CONTORNO DE OLHOS melhorsaude.org

OLHOS PÁLPEBRAS GUIA DE CUIDADOS NO CONTORNO DE OLHOS




Os olhos as pálpebras e o contorno dos olhos são zonas muito sensíveis. Muito fina, pouco protegida e naturalmente sujeita a numerosas agressões, a pele do contorno dos olhos é uma das zonas mais sensíveis do rosto. Para a proteger, a suavidade é primordial.

EBOOKS + ARTIGOS EM PDF + VIDEOS + 100 RECURSOS

Por vezes, num minuto, encontramos uma informação tão preciosa que muda a nossa vida e saúde de forma extraordinária!

You have Successfully Subscribed!

Qual a função do líquido lacrimal?

O líquido lacrimal do olho é uma protecção natural. A superfície do olho dispõe de um verdadeiro escudo natural contra as diferentes agressões externas (matérias irritantes, poeiras…): o líquido lacrimal. Composto por sais orgânicos, glucose e oxigénio, este líquido “nutre” a camada superficial da córnea. Quando alterada, a película lacrimal deixa de assumir o seu papel de barreira protectora, dando origem a sensações de desconforto:lacrimejar, vermelhidões, ressequimento ou picada.

Quais as causas dos problemas no contorno dos olhos?

O contorno dos olhos é uma zona reactiva. A pele do contorno do olhos é 4 vezes mais fina do que a do resto do corpo. Para além disso, as glândulas sebáceas apenas estão presentes em quantidade reduzida: a película hidrolipídica está menos preparada para desempenhar o seu papel protector tradicional, face às agressões.

Com 10 000 piscar de olhos diários, o contorno dos olhos é o primeiro a sofrer de fadiga e a ser afectado por sinais de idade: olheiras, papos e pequenas rugas. Muitas especificidades contribuem para a sensibilidade do contorno dos olhos, em particular a desmaquilhagem muito irritante ou a utilização de produtos cosméticos não adaptados, como os que contêm activos alergénios ou perfume. Destas microagressões diárias, nascem, por vezes, reacções alérgicas: pequenas vermelhidões, ressequimento cutâneo, prurido, inchaço…

Quais os cuidados s ter para minimizar os riscos de irritação?

No dia-a-dia, de manhã e à noite,  é necessário usar-se cuidados específicos para os olhos sensíveis. As texturas mais oleosas podem fazer inchar as pálpebras, é mais indicado privilegiar-se os fluidos mais frescos e preferir os desmaquilhantes em gel ou loção; menos agressivos, estes não conferem um efeito oleoso.
Devem retirar-se as lentes de contacto durante a desmaquilhagem para não irritar o contorno dos olhos. No que diz respeito à maquilhagem, os gestos essenciais incluem escolher máscaras, lápis, sombras e eyeliners especialmente formulados para olhos sensíveis, pois asseguram uma elevada tolerância, durante e após a aplicação. A ausência de componentes e pigmentos potencialmente alergizantes minimiza qualquer reacção e assegura o conforto dermatológico e oftalmológico.

Eye-liner, como colocar correctamente?

Eye liner como colocar

MAQUILHAGEM DOS OLHOS, QUAIS OS CUIDADOS A TER?

As pálpebras constituem uma zona muito frágil, sensível às alergias. Contudo, para muitas mulheres, é a única parte do rosto que gostam de maquilhar. Os produtos de maquilhagem dos olhos são usados há milénios.

Os produtos de maquilhagem dos olhos são formulados com o objectivo de minimizar o risco de irritações e alergias. Existem gamas específicas  para “olhos sensíveis”. Acima de tudo, é necessário ter o cuidado de hidratar bem o contorno dos olhos, antes da aplicação da maquilhagem. Deve-se, de igual modo, proceder à desmaquilhagem cuidadosa com produtos suaves adaptados a esta zona em particular.

Qual a formulação dos produtos para os olhos?

Os produtos de maquilhagem para os olhos têm uma composição muito diferente da de uma base (fond de teint). As sombras têm um volume significativo de pigmentos (óxido de zinco e de titânio) para uma cobertura máxima, o que pode torná-las irritantes. As máscaras e os eye-liners podem estar em contacto com o olho e necessitam de uma formulação específica, com ceras e gelificantes.

A maquilhagem pode causar alergia nas pálpebras?

É muito raro. Contudo, perante a inflamação da pele das pálpebras, deve suspender-se a utilização de maquilhagem.

Ao longo dos anos, os componentes alergizantes (colofana, “kathon”…) têm vindo a ser eliminados dos produtos de maquilhagem. Normalmente um eczema das pálpebras é associado a uma alergia de contacto provocada por um verniz de unhas ou um alergénio transportado via aérea: spray de perfume ou laca, elementos vegetais e pólens.

Concluindo

A saúde do nosso contorno de olhos e pálpebras  pode ser afectada por problemas causados por factores externos comuns como produtos de maquilhagem, perfumes e lacas. Estes produtos podem conter substâncias irritantes e/ou alergénicas causando vermelhidão, inchaços e alergias na pele do contorno de olhos e pálpebras. Use apenas produtos de laboratórios de confiança com uma formulação hipoalergénica. Mesmo assim tem de estar atenta pois nas pessoas mais sensiveis, muitas vezes, nem esses produtos podem ser aplicados. Nestes casos a maquilhagem tem de ser abandonada durantes algumas semanas utilizando-se apenas água termal.

Fique bem

Franklim Fernandes

DOENÇAS DOS OLHOS MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Pele: Quais os sinais perigosos?

SINAIS PERIGOSOS MELHORSAUDE.ORG

Livros grátis melhorsaude.org melhor blog de saude

melhorsaude.org