REALIDADES OU MITOS SOBRE CÃES !

Mitos ou realidades sobre cães
Mitos ou realidades sobre cães

8 MITOS OU REALIDADE SOBRE CÃES

É frequente as pessoas referirem questões sobre a saúde, a alimentação ou o bem-estar dos animais, como certas mas que, de facto, não corresponde à realidade e algumas transformam-se em verdadeiros mitos. Vejamos apenas alguns exemplos:

1. O cão está como o nariz morno e seco, por isso tem febre e está doente! Mito ou realidade?

Mito:  O nariz seco de um cão não tem relação direta com sua saúde. É através de colheita de temperatura retal que se pode avaliar se os animais têm febre ou não.

A temperatura dos animais deve ser verificada com o recurso a um termómetro de ponta flexível. É fundamental prestar atenção aos sinais que podem ajudar a detectar problemas potenciais, como corrimentos nasais, inchaço, dificuldade respiratória. Se estes sinais persistirem é importante a consulta do veterinário.

2. Os cães podem comer ossos! Mito ou realidade?

Mito:  Embora os cães no estado selvagem pudessem muitas vezes ingerir os ossos das suas presas, a verdade é que esta prática coloca a sua vida em sério risco. No caso da ingestão de ossos, os cães podem facilmente sofrer uma perfuração gástrica ou intestinal ou mesmo uma obstrução intestinal.
Estas patologias podem rapidamente provocar a morte do animal e requerem uma intervenção urgente do Médico Veterinário.

3. Repetir algo várias vezes para que o cão aprenda! Mito ou realidade?

Meia verdade:  Tanto eles podem aprender algo instantaneamente, como também pode ser necessária a repetição da atividade, assim ele irá memorizar o comportamento desejado pelo seu dono.

4. A boca do cão é mais limpa que a do homem! Mito ou realidade?

Mito: Dizer que a boca do seu cão é mais limpa que a sua é um erro. Não esqueça que você escova os dentes várias vezes ao dia. O cão por sua vez só tem os dentes escovados no veterinário.

A boca de um cão está cheia de bactérias, já que eles cheiram e comem muita coisa, como lixo, comida estragada e até mesmo fezes. Não se esqueça de que ele também lambe o próprio focinho e limpa suas partes íntimas!

Não se deve dar ossos aos cães nem objectos perigosos com pontas ou arestas afiadas para brincarem
Não se deve dar ossos aos cães nem objectos perigosos com pontas ou arestas afiadas para brincarem

5. Abanar o rabo é sinónimo de felicidade! Mito ou realidade?

Meia verdade:   Os cães abanam o rabo por vários motivos tais como alegria, ansiedade, raiva e até medo. É importante avaliar o comportamento do cão como um todo e observar as orelhas, posição da cabeça e seus dentes.

6. Um cão pequeno adapta-se mais fácilmente a um apartamento! Mito ou realidade?

Mito: As características individuais e de raça devem ser consideradas. Cães grandes e tranquilos podem viver melhor num apartamento do que cães pequenos e agitados.

7. A visão dos cães é a preto e branco! Mito ou realidade?

Mito:   Os cães não possuem a mesma gama de cores que os seres humanos. Os olhos dos cães possuem apenas duas células conhecidas como cones, enquanto nós possuímos três. Eles vêm uma escala de cores de amarelos e azuis e as suas combinações.

8. As cadelas precisam de ter uma ninhada antes da castração! Mito ou realidade?

Mito:  Os cães não pensam como nós, seres humanos. Eles não ficam tristes se não tiverem filhotes ou se não cruzarem ao longo da vida. Se o dono não os expuser a essa situação, eles nunca saberão do que se trata.

Muitas cadelas rejeitam os seus filhotes assim que nascem, deixando para seus donos a responsabilidade de limpar, cuidar, vacinar e doar os filhotes depois de certo período. Se for feita a castração o quanto antes, é possível evitar o aumento da população de cães abandonados e prevenir doenças no aparelho reprodutor da cadela antes mesmo do primeiro cio.

Outros artigos sobre saúde animal:

Como proteger os seus animais do frio?

Como combater as bolas de pêlo nos gatos?

Como dar correctamente banho ao cão?

PARTILHE com os seus amigos este artigo e esteja bem informado sobre os seus animais… eles merecem o melhor tratamento

http://www.melhorsaude.org