Sorriso melhorsaude.org

SORRIR, 11 VANTAGENS PARA A SAUDE

 

Sorrir 2018: Quais as vantagens para a saúde? Porque faz tão bem sorrir? É senso comum que rir e sorrir só nos faz bem! Todos sabemos muito bem a diferença na nossa saúde e “espírito” entre um dia triste sem sorrisos e um dia Feliz com gargalhadas…! Mas porque é que o riso e sorriso têm esse poder? Será que sorrimos porque as coisas nos correm bem ou as coisas correm-nos melhor porque sorrimos…?

No final do artigo talvez tenhamos uma resposta…! Afinal o que dizem os cientistas sobre as vantagens do riso?  As suas descobertas são surpreendentes.

[rad_rapidology_locked optin_id=optin_2][/rad_rapidology_locked]

Quem sorri mais? Os homens ou as mulheres?

As mulheres sorriem mais vezes do que os homens. O sorriso feminino é, por norma, intenso e espontâneo, ao contrário do masculino, mais racional.

Aqui ficam alguns dos benefícios comprovados para a nossa saúde

  1. O riso reduz a tensão arterial?

Após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.

A pressão arterial aumenta durante o riso mas cai abaixo dos níveis de repouso pouco depois.

  1. O sorriso ajuda a unir as pessoas?

O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde logo para comunicar, e ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros.

Inclusivamente quando não está a ser visto, revela um estudo da Universidade de Portsmouth, no qual os seus participantes conseguiram distinguir vários tipos de sorriso apenas pelo som da voz.

  1. Será que o riso nos ajuda a pensar melhor?

A actividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em acção. Isto liberta a mente da tensão e stresse psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.

O ar é expelido em grande velocidade dos nossos pulmões e do nosso corpo quando damos uma boa gargalhada. O nosso cérebro fica muito mais oxigenado. Este fenómeno contribui para que possamos pensar com mais clareza.

  1. Será que o riso rejuvenesce?

O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderoso anti-idade. Uma gargalhada frequente pode rejuvenescê-lo entre 1,7 e oito anos defendem Michael Roizen e Mehmet Oz, autores de «You – Manual de Instruções».

  1. Será que o riso desbloqueia e repara o nosso corpo?

Rir é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar no computador», afirma Yoji Kimura, professor japonês que criou um aparelho para medir o riso através dos movimentos do diafragma. E são as crianças quem ri mais livremente, com dez «Ah» por segundo, cerca do dobro do que emite um adulto.

  1. Será que rir exercita o nosso corpo?

Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto a nível do tónus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.

  1. Porque é que o riso combate o stress?

A hormona do stress, chamada CORTISOL, que é produzida pelas glândulas suprarenais, é extraordinariamente reduzida no organismo quando rimos. Sabe-se que o nível do “cortisol” aumenta de forma muito nociva e imunosupressora durante um momento de stress, diminuindo significativamente com o riso diário. O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz.

Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso pode ajudar na recuperação da depressão. Ver imagens positivas, como o sorriso superior, fortalece os pensamentos positivos», diz Freitas-Magalhães, psicólogo.

  1. Rir emagrece?

Rir é bom e isso vê-se na balança. Aumenta o gasto energético do organismo, o metabolismo e acresce, em cerca de 20 por cento, o ritmo cardíaco. Bastam dez minutos de gargalhadas para eliminar cerca de 40 calorias, dizem os especialistas. Este valor equivale apenas a um quadrado de chocolate mas já é um começo.

  1. Porque relaxa o riso?

Há uma redução da tensão neuro-muscular depois de um forte riso. Um dos principais factores que contribui para as doenças ocupacionais, como a “dort” – que é um distúrbio osteomuscular relacionado com o trabalho, é o excesso de tensão muscular. O poder do riso, activa extraordinariamente a produção de endorfinas, que são tão eficientes quanto a acupunctura, o relaxamento, a meditação, os exercícios físicos e a hipnose relaxante.

  1. O riso estimula o sistema imunitário porquê?

Com o riso franco e aberto, descomprometido, as suas lágrimas passam a ter uma quantidade maior de imunoglobulinas, que é um anticorpo importante, sendo uma  primeira linha de defesa contra algumas infecções oculares provocadas por vírus e bactérias.

  1. O riso é anti-inflamatório e analgésico?

O riso possui um efeito anti-inflamatório na zona das articulações grande e pequenas do corpo, que contribui para reduzir a inflamação e aliviar as dores relacionadas com o reumatismo e artritismo. O riso acelera a recuperação de convalescentes e é muito eficaz no combate à dor.

CURIOSIDADES DA NEUROFISIOLOGIA SOBRE O RISO

SERÁ QUE AS PESSOAS BEM HUMORADAS EMITEM UMA ENERGIA DIFERENTE DAS OUTRAS PESSOAS?

Estudos recentes de várias universidades internacionais,levam os cientistas a afirmar que as pessoas mais bem humoradas polarizam os meios, fazendo com que pequenas e grandes decisões, empresariais e políticas, girem à sua volta. Diremos: são seres com pólos energéticos, que se comparam a autênticos imãs.

Através dos mais recentes avanços da biolectrografia, constata-se o cruzamento das energias humanas, e também, de infinitas trocas energéticas entre os seres e os objectos.

Existem, efectivamente, campos de energia com maior e menor “quantum” de irradiação, o que provoca mudanças nos limiares de outros seres e até mesmo de muitos dos objectos existentes à nossa volta.

SERÁ POSSIVEL MEDIR A ENERGIA DE UMA PESSOA?

A energia na matéria mais física e palpável, muito mais densa, é uma realidade inquestionável, ela existe em tudo e, também, nos seres humanos. Por exemplo, cada célula humana armazena entre 40 e 90 mini-voltz.

Como é óbvio,  os bem humorados têm uma maior capacidade de armazenamento de energia e suportam melhor as mais diversas tensões internas e externas.

Todos os processos psiconeurológicos e biofisiológicos, mecânicos e extra-corpóreos, sociais, mentais, intelectuais, são dependentes de energia. Em todos os momentos da nossa vida terrena, ocorrem trocas, modificando os limiares dos objectos e das pessoas sob o nosso “raio bioelectromagnético”.

Concluindo

Com base na minha experiência pessoal e depois de tudo o que foi descrito sobre rir e sorrir é minha convicção que ser bem humorado, simpático e sorridente nos oferece uma vida melhor, mais saudável e mais Feliz! Claro que existem muitas pessoas com “sorrisos falsos” mas esses a vida vai-nos ensinando a detectar, evitar e aprender a valorizar ainda mais os que são verdadeiros e nos confortam…:)

Fique bem!

Franklim A. Moura Fernandes

Por favor PARTILHE este artigo e apoie a nossa missão de entregar informação importante, em linguagem simples mas rigorosa sobre a saúde de todos nós como comunidade.

FELICIDADE

SENTIR + ENERGIA

DEPRESSÃO melhorsaude.org melhor blog de saúde