8 ALIMENTOS QUE NUNCA DEVE COMER melhorsaude.org melhor blog de saude

8 ALIMENTOS QUE NUNCA DEVE COMER

 

melhorsaude.org melhor blog de saudemelhorsaude.org

Há alimentos que adoramos mas “destroem” a nossa saúde!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com excesso de peso e mais de 700 milhões serão obesos. Estes números são alarmantes!  Mas o que tem feito estes números crescerem cada vez mais?

A resposta parece simples! Além de não consumirmos alimentos saudáveis, também não prestamos atenção à quantidade que comemos. O dia a dia agitado também  faz com que procuremos refeições preparadas de forma prática e rápida gerando uma alimentação inadequada, aumentando o consumo de gorduras trans, sódio, açúcar e muitas outras substâncias que são extremamente prejudiciais a saúde.

Além disso temos o stress,  que cada vez mais nos dificulta a tarefa de manter uma alimentação saudável. Quem nunca chegou a casa de um dia de trabalho cansativo e pensou em comer um chocolate, uma pizza, um pote de gelado?

Muito provavelmente você já foi vítima dessa compulsão.  Embora hajam momentos de dificuldades na nossa vida o ideal é tentarmos reduzir ao máximo os alimentos nocivos à saúde.

MELHORSAUDE.ORG

Aqui descreveremos alguns alimentos e as principais razões pelas quais devem ser esquecidos da nossa alimentação diária.

ALIMENTOS QUE NUNCA DEVE COMER !

1. Refrigerantes

Um lata de refrigerante tem 150 calorias

Um lata de refrigerante tem 150 calorias

Numa lata de refrigerante consumimos, em média, 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, cafeína, sódio e muitos aditivos químicos! Ressalta-se que o refrigerante é uma bebida muito ácida, podendo ser prejudicial os rins, e está relacionada também com maior incidência de doenças cardíacas, osteoporose, obesidade e cáries.

2. Pão branco

O pão branco tem pouco valor nutricional mas é viciante por ser saboroso!
O pão branco tem pouco valor nutricional mas é viciante por ser saboroso!

É um alimento muito comum e económico para as despesas das nossas refeições, mas a verdade é que ele não possui nenhum valor nutricional significativo. Contém alta quantidade de açúcar e não tem grande capacidade de manter as pessoas saciadas. Que tal substituir o famoso pão francês por  pão integral?

3. Margarina

margarina-manteiga-creme-vegetal
Analise o rótulo, se tiver gorduras trans não coma!

A  maior parte das margarinas é feita com óleos vegetais líquidos hidrogenados, que são gorduras trans. Estas gorduras, por não serem reconhecidas pelo nosso organismo, não são metabolizadas, provocando uma acumulação de gordura na região abdominal, o que promove o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares devido ao aumento dos níveis de colesterol LDL principalmente se acompanhado de outros factores de risco  como diabetes, tensão arterial elevada e excesso de peso.

4. Temperos industriais

Os temperos fabricados pela industria alimentar tem muitos aditivos que podem prejudicar imenso a nossa saúde
Os temperos fabricados pela industria alimentar tem muitos aditivos que podem prejudicar imenso a nossa saúde

Os temperos industriais possuem alto teor de sódio (até 70% da quantidade de sódio recomendada diariamente), o que pode originar doenças cardiovasculares, hipertensão e cancro do estómago.

Há também o glutamato monossódico, sobre o qual os estudos têm mostrado que o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e o seu consumo tem sido associado com dificuldades de aprendizagem, Alzheimer, Parkinson e cancro. Faça uso dos temperos naturais.

 5. Biscoitos recheados

Os biscoitos recheados contêm muita gordura saturada
Os biscoitos recheados contêm muita gordura saturada

Além da grande quantidade de açúcar, os biscoitos recheados ainda contêm muita gordura saturada, o que favorece o aumento do colesterol LDL e a diminuição do HDL(“colesterol bom”). Devido a tal desequilíbrio, o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares aumenta substancialmente.

6. Comida congelada pré-cozinhada

A comida pré-cozinhada e congelada tem um baixo valor nutricional
A comida pré-cozinhada e congelada tem um baixo valor nutricional

Este tipo de comida está carregada de conservantes, sal processado, óleos hidrogenados ( gorduras trans ) e outros ingredientes artificiais, para não mencionar o facto das refeições congeladas serem fortemente pré-cozidas, tornando muito pobre o seu conteúdo nutritivo.

7. Enchidos

Os enchidos tem uma grande quantidade de sódio e conservantes
Os enchidos tem uma grande quantidade de sódio e conservantes

Produtos como mortadela, presuntos e  salsichas são extremamente gordurosos, além de possuírem alta quantidade de sódio e corantes que podem causar alergias e problemas no estómago. Há também a adição de muitos conservantes, como o nitrito e o nitrato, que no nosso organismo são convertidos em substâncias potencialmente cancerígenas.

8. Fritos

Os fritos têm um baixo valor nutricional além de aumentarem os niveis de colesterol LDL
Os fritos têm um baixo valor nutricional além de aumentarem os niveis de colesterol LDL e a tensão arterial

Os alimentos fritos são pouco nutritivos e podem causar aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

O processo de fritar os alimentos  gera alterações químicas no óleo, que quando fervido faz com que a gordura insaturada (óleos vegetais) se transforme em fonte de gordura saturada trans, que em excesso pode causar diversas doenças nomedamente cardiovasculares.

Além disso, o calor extremo estraga a estrutura química da molécula de gordura, produzindo uma substância potencialmente cancerígena chamada acroleína.

Mesmo sabendo que é mais demorado a sua saúde deve sempre estar primeiro pelo que, por exemplo, as tão saborosas e viciantes batatas fritas podem ser feitas no forno e ficam óptimas! É altura de começar a fazer mais alimentos cozidos, assados ou grelhados mas sem deixar queimar!

melhorsaude.org melhor blog de saude

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

PARTILHE este artigo com os seus amigos para que tenham uma melhor saúde!

VISITE A NOSSA ÁREA PRIVADA COM +100 RECURSOS EXCLUSIVOS  GRÁTIS. Clique na imagem para visitar:

melhorsaude.org melhor blog de saúde

melhorsaude.org

colesterol MELHORSAUDE.ORG

TRIGLICÉRIDOS

 

JEJUM INTERMITENTE MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

 

30 ARTIGOS MAIS LIDOS MELHORSAUDE.ORG