METFORMINA melhorsaude.org melhor blog de saude

METFORMINA ANTIDIABÉTICO ATRASA ENVELHECIMENTO?

Metformina (Metformin) é o medicamento mais usado para combater a diabetes… todos os dias na farmácia atendo doentes a tomar metformina! Mas será que também atrasa o envelhecimento? Será que também pode ser tomado por pessoas saudáveis para prevenir o envelhecimento? Se for verdade será incrível! Mas quais os efeitos secundários? Pode provocar hipoglicémia? Pode ser perigoso ou será seguro? Segundo o The American Journal of Gastroenterology e a nature.com este antidiabético mais usado no mundo poderá vir a ser o nome para o milagre que promete parar o tempo e fazer com que homens e mulheres vivam mais e sem doenças como Alzheimer ou Parkinson.

Neste artigo vou tratar os seguintes pontos de interesse:

  • Metformina o que é?
  • Medicamentos com metformina;
  • Nova descoberta sobre metformina;
  • Segredos do envelhecimento;
  • mTOR o que é?
  • Porque é tão importante o mTOR?
  • Diabéticos metformina e envelhecimento;
  • Como funciona a metformina na diabetes?
  • Vantagens, indicações e contra-indicações da metformina;
  • Acidose láctica;
  • Como tomar a metformina?

Metformina o que é?

A Metformina um medicamento antidiabético oral, da classe das biguanidas. É o medicamento mais usado para o controle glicémico nos doentes com  diabetes mellitus tipo 2, principalmente nos doentes com excesso de peso e obesos. A metformina e a glibenclamida (uma sulfonilureia) são os únicos antidiabéticos orais constantes da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde.

Hipoglicémia

Hipoglicemia é uma condição em que a taxa de glicose no sangue diminui para valores inferiores ao normal ou seja abaixo de 70 mg/dl de sangue (3,9 mmol/l). Esta condição de saúde causa diversos sintomas, alguns bastante graves que se manifestam de forma súbita e no limite podem levar à morte. Entre os principais sintomas descritos estão os seguintes:

  • Desorientação,
  • Dificuldade em falar,
  • Estado de confusão,
  • Perda de consciência, 
  • Convulsões,
  • Fome, 
  • Sudação em excesso,
  • Tremores,
  • Fadiga.

Ao contrário das sulfonilureias, a outra classe de medicamentos mais utilizada contra o diabetes, a metformina não provoca hipoglicemia, pois não aumenta e não estimula a secreção de insulina (embora raríssimos casos de hipoglicemia após exercício físico intenso tenham sido relatados); portanto, é às vezes considerada um “normoglicemiante”.

Causas de hipoglicémia

A principal causa de hipoglicemia são os medicamentos antidiabéticos tais como a insulina e as sulfonilureias. O risco é maior em diabéticos que comem menos do que é habitual ou bebem bebidas alcoólicas. Entre outras possíveis causas de hipoglicémia estão as seguintes:

  • Insuficiência renal,
  • Alguns tumores como o insulinoma,
  • Doenças hepáticas, 
  • Hipotiroidismo, 
  • Inanição, 
  • Erro metabólico hereditário, 
  • Infeções graves, 
  • Hipoglicemia reativa,
  • Diversas drogas, incluindo álcool. 

A hipoglicemia pode também ocorrer em bebés de outro modo saudáveis que não tenham comido durante várias horas.

Medicamentos com metformina

Algumas das marcas de medicamentos mais conhecidos cuja composição é metformina são:

  • Risidon® (850mg e 1000mg)
  • Glucophage® (500mg)
  • Stagid® (700mg)

Estão já disponíveis vários medicamentos genéricos de metformina com dosagens de 500mg, 850mg e 1000mg.

[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked]

Nova descoberta

O fármaco já foi testado em animais pelos investigadores de diversas universidades europeias e americanas, tendo demonstrado que consegue expandir o tempo de vida e desacelerar o envelhecimento. Agora, o próximo passo é ver se acontece o mesmo com os humanos. A substância química, que nos cenários mais otimistas pode aumentar o tempo de vida até aos 120 anos, está a ser já testada. 

Estudos:

Testes clínicos surpreendem!

Os ratos que receberam a metformina em laboratório viveram mais 40% e os seus ossos ficaram mais fortes!

Este medicamento, quando administrado em animais, já demonstrou um aumento da longevidade e da saúde, com resultados tão impressionantes que fizeram com que a agência norte-americana dos alimentos e medicamentos concedesse permissão para ser testado em humanos. O objetivo é deixar de combater as doenças isoladamente, tendo em conta que muitas delas são resultado da idade avançada. O combate é contra o envelhecimento, e não directamente contra as doenças sendo a principal meta fazer com que um septuagenário seja tão saudável quanto um quinquagenário.

Estudo: Metformin improves healthspan and lifespan in mice

Envelhecimento ou doenças?

Segundo o professor Gordon Lithgow do Buckinstitute for research on aging,  um dos responsáveis pelo estudo, a resposta a esta pergunta não é linear, no entanto se o alvo for o processo de envelhecimento e se atrasarmos esse envelhecimento, então desaceleram-se todas as doenças e patologias da velhice também. Isso é revolucionário, nunca aconteceu antes, mas há todos os motivos para pensar que é possível. Há 20 anos, o envelhecimento biológico era um mistério, agora, estamos a começar a aperceber-nos do que se passa.

Leia também: 5 segredos para retardar o envelhecimento!

O segredo do envelhecimento

O segredo está na marca genética, o ADN, que permite a cada célula funcionar corretamente ao longo dos anos como se ainda fosse nova. É isso que acontece, por exemplo, com alguns seres marinhos que nunca envelhecem (ex: lagosta; anémona-do-mar) e só não ocorre connosco porque, ao dividirmos as células milhões de vezes, aumentamos a probabilidade de criar e copiar erros.

O fármaco revelou ser eficaz para evitar erros que ocorrem na divisão de células. A metformina é a droga mais comum para os doentes com diabetes tipo 2. Um dos seus efeitos é aumentar a quantidade de moléculas de oxigénio existentes nas células, o que parece contrariar a deterioração que ocorre durante a divisão em novas células. Os testes que os cientistas belgas fizeram com zebras permitiram concluir que a droga, além de retardar o seu envelhecimento, tornava estes animais mais saudáveis.

mTOR inibidor

A metformina é um inbidor da proteína kinase mTOR (mechanistic Target of Rapamycin ou mammalian Target of Rapamycin ) ou seja mimetiza os efeitos da restrição calórica que já demonstrou, em inúmeras espécies animais, ser uma causa de retardamento do envelhecimento celular! Isto significa que a metformina mimetiza alguns dos efeitos benéficos conseguidos, por exemplo, com o Jejum Intermitente.

Leia também: Este jejum originou incríveis surpresas!

Excesso de estimulação mTOR é perigoso!

O Alvo mecanístico da Rapamicina (mTOR) coordena o crescimento e o metabolismo das células eucarióticas com as contribuições ambientais, incluindo nutrientes e fatores de crescimento. Uma extensa pesquisa nas últimas duas décadas estabeleceu um papel central para o mTOR na regulação de muitos processos celulares fundamentais, desde a síntese de proteínas até a autofagia, e a sinalização desregulada do mTOR está implicada na progressão do cancro e diabetes, bem como no processo de envelhecimento.

mTOR melhorsaude.org melhor blog de saude

mTOR

MTOR gene

O gene MTOR fornece instruções para a produção de uma proteína chamada mTOR. Esta proteína é encontrada em vários tipos de células em todo o corpo, incluindo células cerebrais. Ele interage com outras proteínas para formar dois grupos de proteínas distintos, denominados complexo mTOR 1 (mTORC1) e complexo mTOR 2 (mTORC2). Ambos os complexos transmitem sinais que direcionam a função das células.

A sinalização por meio de mTORC1 e mTORC2 regula a produção de proteínas, que influencia o crescimento, divisão e sobrevivência celular. Essa sinalização mTOR é especialmente importante para o crescimento e desenvolvimento do cérebro e desempenha um papel num processo denominado plasticidade sináptica, que é a capacidade das conexões entre as células nervosas (sinapses) de mudar e se adaptar ao longo do tempo em resposta à experiência. A plasticidade sináptica é crítica para a aprendizagem e a memória.

Consumo de proteína em excesso

Existem diversas razões para limitar o consumo de proteínas. A primeira razão  é que se comer mais proteína do que necessita, simplesmente transformará a maioria dessas calorias em açúcar e depois em gordura. Níveis maiores de açúcar no sangue também podem alimentar bactérias e leveduras patogénicas, como Candida albicans (candidíase) e estimular o desenvolvimento de células cancerígenas.

As proteínas em excesso podem ter um efeito estimulante sobre um importante caminho bioquímico chamado alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR). Esse caminho exerce um papel importante em diversos tipos de cancro. Quando diminui o consumo de proteína para exatamente o que o corpo precisa, o mTOR fica inibido, reduzindo as probabilidades de desenvolver cancro.

Além disso, quando consumimos muita proteína, necessitamos de remover mais resíduos de nitrogénio do sangue, o que causa stress  no fígado. Outra consequência pode ser a desidratação crónica, conforme descoberto num estudo realizado com atletas de resistência.

Diabéticos metformina e longevidade

Em 2014, um estudo da Universidade de Cardiff (Reino Unido) constatou que os diabéticos que tomavam o medicamento metformina viviam cerca de mais oito anos (15%) do que aqueles que não o tomavam. Esta conclusão intrigou tanto os investigadores que agora querem alargar os testes à população saudável.

Envelhecimento saudável hipóteses em estudo

Atualmente estão a ser estudados diversos alvos moleculares para restrição calórica e intervenções farmacológicas para um envelhecimento saudável. As imagens seguintes descrevem as principais vias em estudo, tais como:

  • Sirtuinas
  • AMPK
  • mTOR
  • Metformina
  • Resveratrol
  • Spermidina
  • Rapamicina
Fonte: de Cabo et al. (Cell, 2014)

Previsão do futuro

A esperança média de vida nos países desenvolvidos ronda os 80 anos de idade. Se for possivel, como esperam os cientistas, aumentar 1,5 vezes essa média então, num cenário optimista, os humanos podem viver até aos 120 anos, em média!

Gordon Lithgow acredita que o elixir da juventude pode, nas próximas décadas, vir em formato de vacina e que este medicamento até poderá vir a curar o cancro. “Se curássemos apenas o cancro, a esperança de vida cresceria só três anos, porque algo estaria por trás dessa patologia. Mas se desacelerarmos o processo de envelhecimento, podemos melhorar drasticamente a forma como as pessoas vivem”.

Risco de diabetes teste melhorsaude.org

Diabetes, como funciona a metformina?

Ao contrário da diabetes tipo 1 que é causada por deficiência de insulina, a diabetes tipo 2 ocorre por uma resistência do organismo à ação da insulina, que circula no sangue mas não consegue exercer os seus efeitos. Esta característica da diabetes tipo 2 permite que seja tratada inicialmente não com insulina, mas com drogas por via oral, chamados de antidiabéticos orais (também chamados de hipoglicemiantes orais).

Entre os antidiabéticos orais, o mais usado atualmente é o cloridrato de metformina, ou simplesmente, metformina, que é uma droga que só funciona nos doentes que conseguem produzir insulina, sendo, assim, ineficaz na diabetes tipo 1.

A metformina ajuda a controlar a glicémia na diabetes tipo 2 através de três mecanismos:

  • Reduz a produção de glicose pelo fígado, inibindo enzimas mitocondriais hepáticas que prejudicam/inibem a gluconeogenese (produção de glucose) provocando desta forma uma diminuição da glucose plamática. Este mecanismo origina a produção de ácido láctico em pequenas quantidades. Além disso também promove a conversão de glucose em lactato na vasculatura esplâncnica.
  • Aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. A metformina não aumenta a produção de insulina, mas sim otimiza a ação da insulina já produzida.
  • Reduz a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal.

A metformina é a droga de escolha para doentes diabéticos e obesos, pois a mesma não está associada a ganho de peso, como acontece, por exemplo, com a insulina e outros antidiabéticos orais. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a metformina não emagrece ninguém e não deve ser usada como droga para se perder peso.

Vantagens da metformina

A metformina também apresenta os seguintes efeitos benéficos:

  • Leve redução dos níveis de colesterol LDL,
  • Leve redução de triglicerídeos,
  • Pode ser usada com segurança no tratamento do diabetes gestacional.
  • Efeito preventivo de tromboses

Estudo:

Indicações terapêuticas

A única doença que tem indicação formal para ser tratada com metformina é o diabetes tipo 2, porém, algumas outras que também apresentam resistência dos tecidos à ação da insulina têm sido tratadas com metformina. Entre elas podemos citar:

  • Síndrome dos ovários policísticos: o uso da metformina parece ser benéfico, principalmente se a doente tiver excesso de peso,
  • Esteatose hepática: a metformina parece reduzir o grau de inflamação do fígado.

Contra-indicações

A metformina é uma droga com pouquíssimas contra-indicações, mas uma delas é muito importante por ser uma situação frequente em pacientes com diabetes:

  • A insuficiência renal.

A metformina não deve ser usada em pacientes com insuficiência renal, principalmente se a creatinina estiver acima de 1,5 mg/dl (ou filtração glomerular menor que 50 ml/min).

Doentes com doença hepática (fígado) grave também não devem tomar metformina.

Efeitos adversos ou secundários

A metformina é uma droga geralmente bem tolerada se for respeitada a contra-indicação para insuficientes renais e também em doentes com maior sensibilidade gastrointestinal. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão:

  • Diarreia,
  • Náuseas,
  • Gosto metálico na boca.

Acidose láctica

A acidose láctica (aumento do ácido láctico no sangue) é uma complicação rara, mas grave, que ocorre geralmente em doentes com insuficiência renal avançada que permanecem a usar a metformina.

Esta acidose láctica pode ocorrer por causa do mecanismo de acção já atrás descrito:

  • A metformina enibe enzimas mitocondriais hepáticas que prejudicam/inibem a gluconeogenese (produção de glucose) provocando desta forma uma diminuição da glucose plamática. Este mecanismo origina a produção de ácido láctico em pequenas quantidades. Além disso também promove a conversão de glucose em lactato na vasculatura esplâncnica.

A hipoglicemia (baixa de glicose no sangue), efeito colateral comum dos outros hipoglicemiantes orais e da insulina, é rara com a metformina.

Posologia

MEDICAMENTOS PARA A DIABETES melhorsaude.org

A metformina é vendida em comprimidos de 500 mg, 700mg, 850 mg e 1000 mg. O comprimido é geralmente tomado 2 ou 3 vezes por dia e a  dose máxima recomendada é 2550 mg/dia. Já existem formulações de liberação lenta que podem ser tomadas apenas 1x por dia. A metformina deve ser tomada junto às refeições e o comprimido deve ser engolido por inteiro, evitando parti-lo ou mastigá-lo.

Concluindo

A pesquisa anti envelhecimento, depois de muitos anos estagnada, com resultados pouco visíveis para aplicação prática, está a agora à beira de conseguir dar um salto de gigante! Já eram conhecidos alguns estudos sobre hábitos do nosso quotidiano que potenciavam o estado de boa saúde durante mais anos, no entanto substâncias que pudessem ser tomadas para evitar o avanço do processo de envelhecimento eram matéria de ficção cientifica! Esta descoberta sobre os efeitos da metformina pode de facto tornar real, nas próximas décadas, a aspiração de viver com qualidade de vida até aos 120 anos, principalmente por se tratar de uma substância já amplamente utilizada nos seres humanos no tratamento da diabetes. Quem diria que assistiríamos, nas nossas vidas, ao início do desenvolvimento real de uma espécie de “elixir da juventude”? Para o bem e para o mal vivemos tempos verdadeiramente espantosos na evolução da ciência e da medicina em particular!

Fique bem!

Franklim Fernandes

Bibliografia:

Por favor PARTILHE ESTE ARTIGO

Diabetes melhorsaude.org melhor blog de saude
Açúcar a verdade escondida MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE