PARAR DE FUMAR MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAÚDE

PARAR DE FUMAR AUMENTA O PESO?

SERÁ QUE PARAR DE FUMAR FAZ GANHAR PESO?

O tabagismo é um fator de risco cardiovascular, oncológico e pulmonar de grande importância. As vantagens de parar de fumar são indiscutíveis, por exemplo, ao fim de um ano de abstinência tabágica o risco de doença coronária reduz-se para perto de metade. Se selecionarmos todos os fatores de risco cardiovascular conhecidos – colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes e obesidade – o tabagismo é de longe o mais importante, pelo que é crucial deixar de fumar.

Os efeitos mais frequentemente associados à cessação tabágica é o aumento de peso, fator que limita em muito a decisão de deixar de fumar, em especial no sexo feminino. De facto deve ser esperado um ganho de 1-2 Kg nas primeiras duas semanas após parar de fumar, seguido de mais 2-3 kg durante os quatro/cinco meses seguintes.

Um ganho em média de 5 Kg, que tende a ser mais expressivo no sexo feminino e nos doentes fumadores. Este fenómeno é devido principalmente a uma diminuição do metabolismo, alterações de preferências alimentares e o aumento da ingestão calórica.

Valerá a pena diminuir os riscos associados deixando de fumar e aumentá-los com o ganho de peso subsequente?

A resposta é muito clara! O aumento de peso tem um impacto muito menor na saúde do que o tabagismo continuado e portanto, este “risco” deve ser assumido sem qualquer problema. Se a pessoa está preocupada com o aumento de peso, por razões de saúde ou estéticas, então a solução passa por iniciar uma dieta juntamente com a cessação tabágica.

Concluindo

Toda a gente sabe que fumar é mau incluindo os próprios fumadores! Também é fácil acreditar que a grande maioria dos fumadores gostaria muito de deixar de fumar até porque além da saúde há um custo económico associado muito elevado! No que concerne aos benefícios para a saúde é necessária uma grande campanha informativa clarificando que o aumento de peso associado à cessação tabágica pode ser controlado assim como a sensação de “acalmia” que o tabaco trás a muitos fumadores!

O tabaco sendo um vício e uma “droga legal” devia ter os apoios necessários do Ministério da Saúde na comparticipação dos medicamentos que ajudam os fumadores mas têm um custo demasiado elevado para esmagadora maioria! Aliás como Farmacêutico custa-me perceber que a industria Farmacêutica “aparentemente” tenta “tabelar” o custo desses medicamentos à despesa que um fumador médio tem por mês em vez de lançar medicamentos mais baratos que possam ajudar muitas mais pessoas! Se alguém da industria Farmacêutica ler este artigo já sei o que vai dizer:

– “não sabem do que falam… a investigação é muito cara…é muito demorada…e o Ministério da Saúde não comparticipa…não se pode pedir que tenhamos prejuizos…!”

Os medicamentos para deixar de fumar pertencem a grandes multinacionais e não tenho conhecimento de nenhuma falirnos últimos meses…antes pelo contrário! Além disso porque não aplicar a estratégia de diminuir o preço que permite chegar a muitas mais pessoas e certamente conseguir o mesmo ou mais “lucro”? Isso apenas depende dos laboratórios e aí certamente o Ministério da Saúde teria menos argumentos para não comparticipar!

O mito de hoje afinal é um facto mas fica claro que é sempre muito pior para a sua saúde continuar a fumar!

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

POR FAVOR PARTILHE ESTA INFORMAÇÃO E AJUDE-NOS NA MISSÃO DE LUTAR POR UMA MELHOR SAÚDE!

Colesterol melhorsaude.org melhor blog de saude

3 EBOOKS GRÁTIS:

  • 7 DORES QUE NÃO DEVE NUNCA IGNORAR
  • COMO EVITAR AVC E ENFARTE
  • DOR NA COLUNA

Clique na imagem para descarregar

EBOOKS GRÁTIS MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Caros Amigos e Amigas da comunidade MELHORSAUDE.ORG

Como forma de agradecimento pelo crescente interesse e apoio demonstrado por todos vós, partilhando a nossa missão de melhorar a saúde de todos, pela via da informação detalhada, rigorosa, em linguagem simples e facilmente compreensível,  ficam disponíveis, GRÁTIS (por tempo limitado), os seguintes 3 EBOOKS:

EBOOKS GRÁTIS

(clique na imagem)

DORES NA COLUNA

DOR NA COLUNA versão final melhorsaude.org melhor blog de saude

COMO EVITAR AVC E ENFARTE

CAPA EBOOK EVITAR AVC E INFARTE (1)

7 DORES QUE NÃO DEVE NUNCA IGNORAR

DORES QUE NÃO PODE IGNORAR MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Os livros estão disponiveis na nossa área privada bastando clicar na imagem e fornecer o vosso nome e email. Em resposta recebem, passados poucos minutos, no vosso email, um link onde devem clicar para aceder à nossa área privada onde podem livremente descarregar os livros e ter acesso também a inúmeros recursos sobre saúde.

POR FAVOR PARTILHEM ESTE POST PARA CONVENCER OS VOSSOS AMIGOS A FAZER PARTE DA NOSSA MISSÃO POR UMA MELHOR SAÚDE. Juntos seremos mais fortes!

Muito obrigado, fique bem!

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável