NOVO VÍRUS G4 EA H1N1 COM POTENCIAL PANDÉMICO

Novo vírus da gripe G4 EA H1N1, com potencial pandémico descoberto na China e ainda estamos em plena pandemia de coronavírus e Covid-19! Um grupo de cientistas descobriu uma nova estirpe do vírus Influenza, que causa gripe, com potencial pandémico na China. Segundo os investigadores, o vírus é transportado por porcos, mas pode infetar seres humanos.

Agora, a preocupação prende-se com o facto de este vírus poder sofrer uma mutação ainda maior e que se possa vir a espalhar facilmente de pessoa para pessoa e causar um surto global.

Leia também: Coronavírus estranha origem e teoria da conspiração

Segundo a BBC, os investigadores admitem que este não é um problema imediato, mas que tem “todas as características” para infetar seres humanos e precisa ser vigiado “de perto”.

Artigo da BBC: Flu virus with ‘pandemic potential’ found in China

Como se trata de um vírus novo, as pessoas podem ter pouca ou nenhuma imunidade ao vírus. Os cientistas escrevem no  journal Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), que as medidas para controlar o vírus nos porcos devem ser rapidamente implementadas, bem como a sua monitorização.

Artigo original: Prevalent Eurasian avian-like H1N1 swine influenza virus with 2009 pandemic viral genes facilitating human infection

G4 EA H1N1 nova ameaça pandémica

Esta nova e estirpe má de influenza está entre as principais ameaças de doenças que os especialistas estão a observar, mesmo quando o mundo tenta acabar com a atual pandemia de coronavírus.

A última gripe pandémica que o mundo encontrou – o surto de gripe suína de 2009 – foi menos mortal do que se temia inicialmente, principalmente porque muitas pessoas mais velhas tinham alguma imunidade a ela, provavelmente por causa de sua semelhança com outros vírus da gripe que circulavam anos antes.

Esse vírus, chamado A / H1N1pdm09, agora é coberto pela vacina anual contra a gripe para garantir que as pessoas estejam protegidas. A nova estirpe de gripe identificada na China é semelhante à gripe suína de 2009, mas com algumas novas mudanças.

Para já, não representa uma grande ameaça, mas o professor Kin-Chow Chang e colegas que o estudam dizem que é um dos que é necessário vigiar de perto!

EAH1N1 já falado desde 2016

Num artigo publicado em 2016 no journal Proceedings of the National Academy of Sciences of the United satates of America (PNAS) já se falava do potencial pandémico das estirpes virais EA H1N1 que são vírus Influenza animais que circulam nos porcos na China.

Artigo original: Prevalence, genetics, and transmissibility in ferrets of Eurasian avian-like H1N1 swine influenza viruses

Infeções em pessoas já detetadas

O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e multiplicar-se nas células que revestem as vias aéreas humanas.

Eles encontraram evidências de infecção em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China quando analisaram dados de 2011 a 2018.

As vacinas contra a gripe atuais não parecem proteger contra este vírus, embora possam ser adaptadas para isso, se necessário.

Leia também: Toda a verdade sobre a vacina da gripe


O Professor Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”.

Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, diz ele: “Não devemos ignorá-lo”.

Em teoria, uma pandemia de gripe pode ocorrer a qualquer momento, mas ainda são eventos raros. Pandemias acontecem se surgir uma nova estirpe que pode se espalhar facilmente de pessoa para pessoa.

Embora os vírus da gripe estejam constantemente a mudar, e é por isso que a vacina contra a gripe também precisa mudar regularmente para acompanhar, eles geralmente não se tornam pandémicos.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, disse que o trabalho “vem como um lembrete salutar” de que estamos constantemente em risco de um novo surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, pode atuar como fonte de importantes vírus pandémicos.

Leia também: Coronavírus toda a verdade e polémica sobre os tratamentos recentes


Uma porta-voz da Organização Mundial da Saúde disse: “Sabe-se que o vírus da gripe suína da Eurásia está a circular na população suína da Ásia e é capaz de infectar seres humanos esporadicamente. Duas vezes por ano durante as reuniões de composição da vacina contra a gripe, todas as informações sobre os vírus é revista e discutida a necessidade de novos vírus candidatos à vacina.Leremos cuidadosamente o documento para entender o que há de novo.

“Ele também destaca que não podemos baixar a guarda contra a gripe; precisamos estar vigilantes e continuar a vigilância mesmo durante a pandemia da COVID-19”.

Fontes

Leia também: