TOMAR BANHO DEPOIS DE COMER MELHORSAUDE.ORG

PODE TOMAR BANHO DEPOIS DE COMER ?

Será que pode tomar banho depois de comer sem provocar congestão ou paragem da digestão? Será mesmo verdade ou mais um mito?

A convicção de que tomar banho depois de uma refeição pode causar danos graves À saúde, ou mesmo a morte, é transversal À maioria das culturas europeias.

O período de digestão demora entre 6 e 8 horas, sendo as primeiras 4-5 horas destinadas ao processamento dos alimentos no estômago. Se alargarmos o conceito de digestão à totalidade do percurso que os alimentos percorrem ao longo do tubo digestivo, desde que são ingeridos até à eliminação fecal, então, o período digestivo poderá ir até às 53 horas.

A norma popular proíbe o banho, higiénico ou recreativo, nas 3 horas que se seguem a uma refeição, sendo a regra tão mais rígida quanto mais copioso for o repasto. Mas como se vê, 3 horas é apenas uma crença que pouco ou nada coincide com a fisiologia digestiva.

Os mecanismos eventualmente responsáveis pelo famoso processo de congestão teriam a ver com a distribuição do sangue circulante no decurso do processamento alimentar.

Durante o período digestivo ocorre uma transformação físico-química dos alimentos pela adição de várias substâncias, nomeadamente ácido clorídrico e algumas enzimas, de forma a fragmentar as fibras alimentares e a desdobrá-las em nutrientes que irão ser absorvidos pela mucosa intestinal para fornecer a energia necessária ao processo vital.

No decurso deste período há uma maior afluência de sangue ao território vascular que irriga o tubo digestivo, para promover a absorção. O contacto do corpo com a água fria provoca, em quaisquer circunstâncias, e independentemente de se estar ou não em fase pós-alimentar, uma contração dos vasos sanguíneos da pele, seguida de uma dilatação reflexa, com chamada de sangue para a pele, a fim de manter o controlo térmico. Esta subtração de fluxo sanguíneo durante o período digestivo, faria parar a digestão com consequências letais.

Porém, apesar do modelo mostrar alguma coerência fisiológica, nem o fenómeno da redistribuição sanguínea terá esta dinâmica tão linear, nem um eventual retardamento digestivo será tão dramático, resumindo-se, assim, apenas à sua dimensão mítica. Trata-se, portanto, de uma ideia pre-concebida, provavelmente com origem em conceções da medicina pré-científica que se enraizaram na cultura popular.

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

Colaboração: Pedro Fernandes

Fontes: Dr José Barata, médico especialista em medicina interna.

MELHORSAUDE.ORG

MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAÚDE

PARTILHE POR FAVOR ESTA INFORMAÇÃO e ajude-nos na “tarefa” de acabar com alguns mitos sobre a saúde demasiado enraizados na nossa sociedade.

MAIS INFORMAÇÃO GRÁTIS NOS 100 RECURSOS DA ÀREA PRIVADA:

melhorsaude.org melhor blog de saúde