12 decisões MAIS IMPORTANTES MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

LONGEVIDADE MITIGANDO A DOENÇA

Longevidade envelhecimento e como diminuir os riscos de doença? Esta é uma listagem publicada no Best-seller do New York Times “O FIM DA DOENÇA”, escrito pelo Dr. David B. Agus, um dos oncologistas e investigadores de Biomedicina mais conceituados do mundo, galardoado com diversos prémios entre os quais o da American Cancer Society, respondendo a uma pergunta de um leitor:

Quais as 10 acções mais importantes que posso realizar hoje mesmo para reduzir o meu risco de doença, em particular das duas doenças mais temidas que podem surgir no fim da vida, o cancro e a demência?

Na resposta acrescento  mais 2 acções essenciais, a saber:

(clique nos links para mais informação)

  1. Consuma alimentos reais ou seja que surjam naturalmente e sejam colhidos do cultivo da “terra”;
  2. Evite tomar vitaminas e suplementos;
  3. Discuta com o seu médico a possibilidade de tomar aspirina e estatinas;
  4. Participe em programas de rastreio do cancro;
  5. Faça exercício regularmente e movimente-se ao longo do dia;
  6. Mantenha um índice de massa corporal baixo;
  7. Evite o tabaco;
  8. Evite a exposição solar directa sem um protector solar;
  9. Evite fontes de inflamação (ex: stress, tabaco, alimentos processados, traumatismo, infecções, sedentarismo, excesso de peso);
  10. Tome anualmente a vacina da gripe;
  11. Evite o stress exagerado (aumenta o grau de inflamação) não dê tanta importância ás pequenas coisas porque nos tempos que correm são imensas e o nosso organismo precisa de recursos para as pequenas correcções diárias ao nosso DNA e proteger-nos de ameaças mais graves;
  12. Durma 7.30 horas por noite, para um adulto saudável é suficiente.

Infografias úteis

(Clique na imagem para ampliar)

Exercício físico e felicidade

Exercicio e felicidade melhorsaude.org melhor blog de saude

infografia_deixar-de-fumar

infografia_bicicleta

obesidade-e-desnutrição

Infografia Sal

Infografia Acucar

Concluindo

Esta é uma listagem simples mas que se colocar em prática pode diminuir desde já os seus problemas de saúde e de certeza aumentar em vários anos a sua estimativa média de vida…com qualidade! Permitam-me destacar três das dez acima listadas:

  • Não fumar é essencial, porque não acredito em milagres ou seja é muito dificil um fumador não vir a desenvolver uma doença muito grave…os números não mentem!
  • Comer alimentos reais ou seja que “nasçam da terra” e portanto sejam colhidos das árvores e dos campos de cultivo, recolhidos do mar ou criados com alimentação natural. Evite tudo o que é processado ou seja fabricado por causa dos aditivos e da qualidade nutritiva desiquilibrada e prejudicial.
  • Faça o exercício físco adequado à sua vida…não é preciso complicar nem sequer precisa de dinheiro mas apenas ter vontade de sair um pouco da zona de conforto pouco saudável (sofá…) e entrar na zona de protecção com uma simples caminhada, em passo rápido, durante 30 a 45 minutos, duas a três vezes por semana ou simplesmente passear o cão todos os dias!

O exercício físíco adequado tem duas características quase únicas verdadeiramente excepcionais, a saber:

  • É antiinflamatório, diminuindo o grau geral de inflamação do organismo, que se sabe hoje ser a fonte de origem das doenças mais graves desde as autoimunes, Alzheimer e até cancro;
  • É antidepressivo, porque induz, de forma clara, a libertação de neurotransmissores anti-depressão como a serotonina. É corrente qualquer um de nós já ter experienciado uma melhoria de humor após uma caminhada ao ar livre, corrida ou aula de zumba 🙂

Vá lá…prooteja-se, não arrange desculpas para deixar de colocar em prática a maioria destas medidas ainda hoje!

Fique bem!

Franklim Fernandes

Por favor PARTILHE ESTA LISTAGEM, verdadeiramente essencial de como diminuir risco de doença!

OS MAIS LIDOS

7 DORES EBOOK GRÁTIS AQUI

Colesterol

AREA RESERVADA MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE