SMARTPHONES FAZEM MAL À COLUNA?

SMARTPHONES ESTÃO A ALTERAR A POSTURA DOS SERES HUMANOS

Se havia estudos a defender que os smartphones já eram prejudiciais devido às ondas sonoras, fique agora a saber que existe mais uma razão para consultar menos o seu telemóvel: ele pode estar a prejudicar a sua coluna.

Neste artigo vamos responder ás seguintes questões:

  • Pode um smartphone prejudicar a nossa coluna?
  • Quais as doenças das novas tecnologias?
  • O que é a iPosture?
  • O que é o eritema ab igne?
  • O que é a nomophobia?
  • O que é a tendinite do polegar?
  • O que é o sindrome da vibração fantasma?
  • O smartphone pode causar insónia?
  • Como proteger a sua saúde das novas tecnologias?
A inclinação da cabeça para a frente para consultar o telemóvel, prejudica a coluna
A inclinação da cabeça para a frente para consultar o telemóvel, prejudica a coluna

  

Como pode um smartphone prejudicar a nossa coluna?

Um novo estudo sugere que os famosos smartphones fazem mal às costas porque alteram a postura correcta dos seres humanos.

De acordo com uma investigação publicada na revista científica Surgery Technology International, consultar o telemóvel diariamente pode criar nas suas costas o mesmo que 27 quilos, dependendo se apenas consulta o telemóvel por alguns minutos ou se lê textos e passa horas em aplicações que o absorvem.

A cabeça humana não é leve e ao incliná-la está a exercer-se pressão sobre a coluna vertebral, que não se destina a ser puxada com tanta frequência.

Segundo o médico cirugião Kenneth Hansraj, responsável pelo estudo e citado pela imprensa internacional, “à medida que a cabeça é inclinada para a frente a força gravitacional gerada na coluna sobe para 12 kg se estiver a 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus e 27 kg a 60 graus”.

Força gravitacional gerada pela inclinação da cabeça para a frente
Força gravitacional gerada pela inclinação da cabeça para a frente

 

Essa posição de stress para a coluna pode danificar seriamente os músculos das costas e do pescoço a ponto de ser necessária uma intervenção cirúrgica para minimizar os efeitos e a dor, alerta o especialista.

QUAIS AS DOENÇAS DAS NOVAS TECNOLOGIAS?

São várias as doenças das novas tecnologias. Conheça quais e proteja-se… use mas não abuse do seu “gadjet”… seja ele smartphone, tablet, computador…ou todos ao mesmo tempo !

iPosture

Nome dado ás dores de pescoço e na zona inferior da coluna, causadas pelo excesso de tempo com as costas curvadas ao usar um smartphone, tablet ou computador.

Evolução da postura do Homem ao longo da história!
Evolução da postura do Homem ao longo da história!

 

Eritema ab igne

Provocado por trabalhar com o portatil ao colo. Trata-se de uma reacção cutânea que provoca vermelhidão e manchas na zona das coxas e é causada pelo aquecimento excessivo do aparelho pousado no colo.

Nomophobia 

É a fobia ou medo de não ter o telemóvel e afecta uma percentagem significativa da população. Traduz-s enuma ansiedade manifestada por suores, tremoras e náuseas.

Tendinite do polegar

Patologia causada pelo  uso execessivo do polegar para escrever mensagens, podendo originar dor, dormência ou sensação de latejar.

Sindrome de vibração fantasma

Afecta 70% dos utilizadores de telemóvel…!  Trata-se de acreditar que o telemóvel está a vibrar ou a tocar quando não está…!

Insónia

Tal como com a televisão, a utilização do smatphone ou tablet antes de dormir altera os ciclos de sono porque as luzes impedem a libertação de melatonina, não nos deixando adormecer.

Como proteger  a sua saúde das novas tecnologias?

  1. O tempo de utilização do smartphone, tablet e computador deve ser reduzido e adequado ás necessidades, protegendo assim a sua visão e evitando as patologias acima descritas.
  2. Prefira falar com as pessoas em vez de utilizar o sms, chat ou email.
  3. Quando está sentado em frente ao computador sente-se de costas direitas e levante-se a cada 20 minutos, rolando os ombros e pescoço ou caminhando um pouco . Se puder pratique exercício fisico de forma regular pois este melhora muito a sua postura.
Postura correcta em frente ao computador, para proteger a coluna
Postura correcta em frente ao computador, para proteger a coluna

 

Está “totalmente proibido” de usar o smartphone, tablet ou computador antes de se deitar!

PARTILHE este artigo com os seus amigos e ajude a corrigir más posturas e hábitos originados por algumas das novas tecnologias.

SUBSCREVA GRÁTIS ARTIGOS EXCLUSIVOS, basta deixar o seu nome e email no topo ou no rodape da página em ARTIGOS EXCLUSIVOS