HEMORROIDAS melhorsaude.org melhor blog de saude

HEMORROIDAS PERIGOS E TRATAMENTO A VERDADE!

A doença hemorroidária é extremamente frequente na população adulta, sendo rara na infância. A prevalência da doença hemorroidária embora elevada é de difícil avaliação, como demonstra a análise dos métodos e resultados de vários estudos epidemiológicos, que apresentam valores completamente dispares.

Hemorroidas o que são?

Hemorroidas são vasos dilatados do plexo hemorroidário no canal anal ou seja são vasos sanguíneos de dimensões aumentadas, salientes, situados na parte distal do reto e ânus. Existem dois tipos de hemorroidas, internas e externas, de acordo com a sua localização.

Hemorroidas

Hemorroidas

Em algumas pessoas, as varizes retais resultam de aumento na pressão arterial na veia portal, e essas são distintas das hemorroidas.

Causas

A pressão aumentada nas veias da área anorretal leva a hemorroidas. Essa pressão pode resultar de:

  • Gravidez;
  • Trabalho pesado frequente;
  • Esforço repetido durante a defecação por causa de obstipação (prisão de ventre).

A obstipação é provavelmente a causa mais frequente de obstipação pelo que uma alimentação adequada é essencial para prevenir e evolução de hemorroidas graves.

Hemorroidas internas

Desenvolvem-se dentro do ânus, onde habitualmente permanecem, pelo que nas fases iniciais o doente não as vê nem sente. São caracterizadas por perdas de sangue vivo e/ou exteriorização (prolapso) durante a defecação, este último numa fase já mais avançada. Se totalmente prolapsadas, sem possibilidade de re-introdução no canal anal, podem provocar dor forte.

Hemorroidas externas

Aparecem à volta do orifício anal, sendo revestidas por pele muito sensível. A ocorrência de um coágulo sanguíneo no seu interior (trombo) irá provocar um «inchaço» local muito doloroso, traduzido por um nódulo duro, azulado, muito incomodativo pelo prurido e inflamação que o acompanha. Só sangrarão no caso da sua rutura.

Causa das hemorroidas

São muitas as causas. Têm sido apontados como fatores favorecedores os seguintes:

  • Idade,
  • Obstipação com fezes duras,
  • Esforço para defecar,
  • Gravidez,
  • Tempo prolongado na sanita,
  • Diarreia,
  • Posição sentada por longos períodos e outros.

Sabe-se que existe um estiramento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos, pelo que estes se dilatam. As suas paredes tornam-se finas e ocorre o sangramento. Se a pressão ou o esforço para defecar continua, verifica-se a sua protusão (prolapso).

Resumindo,  as causas mais comuns de hemorroidas são:

  • Gravidez,  principalmente em mulheres com várias gestações;
  • Obesidade, por aumento da pressão abdominal;
  • Prisão de ventre, devido ao esforço para evacuar;
  • Vida sedentária, que provoca fezes mais duras;
  • Relações anais, que produz fissuras e aumenta a incidência de hemorroidas, além de agravar as já existentes.

Sintomas das hemorroidas

Os sintomas podem ser variados, tais como:
  • Perdas de sangue vermelho-vivo durante as dejeções,
  • Prolapso durante as dejeções,
  • Comichão na região anal,
  • Dor na região anal,
  • Nódulo sensível.

Hemorroidas, qual a gravidade?

A complicação mais frequente é a hemorragia, que excecionalmente é volumosa a ponto de levar à anemia. Após a evacuação, verifica-se que sangue goteja, espirra, recobre as fezes ou suja o papel higiênico.

É prioritária que seja feita a diferenciação com hemorragia causada, por exemplo, pelas seguintes doenças:

  • Cancro,
  • Doença inflamatória intestinal,
  • Doença sexualmente transmissível,
  • Lesão da pele perianal ou do ânus.

A doença gera desconforto e existe a dificuldade de higiene. Quando há dor, pode ter ocorrido trombose ou inflamação (flebite), mas ganha maior relevância a referida diferenciação com outras condições.

Na população ocidental, mais de 30% das pessoas têm hemorroidas, entre as quais cerca de 10% necessitam de tratamento cirúrgico. Se há trombose (entupimento) do vaso hemorroidário (local onde se encontra a hemorroida), e ela não alivia com tratamento tópico (pomadas e supositórios), deve-se operá-la.

Tratamento qual o melhor?

Punção do trombo

Às vezes, apenas com a punção do trombo (coágulo sanguíneo) e a aspiração de seu conteúdo pode-se solucionar o problema. Caso não melhore, recomenda-se fazer hemorroidectomia (operação que extrai a veia doente).

Ligadura elástica

Atualmente, a ligadura elástica  — técnica que consiste em “enforcar” a hemorroida com um fio elástico — pode ser feita na maioria dos casos. É uma técnica não agressiva, feita em ambulatório e, no prazo de 24 horas, o doente já não sente mais os sintomas.

Hemorroidas banding

Hemorroidas não tratadas

As hemorroidas que não são tratadas não causam maiores problemas, a não ser o excesso de crises, que pode formar fissuras(rachaduras). Se o paciente tiver alguns cuidados poderá, até mesmo, conviver com elas por toda a vida.

Vale lembrar que quem tem hemorroidas deve lavar a região anal e enxugar com toalha de algodão sempre que evacuar, pois o papel higiênico provoca irritação e inflamação. Deve evitar também a ingestão de alimentos condimentados.

Fonte: Prof. Dr. Luiz Chehter

Quando deve ir ao médico?

Geralmente os sintomas desaparecem em poucos dias, havendo situações, contudo, que podem significar um problema bem mais grave. Embora não exista uma relação entre hemorroidas e cancro, ocorrem sintomas semelhantes, pelo que os atribuídos à doença hemorroidária, especialmente a hemorragia, devem ser investigados por um médico especializado no tratamento das doenças do foro coloproctológico.

Não se auto-medique nem aceite medicações sem fazer os exames indispensáveis. Procure um Coloproctologista para que o diagnóstico e o tratamento seja corretamente efetuado.

Sintomas ligeiros

Os sintomas ligeiros podem ser aliviados de uma forma simples pela mudança dos hábitos alimentares:
  • Aumentando a quantidade de fibras (frutos, vegetais, cereais);
  • Aumentando a quantidade líquidos na dieta, o que eliminará o esforço defecatório excessivo;
  • Em caso de dor, faça um banho de assento em água quente por 10 minutos, o que aliviará a inflamação.

Hemorroidas externas

No caso das hemorroidas externas, estas medidas, associadas eventualmente a medicação oral e aplicação de tópicos locais, serão suficientes, desaparecendo a dor e o inchaço em poucos dias. Nalguns casos de trombose hemorroidária, com dor persistente, muito forte, poderá ser necessário proceder-se a uma intervenção cirúrgica para extração do coágulo sanguíneo. Será realizada em ambulatório, sob anestesia local.

Hemorroidas internas

No caso das hemorroidas internas com sintomas mais marcados, poderão estar indicados outros tratamentos, que irão da escleroterapia ou da laqueação hemorroidária, efetuados em ambulatório, à cirurgia, que passará pela hemorroidectomia clássica ou, o habitualmente hoje realizado, a hemorroidopexia mecânica.

Hemorroidopexia

Esclerose hemorroidária o que é?

Trata-se de um tratamento realizado em regime ambulatório (na consulta), para procurar «secar» as hemorroidas internas sem o recurso à cirurgia. Consiste na injeção de um agente esclerosante na submucosa que recobre os plexos hemorroidários internos, levando-os a diminuir de tamanho. Poderá demorar semanas a ser eficaz, sendo necessárias várias sessões de tratamento.

Todos os doentes beneficiam com a esclerose hemorroidária?

Não. A esclerose hemorroidária está reservada, fundamentalmente, para os doentes com hemorroidas internas do 1º e 2º graus.

O que fazer antes de uma esclerose hemorroidária?

Pode ser necessária a realização de um clister de limpeza algumas horas antes do exame (Informe-se de quais os aconselhados).

É doloroso este exame?

A esclerose hemorroidária é um procedimento simples, indolor, que não necessita de sedação nem de anestesia, sendo bem tolerado pela generalidade dos doentes.

Laqueação elástica hemorroidária

Trata-se de um tratamento realizado em regime ambulatório (na consulta), para procurar eliminar as Hemorroidas banding internas sem o recurso à cirurgia.

Hemorroidas banding

Consiste na tração ou aspiração dos plexos hemorroidários internos para o interior de um aparelho de laqueação, seguindo-se a aplicação de uma banda elástica (anel elástico) na hemorroida a tratar.

Ao fim de algum tempo (4 a 5 dias depois do tratamento) a hemorroida necrosa e cai, sendo eliminada pelo ânus. Para ser eficaz poderão ser necessárias várias sessões de tratamento.

Concluindo

As doença hemorroidal tem uma prevalência elevada na população Portuguesa e de muito países desenvolvidos. É de extrema importância estar atento aos sintomas de forma a não deixar evoluir a doença.

Deve dar-se especial atenção aos seguintes fatores:

  • Obstipação com fezes duras que aumentam o esforço de defecação;
  • Obesidade;
  • Vida sedentária passando muito tempo sentado;
  • Gravidez;
  • Sexo anal frequente.

Fique bem!

Por favor partilhe este artigo

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável