Suplementos desportivos essenciais

Suplementos desportivos quais os melhores?

Suplementos desportivos 2017: Quais os benefícios para o nosso organismo? Quais os cuidados a ter? Quais os melhores? 

Os suplementos são por vezes um assunto bastante ambíguo, no sentido em que diversas pessoas pensam que os mesmos fazem milagres enquanto outros julgam que são autênticas farsas e que não fazem nenhum bem ao organismo.

Tudo bem, que muitas vezes basta comer melhor e praticar exercício de forma constante para que o corpo produza ou absorva todas as vitaminas e nutrientes necessários, no entanto, existem milhares de pessoas que não têm a capacidade de consumir todos nutrientes indispensáveis para o correto funcionamento do organismo. Nestes casos, os suplementos desportivos são uma ótima opção.

Hoje iremos explicar-lhe quais os principais suplementos que deve tomar de forma a complementar uma correta alimentação.

Suplementos: Quais os que deve tomar?

Como é óbvio o tipo de suplementação que necessita vai depender dos seus objetivos, no entanto, de forma genérica existem 4 suplementos essenciais que pode e deve tomar, de forma a complementar os nutrientes que ingere. Esses suplementos são:

  • EPA/DHA
  • Vitamina D
  • Probióticos
  • Vitaminas do complexo B

Desenvolvemos de seguida cada um destes suplementos.

EPA/DHA

Vulgarmente conhecido como óleo de peixe, o ómega 3-6-9 é uma gordura saudável que todos nós devemos consumir diariamente (mesmo que em poucas quantidades).

O complexo EPA 3-6-9 tem como principal objetivo, fornecer ao seu organismo os ácidos gordos (graxos) que são essenciais para o correto funcionamento do mesmo, ajudando nomeadamente nas seguintes funções:

  • Manter o coração saudável,
  • Diminuir o risco de coágulos,
  • Baixar o nível de triglicerídeos,
  • Diminuir a inflamação nas veias.

Vitamina D

A vitamina D é produzida pelo organismo, no entanto, apenas quem vive perto do equador consegue produzir as quantidades diárias recomendadas sem ter de recorrer a suplementação.

Este é sem dúvida um dos suplementos que deve tomar, pois a vitamina D ajuda a retardar doenças degenerativas cerebrais e em muitos casos ajuda a combater as células cancerígenas no organismo.

Vitamina D: Que cuidados deve ter?

Devem ser tomadas no máximo 3 capsulas de suplementos deste género, uma vez que a toma excessiva pode trazer-lhe problemas como pedras nos rins ou danos no fígado.

Probióticos

Os probióticos são bactérias intestinais saudáveis e podem ser encontradas em iogurtes e diversos derivados de leite como o Kefir. No entanto, para quem tem alergia ou simplesmente não consegue tomar a dose diária recomendada, é importante o uso de suplementação de probióticos.

Sabia que existem mais de 40 doenças associadas ao desequilíbrio bacteriano? É verdade daí ser tão importante o correto funcionamento do intestino e a toma de probióticos.

Vitaminas do complexo B

A principal função da vitamina B é converter os hidratos de carbono em glicose, facilitando assim a produção de energia. Este tipo de suplemento é imprescindível para quem faz exercício de forma constante e quer perder peso ou aumentar a massa muscular de forma coerente e sustentada.

Agora que já conhece os 4 suplementos base para o correto funcionamento do seu organismo, não existe nenhum motivo para não começar já a tomar os mesmos.

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável