melhorsaude.org

EMOÇÕES POSITIVAS , PROTEGEM?

PORQUE NOS PROTEGEM AS EMOÇÕES POSITIVAS?

Segundo especialistas em imunologia, como o Dr Manuel Santos Rosa a “alegria de viver” evita a depressão do sistema imunitário e as emoções positivas têm um papel relevante na nossa protecção.

No entanto muitas pessoas não se convencem facilmente desta realidade e evidência científica por terem dificuldade em associar emoções ou “estados de alma” com sintomas fisicos importantes como infecções.

Por exemplo o herpes labial surge habitualmente após uma imunodepressão pontual criada por uns dias de stresse aumentado no nosso dia-a-dia.

Quantas vezes durante a nossa vida ouvimos um ditado popular, tão antigo, segundo o qual “uma desgraça nunca vem só”?

Quantas vezes depois de um acontecimento negativo nas nossas vidas “ainda por cima” ficamos doentes?

A relação entre o sistema imunitário e o sistema nervoso é enorme!

Especialmente o stresse é fortemente depressor do sistema imunitário constituindo uma forte ameaça à eficácia das nossas defesas.

Quais as estratégias aconselhadas pelos imunologistas?

No que concerne ás emoções e atitudes, descrevemos de seguida algumas das estratégias aconselhadas pelos imunologistas, a saber:

  • PENSE EM SI – Não tenha medo de tomar decisões em função do seu bem-estar e da sua felicidade, em deterimento daquilo que acha que os outros irão pensar.
  • APRENDA A DIZER NÃO – Diga-o as vezes que forem necessárias. Se perder algo ou alguém por fazê-lo, o mais provavel é que esssa coisa ou pessoa já não lhe “pertencia”.
  • AMPLIE O SEU MUNDO – Conheça novas pessoas e outras realidades. Mude a sua rotina, fale com outras pessoas e frequente locais diferentes dos habituais.
  • NÃO SEJA EXIGENTE DE MAIS CONSIGO PRÓPRIO – Liberte sentimentos de autoavaliação e de perfeccionismo.
  • LIBERTE OS ACONTECIMENTOS NEGATIVOS – Em vez de os guardar tente tirar lições dessas experiências e aprenda a evitar novas situações menos boas. Exteriorize e fale dos acontecimentos negativos com pessoas da sua confiança.
  • TENTE TER UM AR MENOS SÉRIO – Divirta-se mais, ria mais, brinque mais com as adversidades porque é muito importante para a nossa cura emocional e portanto o melhor remédio para melhorar a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa felicidade.

E O EXERCÍCIO FÍSICO? COMO AFECTA O SISTEMA IMUNITÁRIO?

Embora o exercício físico moderado seja positivo para o sistema imunitário, as actividades fisicas extenuantes a longo prazo tais como maratona, um treino intenso no ginásio ou um jogo de futebol mais enérgico podem deprimir o sistema imunitário e criar uma janela de oportunidade para a doença, especialmente infecciosa e oncológica, alerta o imunulogista Dr. Manuel Santos Rosa.

Um plano de treino moderado e positivo passa por exemplo pelo seguinte:

  • Caminhada diária durante 30 a 45 minutos
  • Andar de bicicleta 3 a 4 vezes por semana
  • Ir ao ginásio 2 vezes por semana

Fique bem!

Franklim A. Moura Fernandes

Fonte: Dr Manuel Santos Rosa, Imunologista

Por favor PARTILHE este artigo e ajude os seus amigos a serem mais Felizes!

SUBSCREVA GRÁTIS O ACESSO À NOSSA NOVA ÁREA PRIVADA ONDE PODE CONSULTAR:

  • Artigos em pdf com possibilidade de download e impressão fácil
  • Artigos exclusivos
  • Biblioteca de Saúde Animal com dezenas de artigos sobre animais domésticos e também de criação
  • Lista de videos sobre temas de saúde importantes
SIM, QUERO AQUI ACESSO GRÁTIS À ÁREA PRIVADA