Franklim Fernandes ÁREA RESERVADA melhorsaude.org

ÁREA RESERVADA DE RECURSOS

Olá! Esta é a minha e a sua área reservada. Muito obrigado por fazer parte da comunidade MELHORSAUDE.ORG. Trata-se de um recurso grátis,  que vai continuar a ser valorizado, com conteúdo relevante para disponibilizar a toda a comunidade na procura de uma melhor saúde para todos com informação relevante e credível sobre novas e polémicas descobertas que podem mudar a nossa saúde de forma incrível!

Como Farmacêutico comunitário há já muitos anos… tenho diáriamente contacto com doentes que me dão o privilégio de contar as suas histórias de saúde… de doença e de vida! Descobri rapidamente que existe, na população em geral, uma enorme carência de informação credível que seja suportada pela mais recente ciência, originando ciclos viciosos de infindável doença!

Como Farmacêutico os medicamentos fazem parte da minha vida mas pelo conhecimento científico que fui adquirindo ao longo dos anos em nutrição, fisologia, bioquimica, biologia e claro alguma medicina, ficou claro que quase sempre a nossa saúde e veitar os medicamentos… está nas nossas mãos e depende das nossas escolhas nutricionais, hábitos de vida e relações pessoais!

Para começar esta visita descrevo a minha experiência pessoal de descobertas que mudaram a minha saúde para sempre de forma que eu não julgava possivel!

Fiquem bem!

Dr. Franklim Moura Fernandes

Autor do Blog  melhorsaude.org

As minhas descobertas mais importantes

Conforme prometido descrevo de seguida as mais importantes descobertas da minha vida na saúde e que estiveram na origem da criação do meu blog e página de saúde www.melhorsaude.org no ano de 2014. Estudar saúde é para mim uma paixão e um verdadeiro prazer partilhar o conhecimento convosco na esperança de vos poder ajudar a ter uma vida com mais qualidade e felicidade claro!

Depois do texto de introdução de cada descoberta clique no link do artigo ou na imagem correspondente que o acompanha para saber todos os detalhes extraordinários sobre cada um dos temas.

Por favor partilhem os artigos para ajudarmos o maior número de pessoas possível a melhorar a sua saúde… muito obrigado!

Descoberta nº1: Deixar de comer hidratos de carbono refinados

Toda a minha vida fui guloso… adororava doces, bolos, chocolates, bolachas… enfim o sabor maravilhoso do doce é simplesmente viciante e o nosso cérebro torna-se viciado nesse tipo de hidratos de carbono refinados… são fantásticos como alimentos para a nossa “alma”…mas destroem de forma impacável o nosso metabolismo e sistema imunitário.

Tinha constantemente dores lombares e articulares, má digestão, distenção abdominal, obstipação, eczema, má qualidade de sono e tomava antiinflamatórios quase todos os dias!

Incrivelmente, 30 dias depois de deixar de comer estes alimentos quase todos os problemas de saúde parecem ter desaparecido como por milagre e durante anos não tomei quase nenhum medicamento… nem queria acreditar!

Leia aqui: Isto é o que o açúcar faz ao nosso corpo toda a verdade!

Açúcar toda a verdade melhorsaude.org melhor blog de saúde

Descoberta nº2: Jejum

O jejum é simplesmente uma daquelas coisas na saúde em que tudo parece ser o que na realidade não é! Não é passar fome, não é ficar sem energia, não é ficar sem músculo, não é ficar menos concentrado e não morremos se fizermos jejum… antes pelo contrário! O que descobri com a experiência é simplesmente incrível e fantástico para a minha saúde, mas tem de começar de forma gradual para dar tempo de adaptação ao nosso organismo e não deve ser feito sem acompanhamento médico se tiver doenças graves.

Leia aqui: Este jejum transformou a minha vida toda a verdade!

JEJUM toda a verdade melhorsaude.org melhor blog de saude

Descoberta nº3: Água de beber de qualidade elevada

Somos seres vivos compostos principalmente por água! Obviamente a qualidade da água que bebemos tem uma importância relevante na nossa saúde. Mas afinal qual é o problema de beber a simples e barata água da torneira? Dizem até que a Portuguesa é uma das melhores águas do mundo… comparada, claro, com outras águas da torneira… mas também, em abono da verdade, com algumas águas engarrafadas de má qualidade!

Afinal qual é a melhor água a da torneira ou da garrafa? Águas ácidas ou alcalinas? Da nascente ou minerais? As respostas a estas e muitas outras questões sobre a água que bebemos foram sem dúvida uma das maiores descobertas para a minha saúde! Saiba tudo já de seguida.

Leia aqui: Água de beber afinal qual a melhor? Toda a verdade!

Água de beber melhorsaude.org melhor blog de saude
Descoberta nº4: Microbiota ou flora intestinal

Esta foi a descoberta de um mundo novo de seres vivos microscópicos… não humanos… misterioso, que existem dentro de nós e que incrivelmente nos protegem de tudo de mau que tenta entrar e destruir o nosso organismo! Nem imaginamos o quanto a nossa saúde depende deste mundo invisivel! No entanto se mal tratado tenta sempre sobreviver à custa da nossa saúde!

Na ciência da saúde esta é uma das minhas paixões pois quando comecei a equilibrar a minha flora instestinal os meus ganhos de saúde foram imensos, a minha obstipação crónica desapareceu e deixei de ter infeções e alergias… prova de sistema imunitário mais forte!

Leia aqui: Microbiota você nem imagina… toda a verdade!

Descoberta nº5: Não sentar depois da refeição

Além do jejum intermitente diário e de deixar o açúcar de parte, uma das maiores mudanças que fiz na minha vida pessoal foi diminuir drásticamente o tempo que passo sentado. Passei de mais de 6 horas diárias em média para cerca de 2 horas e mesmo assim com pausas a cada 15 a 20 minutos. Durante o dia de trabalho tudo o que posso faço de pé desde que não implique estar curvado.

Em casa basicamente só me sento para as refeições com a família ou para ver alguma serie de televisão favorita. Mesmo assim aos primeiros sinais de mal estar muscular levanto-me para quebrar essa sequência sedentária.

Mas o que mais mudou na minha saúde foi a digestão! Extraordinária mudança de uma digestão dificil e lenta para uma digestão normal sem distensão abdominal pós-pandrial (após refeição), sem azia nem refluxo gastroesofágico, mesmo nos dias de “festa” quando alimento a “alma” com alguns pecados mais docinhos!

Para esta minha mudança há regras de ouro que tive e tenho de cumprir e que não são nenhuma novidade extraordinária, no entanto a grande maioria das pessoas não consegue conjuga-las, a saber:

  • Após qualquer refeição não sentar durante pelo menos uma hora sendo que o ideal é mesmo caminhar para ter o máximo benefício para a saúde e conseguir uma digestão normal.
  • Evitar beber demasiado durante a refeição para não aumentar ainda mais o volume do conteúdo a digerir. Por outro lado até beber demasiada água origina uma “diluição” da acidez normal do estômago necessária a uma boa digestão. A água deve ser tomada entre refeições para conseguirmos o máximo benefício das suas propriedades hidratantes.
  • Evitar sobremesas doces pois o açúcar (principalmente o refinado) atrasa de forma considerável o processo de digestão.

Leia aqui: O que acontece no nosso corpo quando estamos sentados? Toda a verdade!

ESTAR DE PÉ e envelhecer menos melhorsaude.org

Outros recursos

Coronavírus e Covid-19
Medicina e saude novas descoobertas melhorsaude.org melhor blog de saude

Capa 3D 7 Dores que nunca deve ignorar

(Clique na imagem do Livro para descarregar em pdf)

Colagénio Ebook melhorsaude.org
TIROIDE EBOOK melhorsaude.org melhor blog de saude
Fibromialgia eBook MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE
Jejum intermitente ebook melhorsaude.org melhor blog de saude
TRIGLICERÍDEOS MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Esta biblioteca é ainda enriquecida com um recurso privado excepcional, a BIBLIOTECA PDF MELHORSAUDE ANIMAL, que contém cerca de 50 artigos elaborados por veterinários sobre os mais comuns e variados temas da saúde dos animais domésticos, mas também dos animais de criação como bovinos, suinos e aves.

Livros (eBooks) de oferta:

(clique na imagem para descarregar)

DOR NA COLUNA versão final melhorsaude.org melhor blog de saude

EBOOK EVITAR AVC E ENFARTE MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE
A_criança_com_baixa_visão melhorsaude.org
MAIS POPULARES melhorsaude.org melhor blog de saude

(clique na imagem)

Artigos diversos sobre temas de saúde:

( Clique no título para abrir o documento)

TIROIDE melhorsaude.org melhor blog de saude
Monografia_sobre_disfunção_tiroidea melhorsaude.org melhor blog de saude
PEDRA NO RIM melhorsaude.org melhor blog de saude
Pedra no rim tabela de alimentos a evitar melhorsaude.org melhor blog de saude
Diabetes melhorsaude.org melhor blog de saude
MEDICAMENTOS PARA A DIABETES melhorsaude.org
Risco de diabetes teste melhorsaude.org
ESQUIZOFRENIA melhorsaude.org melhor blog de saude
SAUDE MENTAL MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE
DOENÇA BIPOLAR MELHORTSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE
Tratamento pelo Lítio melhorsaude.org melhor blog de saude

OS MAIS LIDOS melhorsaude.org melhor blog de saude

7 DORES QUE NUNCA DEVE IGNORAR

Cafaleia tipo tensão

Cefaleia crónica

Cefaleia em salvas

Classificação internacional de cefaleias

Enxaqueca

Agentes Etiológicos da asma ocupacional

Alergénios do ambiente exterior

Alergénios e aditivos alimentares

Alergia a Alergenios Domesticos

Alergia a venenos

Alergia Alimentar

Alergia ao Latex

Alergia Farmacos

Anafilaxia

Asma Induzida pelo exercício

Asma lactente

Asma na Crianca

Asma Ocupacional

Asma Eczema atópico

Tosse

Urticaria

Alergia vs intolerância alimentar sintomas

Alergia vs intolerância alimentar diferenças

Guia da contracepção oral

7 ATITUDES PARA SER MAIS FELIZ

O QUE É A TPM

O QUE É A DOENÇA DO BEIJO

A DOR NA COLUNA

O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS

Infografia Tipos de Diabetes

O Estudo 90+ e os segredos da longevidade

E-cigarros electrônicos

Alzheimer e envelhecimento

Asma infografia

Efeitos da cafeína sobre o sono

Importância da cafeína sobre a cicatrização de feridas

Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)  infografia

Vacinas do Viajante, tabela melhorsaude.org

Vacinação do viajante DGS

melhorsaude.org
melhorsaude.org melhor blog de saúde
IMC TABELA melhorsaude.org melhor blog de saúde
8 ALIMENTOS QUE NUNCA DEVE COMER melhorsaude.org melhor blog de saude
Óleos vegetais cuidado melhorsaude.org
Bronzear sem queimar melhorsaude.org
MEDIDAS DE PROTECÇÃO SOLAR pele tipo 3 melhorsaude.org
MEDIDAS DE PROTECÇÃO SOLAR melhorsaude.org
MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAÚDE
10 DOENÇAS NA PISCINA MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Orientações do programa de vigilância sanitária das Piscinas

Parâmetros_micobiológicos_da_água_das_piscinas_colectivas melhorsaude.org

Parâmetros_fisico~-quimicois_da_água_das_piscinas_colectivas melhorsaude.org
MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAÚDE

Terapêutica_para_rinite_alérgica

Classificação_da_rinite_alérgica

Alergia alimentar 14 alimentos mais comuns
Alergia vs intolerância alimentar

Dor de costas, como tratar?

Dor de costas
Dor de costas
coluna vertebral melhorsaude.org melhor blog de saúde

Estrutura da coluna vertebral melhorsaude.org

Estrutura da coluna vertebral

Algoritmo terapêutico para controlo da DorAlgoritmo terapêutico para controlo da Dor melhorsaude.org

melhorsaude.org melhor blog de saude
VACINAR É SEGURO MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Plano Nacional de Vacinação (PNV) 2015

Plano_Nacional_de_Vacinação_2015 melhorsaude.org
Plano Nacional de Vacinação a partir de 1 de Outubro de 2014
Vacinas doenças e imunidade de grupo melhorsaude.org

Vacinação no Mundo:

Sarampo, mapa das crianças com 1 ano de idade, já imunizadas
Sarampo, mapa das crianças com 1 ano de idade, já imunizadas
Sarampo, mapa de risco
Sarampo, mapa de risco
Poliomielite, mapa de risco
Poliomielite, mapa de risco
hepatite B mapa de risco
Febre tifoide, mapa de zonas de risco
Zonas de maior risco de Febre Tifoide marcadas a vermelho
yellow-fever-americas
yellow-fever-africa
Meningite meningocócica
Vacinas, ciclo de produção
Raiva, zonas de risco
Hepatite A, zonas de risco
FEBRE AMARELA, zonas de risco
Encefalite Japonesa, zonas de risco
Colera, mapa de zonas de risco 2012
MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAÚDE

Pílulas contraceptivas mais comuns:

Tabela_dos_principais_Contraceptivos_Orais_comercializados_em_Portugal

Guia da contracepção oral

Progestagénios
Linha de evolução dos progestagénios
Pílula do dia seguinte
Pílulas do dia seguinte disponiveis no mercado

Medicamentos, doenças, dores e alimentação saudável