Infecções em sanitários públicos melhorsaude.org

POSSO APANHAR INFECÇÕES EM SANITÁRIOS PÚBLICOS?

O receio de contrair infecções em sanitários publicos partilhados está culturalmente enraizado, principalmente no meio feminino. Será verdade ou mito esta crença?

É verdade que as infeções urinárias são mais frequentes no género feminino, por razões de caráter anatómico, mas a sua origem está habitualmente nas bactérias do tubo digestivo, que se propagam facilmente à região urogenital por contiguidade. Não há infeções urinárias contraídas a partir do exterior, nem transmitidas por outrem, sendo a sua origem predominantemente endógena.

No que se refere às doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia, a transmissão é feita, como a própria designação sugere, exclusivamente através de contacto sexual com a pessoa infetada.

A persistência prolongada de bactérias habitualmente causadoras de infeção urinária ou de doenças sexualmente transmissíveis no meio ambiente é fugaz, já que estas não sobrevivem por muito tempo fora do corpo do hospedeiro.

Mesmo que o equipamento sanitário tenha sido previamente utilizado por uma pessoa infetada, a probabilidade de contaminação do utilizador seguinte é praticamente nula.

A repugnância pela utilização de sanitários coletivos constitui uma reação natural, relacionada com preceitos de higiene, não havendo, contudo, razões para temer riscos improváveis.

Resumindo, Trata-se de um mito cultivado de geração em geração e que se mantém nos nossos dias.

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

Colaboração: Pedro Fernandes

Fontes: Dr José Barata, médico especialista em medicina interna.

MELHORSAUDE.ORG

MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAÚDE

PARTILHE POR FAVOR ESTA INFORMAÇÃO e ajude-nos na “tarefa” de acabar com alguns mitos sobre a saúde demasiado enraizados na nossa sociedade.

MAIS INFORMAÇÃO GRÁTIS NOS 100 RECURSOS DA ÀREA PRIVADA:

melhorsaude.org melhor blog de saúde