AUTISMO E IDADE DOS PAIS MELHORSAUDE.ORG melhorblog de saude

AUTISMO 4 FACTORES QUE AUMENTAM O RISCO

As mães adolescentes e as que têm mais de 40 anos estão sujeitas a um risco acrescido dos filhos apresentarem desordens do espetro autista, segundo revelam os resultados de um megaestudo que envolveu a análise de mais de 5,7 milhões de crianças em cinco países.

O mesmo trabalho também dá conta de um maior risco de autismo nas crianças filhas de casais em que existe uma diferença de idade de dez anos ou mais entre o pai e a mãe. O estudo, publicado no jornal científico “Molecular Psychiatry” foi realizado pela Escola Icahn de Medicina, sedeada em Nova Iorque, e envolveu crianças da Dinamarca, Israel, Noruega, Suécia e Austrália.

Da população total estudada, cerca de 30 mil crianças apresentavam sinais ou sintomas de desordem autista. A primeira conclusão foi a de que os casais mais velhos tinham um acréscimo na incidência da condição nos seus filhos, em especial nos homens com mais de 50 anos (mais 66 por cento de incidência, quando comparados com homens que são pais entre os 20 e os 30 anos). Os investigadores admitem que mutações genéticas no sémen masculino “idoso” possam ser, em parte, responsáveis por este fenómeno.

Porém, os cientistas, liderados por Sven Sandin, ainda não foram capazes de explicar os resultados que mostram uma maior incidência em filhos de mães até aos 18 anos (mais 18 por cento), a partir dos 40 (mais 15 por cento) ou em casais com grandes diferenças de idade.

Ao comentar as conclusões a que a sua equipa chegou, Sven Sandin recorda que “apesar dos riscos aumentarem, e de haver provavelmente inúmeros mecanismos de despoletam as desordens comportamentais, é importante lembrar sempre que a grande maioria das crianças – independentemente da idade dos progenitores – nasce e desenvolve-se de forma absolutamente normal”.

Resumo dos factores de risco para Autismo

  • Mães adolescentes (até aos 18 anos)
  • Mães com mais de 40 anos
  • Mais de 10 anos de diferença na idade dos pais
  • Homens que são pais com mais de 50 anos

Fique bem!

Franklim Moura Fernandes

Bibliografia:

Por favor PARTILHE esta informação e ajude muitos casais a tomarem decisões mais informadas para uma Melhor Saúde!

SUBSCREVA GRÁTIS ACESSO À NOSSA ÁREA PRIVADA COM AINDA MAIS RECURSOS ÚTEIS

melhorsaude.org MELHOR BLOG DE SAUDE
VACINAR É SEGURO MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE