SERÁ QUE O EXERCÍCIO FÍSICO TRÁS FELICIDADE?

Durante a prática de exercício físico, para aliviar a fadiga muscular aumenta a produção de endorfinas na hipófise. Estes neuro transmissores são responsáveis por sentimentos de prazer, tranquilidade e alegria!Exercicio e felicidade

O exercício físico faz perder peso ?

Esta é sem duvida uma ideia muito enraizada nas pessoas que desejam perder peso. De facto não há um plano de vida saudável que não recomende, para além de uma dieta cuidadosa uma boa dose de exercício físico. Logicamente o exercício físico deveria induzir perda de peso, já que queima calorias armazenadas no corpo sob forma de gordura, e portanto faz com que se fique “mais leve”… será verdade?

Infelizmente o exercício isolado, sem uma dieta hipocalórica a acompanhar, tem um efeito praticamente inexistente na perda de peso. Em estudos realizados com adultos obesos que analisaram o efeito do exercício físico regular e intenso, até 32km de corrida por semana, e moderado, até 19km de corrida por semana, verificou-se uma perda de peso relativamente discreta – entre 600 gr e 5 Kg ao fim de 8 meses. No entanto a composição do corpo melhorou, havendo diminuição do perímetro abdominal e das ancas.

Num ensaio clinico, 93 adultos obesos (média de ~100 Kg) com mais de 65 anos e algumas fragilidades físicas, foram distribuídos por 4 grupos iguais:

  • O grupo de controlo, que fez a sua rotina diária normal;
  • O grupo da dieta, que ingeriu uma dieta com um défice de 500 a 750 kcal por dia;
  • O grupo do exercício, com 3 sessões semanais de 90 minutos de exercício aeróbio;
  • O grupo que combinava a dieta com o exercício.

Decorrido 1 ano os resultados foram os seguintes:

  • O grupo de controlo tinha perdido uma média de 100 gr;
  • O da dieta perto de 10 Kg;
  • O grupo do exercício apenas 500 gr;
  • O grupo combinado perto de 9 Kg.

Concluindo

É claro que o exercício físico é muito útil nomeadamente como medida de prevenção de doença cardiovascular, mas não parece ter um impacto significativo no peso. Melhora sim a composição corporal, substituindo a gordura por massa muscular. Na prática, para uma perda de peso significativa e duradoura é necessário adotar um regime alimentar saudável. Já no que concerne à felicidade parace não haver dúvidas que o exercício físico aumenta muito as probabilidades de termos uma vida mais tranquila e Feliz!

3 EBOOKS GRÁTIS:

  • 7 DORES QUE NÃO DEVE NUNCA IGNORAR
  • COMO EVITAR AVC E ENFARTE
  • DOR NA COLUNA

Clique na imagem para descarregar

EBOOKS GRÁTIS MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Caros Amigos e Amigas da comunidade MELHORSAUDE.ORG

Como forma de agradecimento pelo crescente interesse e apoio demonstrado por todos vós, partilhando a nossa missão de melhorar a saúde de todos, pela via da informação detalhada, rigorosa, em linguagem simples e facilmente compreensível,  ficam disponíveis, GRÁTIS (por tempo limitado), os seguintes 3 EBOOKS:

EBOOKS GRÁTIS

(clique na imagem)

DORES NA COLUNA

DOR NA COLUNA versão final melhorsaude.org melhor blog de saude

COMO EVITAR AVC E ENFARTE

CAPA EBOOK EVITAR AVC E INFARTE (1)

7 DORES QUE NÃO DEVE NUNCA IGNORAR

DORES QUE NÃO PODE IGNORAR MELHORSAUDE.ORG MELHOR BLOG DE SAUDE

Os livros estão disponiveis na nossa área privada bastando clicar na imagem e fornecer o vosso nome e email. Em resposta recebem, passados poucos minutos, no vosso email, um link onde devem clicar para aceder à nossa área privada onde podem livremente descarregar os livros e ter acesso também a inúmeros recursos sobre saúde.

POR FAVOR PARTILHEM ESTE POST PARA CONVENCER OS VOSSOS AMIGOS A FAZER PARTE DA NOSSA MISSÃO POR UMA MELHOR SAÚDE. Juntos seremos mais fortes!

Muito obrigado, fique bem!