FRIO E ANIMAIS COMO PROTEGER MELHOR?

Proteger os animais do frio

Com a chegada do Outono, a temperatura baixa e tanto os humanos como os animais sofrem com o frio. Os cães e gatos de pelagem curta são os que mais sofrem nesta época.

Os animais bebés precisam de maior protecção

Algumas das medidas mais importantes para proteger os animais do frio são:

  • Mantenha os seus animais de estimação dentro de casa quando temperatura baixa.
  • Quando sair com eles para efectuar os passeios higiénicos acompanhe-os nunca os deixando ir sozinhos à rua.
  • Quando sentir que o frio se torna exagerado, regresse para casa pois os animais também sentirão vontade de regressar.
  • Certifique-se que eles têm um abrigo quente e sólido contra o vento, uma cama adequada e água disponível.
Os gatos mais jovens são particularmente sensiveis ao frio, principalmente  se forem de pelagem curta, pelo que necessitam de maior protecção!
Os gatos mais jovens são particularmente sensiveis ao frio, principalmente se forem de pelagem curta, pelo que necessitam de maior protecção!

Os animais que não estão de boa saúde não devem ser expostos às baixas temperaturas. Os animais muito jovens e muito velhos são mais vulneráveis ao frio. Independentemente da sua saúde, os animais não devem ficar no exterior em condições adversas.

Para se aquecerem, os gatos vão aconchegar-se junto de fontes de calor para permanecer aquecidos o que inclui os motores dos carros. Antes de ligar o motor, verifique debaixo do carro se tem gatos alojados na zona dos pneus ou faça barulho a buzinar ou bater no capô.

Se acender uma lareira ou ligar aquecedores para manter a sua casa quente o calor será tão atractivo para os animais de estimação para as pessoas. Como o seu cão ou gato tende a chegar perto do calor para se aquecer, mantenha-se atento para garantir que nem a cauda, as patas ou o focinho entram em contacto com chamas ou superfícies quentes de aquecedores.

Tome atenção pois os animais podem queimar-se ou derrubar uma fonte de calor e criar perigo para eles próprios e para toda a família.

No período mais frio do ano convém prestar atenção à saúde dos animais. Reforce a qualidade da alimentação e se necessário forneça-lhe suplementos alimentares que ajudem a reforçar as suas defesas.

Se notar alterações de saúde consulte o veterinário. Animais diabéticos, com doenças cardíacas, renais ou com desequilíbrios hormonais podem ter mais dificuldade para regular o seu próprio calor corporal.

Fonte : GlobalVet

Se gostou deste artigo não deixe de ler os seguintes relacionados com uma MELHOR SAÚDE ANIMAL :

Realidades ou mitos sobre os cães

Será que sabe dar correctamente banho ao cão?

PARTILHE com os seus amigos este artigo e ajude os nossos animais a ter uma MELHOR SAÚDE ANIMAL 🙂