Os melhores ténis de corrida previnem lesões?
Uma das crenças que existe em saúde é de que os ténis de corrida mais modernos existentes no mercado previnem as lesões inerentes à prática do atletismo.
O calçado de corrida representa uma fatia elevadíssima nas vendas dos equipamentos desportivos, estando esta atividade física “na moda”. Nas últimas décadas temos assistido à produção de modelos cada vez mais sofisticados e com mais atributos tecnológicos fazendo com que o preço dos ténis de corrida seja substancialmente mais caro em comparação com um par de sapatos normais. A justificação por parte dos fabricantes para este custo reside, entre outros, na reclamação de uma pertença redução das lesões dos atletas que os utilizam.
Num artigo publicado na revista Nature em 2010, investigadores americanos, ingleses e quenianos estudaram cuidadosamente os padrões de corrida de fundo (corredores de longa distância) através de vídeos de corredores nos Estados Unidos e no Quénia.
Concluíram que:
- Os primeiros, os atletas americanos, calçados com ténis de corrida, assentam primeiro o calcanhar no solo e só depois o resto do pé;
- Os atletas quenianos, que correm descalços assentam primeiro a planta anterior do pé, verificando-se o oposto em relação aos primeiros.
Esta última “técnica”, o facto de se correr descalço, embora requerendo uma maior força muscular da perna e em parte do pé, apresenta uma menor taxa de lesões em comparação com os atletas que assentam primeiro o calcanhar no solo, como acontecia nos atletas do estudo que corriam calçados.
Neste mesmo estudo foi também analisada a estrutura óssea de jovens quenianos, que num dia podem correr cerca de 20 km descalços, concluindo estarem perante pés saudáveis e funcionalmente muito eficazes. Contudo não se pode afirmar que os ténis de corrida estão na base das lesões, mas também não parece haver evidencias de que estes as previnam.
Concluindo
Como não recomendamos que se corra descalço no alcatrão, talvez seja importante pensar em fabricar ténis diferentes que tenham em conta estes achados científicos. Na prática, é mais importante a técnica de corrida do que propriamente o equipamento desportivo com que se corre quando pensamos em lesões desportivas. Trata-se portanto de um mito!
Fique bem!
Franklim Moura Fernandes
Colaraboração: Dra Luciana Neves
Fontes: Harvard Medical School Portugal; Prof. Dr António Vaz Carneiro
POR FAVOR PARTILHE ESTA INFORMAÇÃO E AJUDE-NOS NA MISSÃO DE LUTAR POR UMA MELHOR SAÚDE!
GRÁTIS, 100 RECURSOS ÚTEIS SOBRE SAÚDE:
- Estratégias para tratar Herpes, Zona e Varicela
- Estratégias para tratar dores lombares e musculares
- Estratégias para tratar frieiras e má circulação
- GRIPE RESFRIADO E COVID-19 QUAIS AS DIFERENÇAS?
- Estratégias para proteger o fígado evitar cirrose e fígado gordo
- Dor ciática na perna o melhor tratamento
- Tosse causas perigos e melhor tratamento
- Azia enfartamento refluxo e digestão como tratar?
- FALTA DE AR CAUSAS E PERIGOS
- As cinco grandes mentiras sobre saúde
You must be logged in to post a comment.