pílula anticoncepcional e da gravidez. Embora haja uma relação entre as veias da microcirculação e a formação da celulite, as varizes de maior calibre e visíveis nada têm a ver com a celulite.
As crianças têm celulite?
Não, as crianças podem ter excesso de tecido gorduroso, e dobrinhas de pele parecida com celulite, mas não é a mesmo processo.
DICAS FINAIS PARA ATENUAR A CELULITE
Manter-se activa
Para além de ajudar à perda de peso, a prática regular de exercício físico favorece a produção de endorfinas no cérebro, contribuindo para reduzir a ansiedade e provocar sensações de conforto e bem-estar. Mas a atividade física é também uma poderosa aliada no combate contra a celulite, já que, quando sua, está a expelir toxinas através da pele.
Hidratação quanto baste
Se as toxinas que ingerimos diariamente são uma das causas mais comuns de celulite, a melhor forma de a evitarmos é ajudando o nosso corpo a livrar-se delas. Estar hidratada correctamente é reforçar o processo natural de desintoxicação do organismo, aumentando a elasticidade da pele e acelerando a circulação sanguínea. O grau certo de hidratação é conseguido pela soma de toda a alimentação diária sólida e líquida e não apenas pela água que se bebe o que envolve não só a ingestão de água mas de alimentos ricos em água, como pepino (que é 96,7% água), melancia (91,5%) ou brócolos (90,7%). Através da hidratação, encorajamos o organismo a usar os rins para eliminar os resíduos tóxicos, libertando o fígado para a mobilização e conversão das gorduras em energia.
Não usar roupa apertada
Roupas muito justas e sapatos apertados comprimem o corpo, dificultando a circulação do sangue, o que pode contribuir para o agravamento da celulite.
Controlar o açúcar no sangue
Níveis elevados de açúcar no sangue favorecem a acumulação de gorduras que, por sua vez, propiciam o surgimento de celulite. Para o evitar, opte por consumir fontes magras de proteína, como peixe ou aves. Estas mantêm o organismo cheio durante mais tempo, desacelerando a digestão e, por consequência, a libertação de insulina.
Colagénio e vitamina C
O colagénio dá firmeza à pele, pelo que, quando este sofre fraturas, a pele ressente-se, perdendo elasticidade e tornando os depósitos de gordura mais evidentes. Para o evitar, lembre-se de ingerir bastante vitamina C, predominante em frutos como a laranja, a toranja ou a papaia, já que esta ajuda à síntese do colagénio na pele.
Evitar gorduras saturadas, açúcares e sódio
Para combater a celulite, deve perder peso, desintoxicar o corpo e manter-se hidratado. Assim, não deve ingerir bebidas açucaradas nem alimentos ricos em sal, açúcar ou gorduras saturadas. Evite particularmente as comidas salgadas, já que o sal provoca retenção de líquidos no organismo, aumentando a celulite.
Concluindo
Ter celulite nunca é uma boa notícia! Para os homens, em geral, isso não é problema pois são raros os que a têm! Para a mulher a notícia “menos má” é que praticamente todas as mulheres têm celulite independentemente de cor, raça ou de ser “gorda” ou magra. É uma condição inerente ao facto de ser mulher. Não existem ainda comprimidos ou cremes milagrosos, embora alguns possam ter alguns benefícios, mas também não há dúvidas que ter uma alimentação saudável e controlar o peso pode ajudar a atenuar o tal aspecto de pele tipo “casca de laranja”.
Fique bem
Franklim Fernandes
Bibliografia:
- An Exploratory Investigation of the Morphology and Biochemistry of Cellulite. Rosenbaum, Michael M.D.; Prieto, Victor M.D.; Hellmer, Johan M.D.; Boschmann, Michael M.D.; Krueger, James M.D., Ph.D.; Leibel, Rudolph L. M.D.; Ship, Arthur G. M.D.
- Rossi AM, Katz BE. (2014), A modern approach to the treatment of cellulite. Dermatol Clin. 2014 Jan;32(1):51-9. Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Weill Cornell Medical College, 1275 York Avenue, New York
- Proebstle TM (2010), Cellulite Review. Universitätshautklinik Mainz, Mainz, Germany.
- Khan MH, Victor F, Rao B, Sadick NS. (2010), Treatment of cellulite: Part I. Pathophysiology. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):361-70. Department of Dermatology at Robert-Wood Johnson University Hospital, University of Medicine and Dentistry New Jersey, Somerset, New Jersey, USA
- Khan MH, Victor F, Rao B, Sadick NS. (2010), Treatment of cellulite: Part II. Advances and controversies. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):373-84. Department of Dermatology at Robert-Wood Johnson University Hospital, University of Medicine and Dentistry New Jersey, Somerset, New Jersey, USA
- Hexsel D, Soirefmann M. (2011), Cosmeceuticals for cellulite. Semin Cutan Med Surg. 2011 Sep;30(3):167-70. Brazilian Center for Studies in Dermatology, Porto Alegre,
- Avram M.M., David G. (2004), Cellulite: a review of its physiology and treatment. J Cosmet Laser Ther., 6, 181-185. Division of Dermatology, David Geffen School of Medicine, UCLA Medical Center, Los Angeles, CA, USA
- Brandi C., D’Aniello C., Grimaldi L., Bosi B., Dei I., Lattarulo P. (2001), Carbon Dioxide Therapy in the Treatment of Localized Adiposities: Clinical Study and Histopathological Correlations. Aesth Plast Surg., 25, 170-174. Unità Operativa di Chirurgia Plastica, Università digli Studi di Siena, Policlinico Le Scotte, Italy
- Hexsel, D. M.; Mazzuco, R. (2000), Subcision: a treatment for cellulite. Int J Dermatol., 39, 539-544. Department of Dermatology, School of Medicine, University of Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil
- Lucassen, G. W.; Van der Sluys, W. L. N.; Van Herk, J. J.; Nuijs, A. M.; Wierenga, P. E.; Barej, A. O. (1997), The effectiveness of massage treatment on cellulite as monitored by ultrasound imaging. Skin Res Technol., 3, 154-160.
- Mirrashed, F.; Sharp, J. C.; Krause, V.; Morgan, J.; Tomanek, B. (2006), Pilot study of dermal and subcutaneous fat structures by MRI in individuals who differ in gender, BMI, and cellulite grading. Int J Cosmet Sci., 28, 207. Institute for Biodiagnostics, National Research Council Canada, Winnipeg, Canada.
- Piérard GE, Nizet JL, Piérard-Franchimont. (2000), Cellulite: From Standing Fat Herniation to Hypodermal Stretch Marks. Am J Dermatopa., 22, 34-37. Department of Dermatopathology, University Medical Center of Liège, Belgium.
- Rosenbaum, M.; Prieto, V.; Hellmer, J.; Boschmann, M.; Krueger, J.; Leibel, R. L.; (1998), An Exploratory Investigation of the Morphology and Biochemistry of Cellulite. Am Soc Plast Surg., 101, 1934-1939.Laboratory of Human Behavior and Metabolism, Rockefeller University, New York, NY, USA.
- Rossi, A. B. R.; Vergnanini, A. L. (2000), Cellulite: A review. J Eur Acad Dermatol Venereol., 14, 251-262.
- Smalls, L. K.; Hicks, M. P. D.; Gersin, K.; Kitzmiller, W. J.; Bakhsh, A.; Wickett, R. R. (2006), Effect of Weight Loss on Cellulite: Gynoid Lypodystrophy. Am Soc Plast Surg., 118, 510-5. Skin Sciences Institute, Cincinnati Children’s Hospital Research Foundation, the College of Pharmacy, University of Cincinnati, Ohio
- Centro Estudos Fitness Curso Musculação e Cardio, 2011
POR FAVOR PARTILHE ESTE ARTIGO
Livro grátis (Ebook):
Clique na imagem para receber o acesso no seu email
- Estratégias para tratar Herpes, Zona e Varicela
- Estratégias para tratar dores lombares e musculares
- Estratégias para tratar frieiras e má circulação
- GRIPE RESFRIADO E COVID-19 QUAIS AS DIFERENÇAS?
- Estratégias para proteger o fígado evitar cirrose e fígado gordo
- Dor ciática na perna o melhor tratamento
- Tosse causas perigos e melhor tratamento
- Azia enfartamento refluxo e digestão como tratar?
- FALTA DE AR CAUSAS E PERIGOS
- As cinco grandes mentiras sobre saúde