CHOCOLATE PROVOCA ACNE MELHORSAUDE.ORG

COMER CHOCOLATE PROVOCA ACNE?

Acne é uma das patologias cutâneas mais frequentes em dermatologia. O acne juvenil, nome científico dado às inestéticas e irritantes borbulhas que infestam a face dos adolescentes e lhes atormentam a existência, afeta 80% dos jovens entre os 12 e os 19 anos. As adolescentes são afetadas mais cedo entre os 14 e os 17 anos. Os rapazes entre os 16 e os 19 anos. A acne é mais frequente nos latinos e nos países com menor exposição solar.

Leia também: Quais os novos medicamentos e tratamentos atuais do acne?

Acne o que é?

Acne é uma doença crónica inflamatória do folículo pilossebáceo que ocorre em 4 fases:

  1. Hiperplasia sebácea, com produção exagerada de sebo principalmente devido a níveis elevados de androgénios como a testosterona sobre a qual atua a enzima  5-α redutase transformando a testosterona em diidrotestosterona (DHT) que estimula ainda mais a produção de sebo pela glândula sebácea.
  2. Hiperqueratinização do folículopiloso que leva ao bloqueio do sebo, não o deixando sair pelo poro para o exterior e originando o comedão que é a lesão primária da acne.
  3. Colonização bacteriana do folículo pela Propionibacterium acnes
  4. Inflamação do folículo piloso

Zonas mais afetadas

  • Rosto (99%)
  • Costas (60%)
  • Tórax (15%)

Fatores potenciadores de acne

Alguns fatores parecem estar relacionados com o aparecimento da acne, tais como:

  • História genética familiar;
  • Tabaco;
  • Fármacos como os corticosteroides, fenitína, isoniazida, androgénios e lítio;
  • Cosméticos comedogénicos ou seja que bloqueiam a saída de sebo levando à formação do comedões.
  • Adolescência;
  • Gravidez;
  • Período menstrual;
  • Stress;
  • Humidade pois o clima húmido aumenta a secreção sebácea.

Acne existe na idade adulta?

Sim a acne pode aparecer apenas na idade adulta. Nestes casos de acne tardia será mais prevalente nas mulheres do que nos homens.

Depressão e ansiedade

Existe de facto uma prevalência maior de depressão, ansiedade e ideação suicida nos adolescentes com acne.

Chocolate provoca acne?

Será que o consumo de chocolate provoca acne ? A correlação deste fenómeno com fatores alimentares é discutida há largos anos sem que, contudo, se tenha atingido qualquer consenso científico.

A maior incidência de acne entre as populações jovens dos países mais desenvolvidos sugere que poderão nele estar implicados fatores de ordem alimentar ou genética.

Dos poucos estudos até agora efetuados para determinar a influência da alimentação na eclosão do acne, apenas alguns sugerem uma eventual relação do elevado consumo de açúcar com o agravamento das lesões cutâneas. O papel direto do chocolate enquanto fator desencadeante ou agravante não está inequivocamente provado.

Concluindo:

Para já os estudos não provaram a relação entre acne e o consumo de chocolate (ainda bem 🙂 para os gulosos!) pelo que esta crença está no campo dos mitos na saúde!

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

Fontes: Dr José Barata, médico especialista em medicina interna.