Pele seca melhorsaude.org

PELE SECA E DESIDRATADA

MELHORSAUDE.ORG (1)PELE SECA

Pele seca ? Para cuidar da sua pele e reduzir a sensação de aperto e de rugosidade, tem de seguir alguns passos diários nos cuidados da pele. Pense em nutrir a sua pele escolhendo um creme específico para si.

O que é uma pele seca?

A camada córnea, à superfície da pele, resseca ao perder água. As células córneas desligam-se mais facilmente umas das outras, provocando uma descamação fina. Ao nível do rosto, vários são factores que podem provocar esta secura. Como cuidar deste tipo de pele?

Pele do rosto, porque é mais sensível?

A pele do rosto é rica em glândulas sebáceas e está, normalmente, mais protegida pelo sebo. No entanto, a pele do rosto, não protegida pela roupa, é sensível a todas as agressões exteriores: frio, calor, vento, sol, poluição, tabaco. Esta pele é sujeita a produtos de limpeza demasiado agressivos, a cuidados dessecantes (creme anti-envelhecimento, creme anti-acne) e, no caso dos homens, ao barbear.

Quais os sintomas de pele seca?

Os pacientes têm uma sensação de desconforto cutâneo.

A pele seca de um rosto repuxa. Têm uma desagradável sensação de picada. Se esta secura não for devidamente corrigida, a pele pode inflamar-se, apresentando zonas de descamação (eczema seco). É frequente reportarem dificuldades na maquilhagem. Se o creme de dia não for adaptado, não lhes proporciona qualquer alívio. Os homens têm receio de barbear-se.

Pele seca, que produtos usar?

Em primeiro lugar, existe a necessidade de utilizarem produtos de limpeza muito suaves. As águas micelares são perfeitas para este tipo de situação.  Deve reforçar-se a hidratação diária. Aconselho: um creme hidratante específico para pele muito seca e após a desmaquilhagem, um creme de noite igualmente hidratante. Desta forma, a coesão das células da camada córnea será reforçada. No caso dos homens, tento convencê-los a substituir as loções “aftershave” por um creme hidratante.

ECZEMA ATÓPICO, 

O eczema atópico, também denominado dermite atópica, é uma patologia crónica e alérgica que se manifesta através do aparecimento de placas vermelhas e prurido. Para ultrapassar este desconforto e apaziguar o prurido, é necessário restaurar a função de barreira da pele.

Eczema atópico, quais os sintomas

A pele atópica é uma pele muito seca, sobretudo no rosto. Uma pele que repuxa e dá comichão, que descama e apresenta placas vermelhas e rugosas. Uma pele cujo desconforto é permanente e que, associada a uma sensação de pele “estranha”, faz com que seja difícil de suportar. Quando os sintomas se manifestam no rosto, o bem-estar individual e social é particularmente afectado.

CAUSAS

Uma patologia crónica por influência

Crónico e alérgico, o eczema atópico surge num campo geneticamente predisposto. Quando a pele está pobre em lípidos, a barreira cutânea altera-se. Resultado: torna-se vulnerável às irritações e aos alergenos. Ácaros, pólens, animais e poluição são elementos exteriores susceptíveis de desencadear os sintomas desta patologia.

CUIDADOS

Como controlar a comichão?

O acto de coçar, embora possa acalmar temporariamente as irritações, mantém o eczema, agravando o fenómeno de alteração cutânea. Para romper o círculo vicioso da atopia, é importante apaziguar o prurido. Para esse efeito, existem alguns gestos essenciais:

  • lavar o rosto com um produto “surgras” antidesconfortos cutâneos;
  • aplicar diariamente um emoliente corporal que permite restaurar o filme hidrolipídico, reestruturar a barreira cutânea e limitar a penetração de factores potencialmente irritantes.

As curas termais também permitem apaziguar o prurido, purificar a pele e combater a infecção. Não hesite em consultar um dermatologista para mais informações.

melhorsaude.org

Artigos mais recentes:

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável